O free stall é um tipo de confinamento usado para aprimorar a produção de gados leiteiros em diversos lugares do mundo. Esse sistema consiste em locais com camas individuais para cada animal dentro de um estábulo durante maior parte do tempo, com acesso limitado ou restrito às áreas externas.

Cada espaço é forrado com um tipo de substrato (normalmente areia) e possui acessos a corredores e às pistas de trato. Esse tipo de estratégia pode ser extremamente lucrativo em termos de produção, mas também possui pontos que precisam ser analisados mais de perto.

Hoje, você vai entender um pouco mais sobre o confinamento free stall. Confira um guia completo com as principais definições, vantagens, desvantagens, preços e outras informações necessárias que você precisa entender antes de adotar esse confinamento para o seu rebanho. Boa leitura!

Imagem de um médico veterinário, anotando em sua prancheta, em um galpão com gados ao redor

O que é o confinamento free stall?

O confinamento free stall é um sistema de alojamento feito para vacas leiteiras. Nele, cada animal tem a sua própria baia para comer, deitar, levantar e descansar. Nesse quesito, a tabela de ração para vacas precisa ser específica para esse sistema e analisada com critério por um profissional.

Imagem de uma senhora levando um balde um uma das mãos, em um galpão com vários gados ao redor de dia

A estrutura desse tipo de confinamento consiste em um espaço com, aproximadamente, 2,8 m² por animal. Além disso, as baias têm comprimento médio de 2,7 metros, atendendo a todas as necessidades de bem-estar, conforto, movimentação e saúde ao animal.

Quais são as vantagens do free stall?

O free stall pode proporcionar aumentos significativos na produção de leite em vacas leiteiras. No entanto isso precisa estar alinhado com outros fatores, como o manejo adequado e a nutrição, assim como o cuidado com a saúde animal e o ambiente em que elas estão inseridas. Além do aumento na produção, existem outras vantagens que só o confinamento free stall proporciona. Confira as principais:

Imagem de gados em confinamento em um galpão de dia

  • Controle ambiental: as baias individuais permitem um controle ambiental mais preciso que aumenta o conforto do gado e, consequentemente, a produção. É possível regular a temperatura, umidade e ventilação;
  • Higiene: por ter um piso de concreto forrado com substrato, a higienização das baias é facilitada, no qual é possível fazer a remoção do esterco, mantendo o ambiente sempre limpo;
  • Segurança: por conviverem em baias individuais, as chances de lesões causadas por confrontos de dois animais acaba se reduzindo a zero;
  • Controle de pragas: por não estarem expostos a ambientes externos, a presença de pragas como carrapatos, sarnas e outras é facilmente controlada.

Falando em pragas, os carrapatos bovinos podem ser transmissores de diversas doenças em ruminantes. Identificar essa praga e a controlar o quanto antes é primordial para o bem-estar animal e para o controle de produção.

Quais são as desvantagens do free stall?

Embora o sistema free stall tenha diversas vantagens para a produção de leite, também existem algumas desvantagens que precisam ser consideradas. Confira:

  • Desafios de bem-estar animal: por estar em uma baia solitária com espaço limitado, o sistema free stall é frequentemente criticado por não oferecer um ambiente adequado e saudável para animal, principalmente quando comparado à pastagem em área externa convencional;
  • Custos de instalação e manutenção: a construção e a manutenção de baias do sistema free stall exigem um investimento alto no início, além de possíveis manutenções necessários ao longo do tempo;
  • Gestão de resíduos: as baias necessitam de limpeza e higienização mais frequente do que em outros tipos de criação. Elas são essenciais para evitar problemas ambientais e de saúde no animal.

Por esse motivo, é importante enfrentar essas dificuldades oferecendo um bom manejo nutricional, adoção de práticas sustentáveis e, principalmente, investir em instalações adequadas que ofereçam segurança, conforto e higiene para os animais da sua propriedade.

Conclusão

Em resumo, o sistema de confinamento free stall oferece uma série de vantagens que otimizam a produção de leite. Além disso, também pode proporcionar controle ambiental, higiene e segurança para as vacas leiteiras. Sua aplicação permite um manejo eficiente e individualizado, o que facilita o monitoramento da saúde do animal.

Mas é preciso lembrar que também apresenta desafios que variam entre possíveis problemas de saúde, alto investimento e isolamento social entre os animais. Por isso, a implementação desse sistema requer um planejamento cuidadoso, tanto em relação aos investimentos das instalações adequadas para os diferentes tipos de ordenha quanto às práticas de manejo que garantem o bem-estar dos ruminantes.


Esperamos que as informações a respeito do confinamento free stall tenham sido úteis para o planejamento do seu rebanho. Em nosso blog, você encontra outros conteúdos relacionados que podem ser do seu interesse. Navegue e encontre dicas de produtos, manejo de pragas, curiosidades e muito mais.

Os parasitas pulmonares podem afetar principalmente o sistema respiratório em ruminantes. Estar atento aos principais sintomas e tratamentos é um cuidado necessário para cuidar bem do seu rebanho. Acesse o post e saiba mais detalhes sobre esse tipo de parasita. Até a próxima!