Existem muitas afecções que podem comprometer a produtividade do rebanho e causar incômodos nos animais. Febre aftosa, doença respiratória, doença do carrapato, tristeza parasitária bovina e mastite são exemplos. Algumas delas, inclusive, se não forem tratadas corretamente, podem acarretar necessidade de descarte do boi.

A laminite (tanto bovina quanto equina) é uma dessas patologias, que causa muita dor e desconforto aos animais, afetando o seu bem-estar e trazendo prejuízos ao produtor.

Sendo assim, é fundamental entender tudo sobre a doença para evitar maiores problemas. Para isso, continue a sua leitura e saiba o que é a laminite, quais as causas, os principais sintomas e como tratar o seu rebanho caso haja incidência da doença.

Acompanhe:

O que é laminite em bovinos e equinos?

A laminite é uma doença que causa inflamação nas lâminas dos cascos de bovinos e equinos. Geralmente, essa inflamação ocasiona muita dor e incômodo, afetando a locomoção e a produtividade dos animais.

Logo, se não for detectada precocemente e tratada da maneira adequada, a doença pode trazer prejuízos e custos não programados ao produtor. Isso, claro, além de ser um problema que pode acarretar outras lesões nos bois e nos cavalos.

Este não é um problema agradável de se ter, principalmente em situações de locomoção como no transporte de gado. Agora, vamos entender quais são as principais causas da laminite e os fatores relacionados ao desenvolvimento da afecção.

O que causa laminite em bovinos e equinos?

A inflamação nas lâminas do casco ocorre por conta de um processo de constrição e dilatação dos vasos sanguíneos ao redor do casco. Com isso, esses sintomas acabam diminuindo o fluxo sanguíneo na região, causando isquemias e comprometendo a saúde dos membros dos animais.

Essa falha na circulação vascular pode ocorrer, principalmente, por condições de distúrbios metabólicos no organismo da espécie infectada. Entre esses distúrbios, estão:

  • Alimentação excessiva em carboidratos (ração, milho, cevada e trigo);
  • Acúmulo de toxinas no organismo;
  • Afecções no sistema digestório;
  • Obesidade e hipotireoidismo.

Além disso, passar muito tempo em um solo rígido também pode ser um fator agregador para o desenvolvimento da doença no rebanho. Em equinos atletas, banhos frios após exercícios físicos também podem ser um problema para a circulação do sangue nas patas.

Não à toa, existem ótimos tratamentos tópicos e de homeopatia veterinária para este tipo de situação. Para usá-los, consulte o médico veterinário da sua fazenda para mais informações sobre o melhor medicamento para cada caso.

boi comendo capim no pasto

Quais são os sintomas da laminite em bovinos e equinos?

Os sintomas da laminite são evidentes e facilmente detectáveis, pois interferem diretamente no desempenho do animal. Normalmente, eles se mostram visíveis com a dificuldade de locomoção do animal devido à dor intensa causada pela inflamação.

Além disso, a temperatura do casco também pode aumentar, assim como a pulsação arterial na região digital, tremores musculares e o aumento dos batimentos cardíacos. Em casos mais graves, a anatomia do casco pode se alterar, causando a claudicação e a rotação da falange distal.

Outro sintoma facilmente verificável é a posição característica de parada do animal, para aliviar o peso no membro afetado. O mais comum é a laminite acometer os membros anteriores.

Atenção: para evitar problemas como a laminite, é importante ficar atento à dieta dos animais e, caso necessário, trabalhar com a suplementação bovina para ter um rebanho saudável e produtivo.

O que é bom para curar laminite em bovinos e equinos?

Caso você note os sintomas no animal, a primeira medida é colocar gelo no membro afetado. Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios também podem ajudar no controle da dor e da inflamação.

O uso de acessórios específicos, como a ferradura em formato de coração, pode ajudar a diminuir a inflamação e evitar a rotação da falange distal — aumentando a chance de sucesso no tratamento. Porém, em afecções crônicas, a recuperação dependerá da condição individual de cada animal, podendo ocorrer, em alguns casos, a necessidade de descarte.

Em casos de laminite subclínica, ou seja, sem sinais aparentes, o tratamento das lesões podais através do casqueamento pode ajudar a amenizar o sofrimento do animal. É importante também ficar atento a todos os fatores de risco, tanto estruturais quanto da alimentação, dos animais.

Outra doença que causa muito problema para os produtores é a febre aftosa. Apesar de a incidência ter diminuído nos últimos anos, é importante ficar atento aos sinais dessa enfermidade, porque ela pode trazer muitos prejuízos para a produção.

Como prevenir a laminite em bovinos e equinos?

A prevenção da laminite é feita a partir da eliminação dos fatores de risco. Ou seja: para isso, é preciso fornecer uma alimentação balanceada para os animais, adotar medidas para manter o ambiente em que são mantidos sempre limpo e evitar a acomodação de muitas cabeças em espaços pequenos.

O casqueamento é uma medida preventiva que pode, inclusive, ajudar a detectar a doença nos animais em casos subclínicos. O uso de medicamentos em sistema de pedilúvio na saída do confinamento também ajuda na prevenção da laminite e de outras afecções podais.

Relembrando: para saber quais são os melhores produtos para usar nesse tipo de procedimento e qual o tratamento mais adequado para cada caso, é sempre importante consultar o médico veterinário da fazenda e alinhar os procedimentos com o técnico responsável pelo rebanho.

O melhor caminho para evitar esse tipo de problema é ter um programa de prevenção na sua propriedade, garantindo o bem-estar dos animais e a identificação precoce de qualquer tipo de doença ou infecção. Assim, você poderá ter uma produtividade excelente, evitando prejuízos e perdas por falta de tratamento.

Continue acompanhando o blog da Agroline para ficar por dentro de assuntos relacionados a animais de produção, culturas e assuntos relacionados à fazenda. Descubra mais sobre esse universo e leia nosso conteúdo sobre papilomatose bovina.

Até mais!