Você sabia que uma vaca infectada por carrapatos pode deixar de produzir cerca de noventa litros de leite ao ano? Imagina isso em todo o seu rebanho. Pois é, a infestação no gado pode causar grandes prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.

No post de hoje trazemos um guia para você entender mais sobre o assunto e atuar com eficiência. Continue rolando a página e saiba o que é o carrapato bovino, quais as doenças que ele causa, seu ciclo, como identificar no rebanho, principais tratamentos e como prevenir.

O que é o carrapato de boi?

O carrapato bovino é um parasita comum encontrado em gado e outros animais de grande porte, como ovelhas, cabras e cavalos. Eles se alimentam do sangue do hospedeiro e podem causar danos significativos à saúde e bem-estar da criação, além de impactar negativamente a produção pecuária.

Os carrapatos bovinos são conhecidos por transmitir uma variedade de doenças, incluindo a babesiose e a anaplasmose, que podem ser fatais para o gado. Além disso, eles podem causar irritação, coceira e estresse para os animais, o que pode afetar alimentação e crescimento.

O controle e prevenção do carrapato bovino é um desafio constante para os produtores de gado. Existem várias técnicas e estratégias de manejo que podem ser utilizadas para reduzir a infestação de carrapatos, incluindo o uso de acaricidas, práticas de higiene e manejo adequado do pasto.

Quais doenças o carrapato bovino causa?

A principal doença causada pelo carrapato bovino é a tristeza parasitária bovina (TPB), conhecida por incluir um grupo de patologias transmitidas pelos protozoários Babesia spp. e pela Anaplasma spp.

  • Babesia spp: gera Babesia bovina responsável a longo prazo por diminuição da fertilidade, abortos e falhas no crescimento e desenvolvimento;
  • Anaplasma spp: principal responsável pela anaplasmose, anemia grave que pode levar ao óbito.

Como identificar gado com a doença do carrapato?

Existem alguns sintomas comuns que podem te ajudar a identificar a tristeza parasitária bovina (TPB). Veja:

  • Anemia;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Urina avermelhada;
  • Icterícia (aspecto amarelado no branco dos olhos);
  • Redução da ruminação.

Em alguns casos podem existir variações dos sintomas e incluir nervosismo, agressividade, confusão mental, tremores e perda do controle dos movimentos.

Você também pode se interessar por: Administração dos medicamentos em bovinos: Qual a forma correta de aplicar?

Qual o ciclo do carrapato bovino?

O carrapato bovino passa por quatro fases: ovo, larva, ninfa e adulto. A fêmea adulta suga o sangue do hospedeiro e bota muitos ovos no chão, onde há umidade e proteção contra a luz solar.

Após cerca de 20 a 30 dias, os ovos eclodem em larvas, também chamadas de “carrapatinhos”, que procuram outro hospedeiro para se alimentar e crescer.

Depois de se alimentar algumas vezes, a larva se transforma em ninfa e, em seguida, em adulto. O adulto também se alimenta de sangue e pode transmitir doenças para os animais.

Como tratar o rebanho infectado pelo carrapato?

O carrapato é um parasita que pode causar diversas doenças em animais, em especial o gado. Se um rebanho estiver infectado pelo carrapato, existem várias medidas que podem ser tomadas para tratá-lo:

1. Faça o controle de carrapatos

O primeiro passo é controlar a infestação de carrapatos no rebanho. Existem vários produtos comerciais disponíveis para o controle de carrapatos, incluindo banhos carrapaticidas, sprays, coleiras e medicamentos orais. É importante seguir as instruções do produto cuidadosamente para garantir a segurança do rebanho.

2. Monitore o rebanho

É importante monitorar o rebanho regularmente para detectar a presença de carrapatos. Isso pode incluir inspeções regulares do corpo dos animais, como nas orelhas, nas axilas e na virilha. Os animais devem ser examinados regularmente para sinais de anemia, febre ou outras doenças transmitidas por carrapatos.

3. Foque no tratamento da anemia e demais doenças

O carrapato pode causar anemia em animais infectados. Se um animal estiver anêmico, é importante tratá-lo imediatamente para evitar danos adicionais. O tratamento pode incluir suplementos de ferro ou transfusões de sangue.

Ele também transmitir outras doenças, como a febre maculosa. É importante controlar a infestação de carrapatos para reduzir o risco de outras doenças.

4. Invista na melhoria das condições de vida

As condições de vida dos animais podem afetar sua saúde e resistência às infecções. Melhorar a nutrição, a higiene e a qualidade da água pode ajudar a manter o rebanho saudável e resistente às infecções.

É importante lembrar que o tratamento de um rebanho infectado pelo carrapato deve ser realizado por um veterinário experiente e seguindo as normas regulatórias e de bem-estar animal.

Qual o remédio para tratamento contra carrapato no gado?

Há diversas opções de medicamentos disponíveis para o tratamento de carrapatos em bovinos. Dentre os mais comuns estão o amitraz, a ivermectina, o fipronil, a cipermetrina e a deltametrina. Cada um desses fármacos pode ser administrado de forma diferente, seja por meio de banhos carrapaticidas, imersão, injeção, via oral ou pulverização.

É fundamental lembrar que a administração deve ser realizada por um médico veterinário e conforme as normas de bem-estar animal e regulamentações aplicáveis. Somente ele será capaz de escolher o medicamento mais adequado, considerando fatores como a infestação de carrapatos, a saúde do rebanho e outras condições relevantes.

Como prevenir o gado contra a picada do carrapato?

A prevenção é a melhor forma de proteger o gado contra a picada do carrapato. Veja algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir a infestação:

  • Controle de carrapatos em pastagens: As pastagens são o ambiente natural dos carrapatos, portanto é importante realizar um controle regular da infestação de carrapatos nas áreas de pastagem. Isso pode incluir a aplicação de acaricidas no pasto ou o uso de animais pastadores alternativos para diminuir a presença de carrapatos;
  • Inspeção regular dos animais: É importante inspecionar os animais regularmente em busca de carrapatos. As principais áreas em que ele se escondem são nas orelhas, no pescoço, nas pernas, entre outras áreas. A inspeção pode ser realizada visualmente ou com a ajuda de ferramentas específicas;
  • Tratamentos carrapaticidas: Existem diversos tratamentos carrapaticidas disponíveis para o gado, incluindo banhos carrapaticidas, sprays, coleiras e medicamentos orais. É importante seguir as instruções do produto cuidadosamente para garantir a eficácia e a segurança do rebanho;
  • Manejo adequado: O manejo adequado do rebanho também é fundamental para prevenir a infestação de carrapatos. Isso pode incluir medidas como manter as instalações limpas e higienizadas, evitar a superlotação de animais, fornecer alimentação e água de qualidade, entre outras.

Ao adotar essas medidas preventivas, é possível reduzir a infestação de carrapatos em bovinos e, consequentemente, prevenir a picada do carrapato e tristeza parasitária bovina (TPB).

Confira: Bicheiras: causas, tratamento e produtos indicados

É perigoso consumir carne do boi picado pelo carrapato?

Sim. A carne de boi que tenha sido exposta a carrapatos pode apresentar um risco para a saúde, pois esses parasitas podem transmitir doenças para os animais e, consequentemente, para as pessoas que consomem a carne.

É importante notar, no entanto, que o risco de infecção pode ser minimizado através do preparo correto da carne, cozinhando-a a uma temperatura adequada para garantir a segurança alimentar. Além disso, é recomendável escolher fornecedores confiáveis e inspecionados, que sigam as normas sanitárias para garantir a qualidade e a segurança do produto.

O mesmo carrapato do boi é o do cachorro?

Não necessariamente. Embora existam carrapatos que podem parasitar tanto o gado quanto os cães, é importante lembrar que nem todas as espécies são iguais e que diferentes tipos de carrapatos podem transmitir diferentes doenças.

Algumas dessas doenças podem ser graves e, por isso, é importante tomar medidas preventivas para evitar infestações de carrapatos em animais de estimação e seres humanos. Dessa forma, é possível minimizar o risco de contrair doenças transmitidas por carrapatos e garantir a segurança e bem-estar de todos.

Veja também: Carrapato: tipos, doenças transmitidas e profilaxia

O carrapato bovino é um parasita que causa sérios prejuízos à indústria pecuária em todo o mundo. Além de afetar a saúde dos animais, também pode transmitir diversas doenças aos humanos, tornando-se um problema de saúde pública.

Por isso, é fundamental que sejam adotadas medidas de controle e prevenção, como o uso de produtos químicos específicos e o manejo adequado dos rebanhos. Além disso, é importante que os proprietários de gado estejam atentos aos sinais de infestação e busquem orientação de médicos veterinários para adotar as melhores estratégias de combate ao carrapato bovino.

Somente assim será possível garantir a saúde e o bem-estar dos animais, além de proteger a saúde da população que consome produtos de origem animal.

O Ivomec, ou ivermectina, é uma das soluções no combate e tratamento do carrapato de boi. Esse medicamento é um antiparasitário de amplo espectro usado em animais de fazenda e de estimação para controlar e tratar uma variedade de parasitas internos e externos. Quer entender mais? Confira nosso guia completo e tire suas dúvidas.