A papilomatose bovina é uma doença viral que pode acometer as raças de bovinos em qualquer idade, porém é mais comum em animais jovens do tipo holandês.

A sua patologia é infectocontagiosa e se caracteriza pelo aparecimento de verrugas formadas pelo crescimento excessivo das células basais. Por isso, é preciso ter muito cuidado com essa doença no seu rebanho, pois vários animais podem ser afetados, trazendo prejuízos para a sua produção.

No conteúdo de hoje, vamos explicar o que causa a papilomatose bovina, quais são os tratamentos mais indicados e como fazer para prevenir o seu rebanho contra essa doença agressiva que pode estressar e prejudicar os animais.

Como identificar a papilomatose bovina?

A papilomatose bovina é uma doença facilmente identificável. De forma geral, ela é caracterizada pelo aparecimento de verrugas, as quais também são chamadas de papilomas, figueiras, verrugas ou epitelioma contagioso.

Atualmente, existem diferentes tipos de vírus que podem causar a doença. Eles podem atuar isoladamente ou em conjunto, fazendo aparecer feridas em diversas partes do corpo do animal simultaneamente.

A papilomatose tem uma aparência semelhante ao caroço provocado por infecção por berne. Por esse motivo, é essencial entender a diferença entre elas, ok? Dessa forma, você consegue aplicar um tratamento e diagnostico mais assertivo.

veterinário examinando vaca

Quais são os tipos de papilomatose bovina?

O aparecimento dos papilomas é mais comum no pescoço, na cabeça, ao redor dos olhos, no pênis, nos tetos e no úbere dos animais. Conforme a região onde aparecem, eles podem ser classificados em diferentes tipos, como:

  • Papilomatose bovina cutânea Fungiforme: muito comum em animais jovens, surge na região da cabeça, pescoço e barbela;
  • Papilomatose bovina plana: surgimento mais comum em animais adultos com acometimento principal na região do úbere, perna e abdômen;
  • Papilomatose bovina filiforme: esse tipo da doença acomete todo o corpo do animal e é comumente encontrada em gados adultos.

Uma maneira eficiente de evitar esse tipo de acometimento no seu rebanho é sempre manter os animais saudáveis. Saiba mais sobre a suplementação bovina e tenha sempre um gado produtivo.

O que causa a doença papilomatose bovina?

A doença é causada por um vírus da família Papillomaviridae. Quando o seu agente infecta um animal, ele provoca o surgimento de vários papilomas (em diferentes regiões do corpo). Normalmente, as verrugam podem surgir em parte específicas ou de maneira generalizada por todo o animal.

A transmissão pode ocorrer através do contato direto ou indireto de animais infectados com animais saudáveis, por meio de feridas abertas causadas por traumas, ectoparasitas ou lesão por conta da incidência solar.

As verrugas podem variar de tamanho e também em quantidade, conforme a região afetada. A cor também pode variar indo do preto ao branco acinzentado e dependendo da intensidade da incidência das verrugas, podem ocorrer infecções secundárias como milíases e infecções bacterianas.

vaca com doença papilomatose

Quais são os sintomas da papilomatose bovina?

Além do aparecimento das lesões tumorais epiteliais benignas, a doença não apresenta muitos sintomas diretos, apenas o aumento do estresse e, consequentemente, do nível de cortisol, podendo influenciar na produtividade dos animais.

Caso um animal esteja acometido pela doença, é preciso ter muito cuidado no tratamento. Afinal, o seu preço pode ficar desvalorizado por conta da baixa produtividade, depreciação do couro, acúmulo de sujeira e risco de transmissão ao resto do rebanho.

Para evitar esse tipo de problema, conheça a homeopatia veterinária: um excelente recurso para combater doenças como a Papilomatose.

 imagem de um pacote de remédio homeopatia da agroline em um fundo branco

Qual é o tratamento para papilomatose bovina?

Não existe um tratamento efetivo com medicamentos veterinários específicos para essa doença. Entretanto, alguns procedimentos podem aliviar os sintomas da papilomatose.

A retirada cirúrgica de cada lesão seguida por uma cauterização das feridas com nitrato é uma medida bem eficiente. Mas atenção: ela deve ser realizada sempre por um médico veterinário capacitado e especializado para este tipo de procedimento.

Outra saída é a aplicação de vacina autógena (fabricada a partir da polpa de um papiloma retirado de um animal infectado). Ela tem alto poder de eficiência e deve ser formulada e aplicada por um profissional que saiba administrar medicamentos injetáveis em bovinos.

imagem de um veterinário com uma seringa com remédio em um fundo fosco

A auto-hemoterapia também pode ser um tratamento eficiente, mas deve ser feita somente com a recomendação e a supervisão de um profissional.

O mais importante é tratar cada caso individualmente, pois a doença é autolimitante e o mesmo medicamento ou procedimento pode ter diferentes efeitos conforme o animal, a região afetada e a agressividade da doença.

Como controlar e prevenir a papilomatose?

A melhor alternativa para evitar a papilomatose é:

  1. Fazer o controle de ectoparasitas como moscas e carrapatos;
  2. Evitar adquirir animais já acometidos com a papilomatose bovina;
  3. Desinfectar agulhas, seringas e outros materiais sempre que for fazer a aplicação de medicamentos em animais diferentes.
  4. Usar pomadas repelentes no teto e na região do úbere de novilhas e vacas-leiteiras.

Os papilomas de glândulas mamárias são os mais comuns e podem surgir de várias formas, geralmente múltiplos interferindo diretamente na ordenha dos animais. Quando a doença acomete os órgãos genitais dos animais, acaba comprometendo o ciclo reprodutivo, pois além de sangrar com facilidade, causa muito incômodo.


Enfim… como você pode perceber, a melhor maneira de evitar o aparecimento de papilomatose bovina no seu gado é justamente não deixar a doença chegar até o rebanho. Fique atento com todos os detalhes que citamos no conteúdo e com certeza esse não será um problema para você se preocupar depois.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da Agroline e fique por dentro dos assuntos mais relevantes sobre o mundo agro, como a intoxicação por ureia: condição comum nos rebanhos, que precisa ser devidamente identificada e tratada. Aproveite a leitura!