Escolher selas para cavalos é uma tarefa descomplicada, e nós vamos provar isso para você ao longo deste post. Conheça os 4 principais tipos de sela e a funcionalidade de cada uma, em seguida, confira os pontos importantes para ficar atento ao comprar uma sela, boa leitura!

4 tipos de selas para cavalos

Os cavalos são animais de alta performance e grandes ajudadores nas fazendas, seja para tocar gado, andar pela plantação ou passear pelos campos. Nesse caso, as selas para cavalos são fundamentais para andar por todos esses campos, veja a seguir alguns modelos de selas:

1. Sela portuguesa

A sela portuguesa é a mais usada para equitação, passeio e tourada. Geralmente, é confeccionada em couro suíno e conta com uma armação feita com tiras de metal. A união dessas características fazem a sela portuguesa ser mais elástica que as demais. É um assento elegante e proeminente!

2. Sela inglesa

A sela inglesa, também conhecida como sela de salto, é modelo principal para montar em cavalos para hipismo ou em longas distâncias, sendo muito utilizada para policiamento.

Ela é desenvolvida sem pito (chifre), onde seu revestimento é feito em couro sintético liso. Conta também com uma armação interna rígida e, mesmo com essa estruturação, é mais leve que outros modelos e não cansa tanto o cavalo.

Além disso, a sela inglesa é espaçosa e permite melhor movimentação do peão durante os saltos e o próprio cavalgar do animal.

3. Sela vaqueira americana (Western)

Pelo nome já sabemos sua maior utilização, afinal de contas, a sela vaqueira americana é usada para trabalhos em fazenda, especialmente para manejo do gado. Se você está em busca de uma sela para essa finalidade, acabou de encontrar!

A sela vaqueira oferece conforto para cavalo e cavaleiro, também conta com bolsos e aberturas para guardar objetos e capas de invernos, por exemplo. Além dessas vantagens, ela conta com o pito frontal para condução de laço.

Por conta dessas características ela é usada por cavalos “Quarto de Milha” e “Campolina” em provas de tambor e baliza. Vale ressaltar, alguns modelos pesam o dobro da sela inglesa, mas não é um incômodo para esse tipo de cavalo, já que são fortes, possuem estrutura larga e são musculosos.

4. Sela australiana

Por fim, mas tão importante quanto as demais, a sela australiana. Esse modelo é o melhor para lidar com o campo diariamente – é muito semelhante a sela inglesa.

A sela australiana possui assento mais fundo que as demais, é robusta e conta com uma patilha alta. Sendo assim, o peão encaixa com segurança e conforto na sela.

É mais fácil para cavalgar por solos desnivelados, em trilhas no meio de plantações, também são eficientes para manobras bruscas.

Cavalo marrom escuro com sela de couro

Como escolher a melhor sela de cavalo – 5 pontos importantes

A escolha de sela é determinante para o desempenho e bem-estar do cavalo e caveleiro, por isso é fundamental prestar atenção em alguns pontos antes de comprar, confira na sequência como escolher a melhor sela de cavalo:

1. Tipo de atividade

Determinar a função da sela é o primeiro ponto, afinal de contas essa decisão impacta as demais. Longas cavalgadas exigem selas com assento largo e, de preferência, acolchoados.

Uma sela mais leve e com assento profundo, por exemplo, é ideal para marchas curtas ou performances, dessa forma garante a mobilidade do cavalo e segurança do peão.

2. Anatomia do cavalo

O formato anatômico é outro ponto de suma importância, já que alguma raças possuem o lombo robusto e largo, como é o caso do Quarto de Milha que é mais musculoso.

Por conta disso, sua estrutura precisa apoiar uma sela encorpada e maior para que não fique apertado e desconfortável.

3. Corpo do cavaleiro

As selas também se diferenciam em tamanho e biotipo, por exemplo, um peão adulto em contraste com uma criança. A sela precisa se adequar ao corpo do cavaleiro para que ele tenha segurança nas manobras.

Sendo assim, analise se os estribos permitem que as pernas fiquem levemente flexionadas e firmes, ao mesmo tempo. Aliás, atente-se ao comprimento, já que precisa de 5 a 8 centímetros entre a parte superior da patilha e o assento.

4. Peso da sela

Em média, os pesos de sela para equitação ficam entre 13 e 20 kg. Portanto, fique atento a esses valores, pois usar uma sela mais pesada que o valor limite pode causar desconforto no cavalo. Além de machucá-lo com o tempo.

5. Material da sela

Uma boa sela precisa de materiais resistentes e macios, portanto, os couros são os mais indicados. Outro ponto importante, é prestar atenção se as costuras estão firmes e se as ferragens são de aço.

Além disso, é essencial que o formato da sela se encaixe no lombo do cavalo, além da barrigueira e cilha serem revestidas com acabamentos macios, para que não causem desconforto, ferimentos ou assaduras.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Agroline e fique sempre bem informado sobre o universo da montaria.

Aproveite ler também:

Por que é importante vermifugar cavalo?

Como cuidar corretamente dos cavalos no verão

Nos vemos no próximo post!