Os processos inflamatórios são muito comuns em bovinos. Eles ocorrem como um mecanismo de defesa dos tecidos do organismo contra doenças infecciosas causadas por bactérias como a mastite, a pneumonia, a diarreia e a brucelose. Outra situação em que as inflamações se apresentam são em casos de lesões nas articulações ou tecido da musculatura, causando dor aguda e crônica.

Nos casos de inflamação por contaminação de doenças infecciosas, apenas o uso de medicamentos antibióticos pode não ser suficiente para combater a multiplicação dos agentes bacterianos e a produção de toxinas. Nesses casos, é necessário atuar com medicamentos anti-inflamatórios.

Na classe dos anti-inflamatórios, temos os corticosteroides, que possuem esteroides em sua fórmula, e os AINEs, Anti-inflamatórios não esteroides. No post de hoje vamos falar sobre o segundo tipo, para entender suas propriedades farmacológicas, possíveis reações e indicações de medicamentos.

Qual o efeito dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides?

O principal efeito dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides é reduzir a dor, o inchaço e a febre dos animais causadas pelas inflamações ou doenças infecciosas. Para isso, eles possuem propriedades analgésicas, antitrombóticas e anti-térmicas.

Alguns ainda auxiliam na recuperação de intoxicação por ureia e outros componentes da alimentação bovina administrados em excesso, ou contato com produtos tóxicos e venenos. De modo geral, a ação deste tipo de medicamento ocorre por meio da inibição de uma enzima inflamatória, a COX-2.

Entretanto, o uso irracional pode acabar inibindo a ação de outra enzima, a COX-1 que é fisiológica e ajuda a proteger o sistema gastrointestinal, o sistema cardiovascular, os rins e também na coagulação do sangue.

A maioria dos medicamentos disponíveis no mercado atua inibindo as duas enzimas em maior ou menor grau. Por esse motivo, é importante saber exatamente qual o tratamento indicado para cada caso de inflamação antes de aplicar qualquer medicamento.

Qual o melhor anti-inflamatório não esteroide para bovinos?

Os melhores anti-inflamatórios não esteroides para bovinos são os medicamentos seletivos para as enzimas COX-2 e COX-3, sem efeito sobre a COX-1. Isso porque eles tornam o tratamento mais eficaz e evitam reações indesejadas.

Antes de decidir por qualquer medicamento, é importante averiguar se a inflamação é causada por uma infecção bacteriana, como a pneumonia bovina, ou se o problema foi causado por lesão. Para ter um diagnóstico preciso, é sempre importante consultar o médico veterinário da fazenda para detectar o motivo inicial do problema.

Para facilitar a sua pesquisa, preparamos uma lista com os melhores medicamentos anti-inflamatórios não esteroide para bovinos, que inclusive você encontra no site da Agroline.

1. Terramicina

A Terramicina é um medicamento injetável, antibiótico e anti-inflamatório com uma fórmula capaz de combater diversos tipos de microorganismos e inflamações associadas a doenças infecciosas. Como os problemas causados pela infecção por berne.

O remédio é fabricado a base de oxitetraciclina e diclofenaco. A associação de dois tipos de componentes diferentes na fórmula, torna o medicamento eficaz no tratamento de doenças infecciosas com consequências inflamatórias.

Remédio Terramicina em um fundo branco

2. Prador

O medicamento Prador é composto por dois princípios ativos dos AINEs, o meloxican que atua principalmente na inflamação provocada pelas enzimas COX-2 e COX-3. Fora isso, ele tem ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética.

A Dipirona ajuda a diminuir a dor e os incômodos causados pelas inflamações. Sua ação seletiva evita problemas gastrointestinais nos animais, conferindo maior segurança na aplicação do produto.

Remédio Prador em um fundo branco

 

3. Cetofur

O Cetofur é outro medicamento antimicrobiano e anti-inflamatório formulado à base de cetoprofeno. Resumidamente, ele tem ação antipirética e analgésica.

É recomendado para o tratamento de artrite reumatoide e outras doenças infecciosas causadas por microorganismos, como as inflamações causadas por bicheiras. Uma das vantagens desse produto é não ter um período de carência para o consumo do leite de animais tratados com ele. Além do mais, a carência para o abate é de apenas 3 dias.

Remédio Cetofur em um fundo branco

4. Vetsulfa

O Vetsulfa é um medicamento à base de diclofenaco, substância que está entre os AINEs, e que ajuda a combater os processos inflamatórios, a dor e a febre. Aliado à ação do sulfametoxazol e trimetoprim com o diclofenaco de sódio, o produto também é indicado para diversas infecções bacterianas como:

A associação dos componentes do medicamento tem ação de amplo espectro. Os períodos de carência variam para abate e consumo de leite, se as recomendações de aplicação forem seguidas corretamente. Aplicações de sobredosagem podem comprometer a qualidade da carne e do leite do animal para consumo humano.

Remédio Vetsulfa em um fundo branco

5. Pironal

A última recomendação da nossa lista é um medicamento com carência zero para o abate e consumo de leite à base de dipirona. Com propriedades analgésicas, antipiréticas, antirreumáticas e espasmolíticas.

Além de atuar sobre a inflamação, o remédio tem poderosa ação contra a dor e o incômodo causados pelo processo inflamatório. Recomendado em casos de artrite aguda e crônica, e outras afecções nos músculos e articulações.

Remédio Pironal em um fundo branco

Efeitos colaterais do uso prolongado de anti-inflamatório não esteroide

O tratamento prolongado com anti-inflamatórios não esteroides pode causar distúrbios gastrintestinais, como náuseas e vômitos. Além disso, problemas nos rins e nas vias urinárias podem ocorrer após tratamentos muito prolongados com AINEs.

Antes de ministrar qualquer medicamento para os seus animais, sempre consulte um médico veterinário para saber qual o tratamento mais indicado em cada caso.

No Blog da Agroline você encontra outros conteúdos com informações valiosas sobre doenças e tratamentos para a saúde dos bovinos. Leia nosso conteúdo sobre homeopatia veterinária e descubra maneiras alternativas de tratar o seu rebanho.