A pecuária é uma atividade que traz grande receita para a economia do país. Especula-se que, atualmente, o Brasil esteja posicionado em segundo lugar quanto ao maior rebanho bovino e em primeiro lugar no que se trata de rebanho comercial. Tamanha posição significa números impressionantes e o Brasil muito bem posicionado no mercado bovino exterior

Essa produção é denominada pecuária de corte e abrange a atividade de criação de animais para o consumo humano. Esses animais são majoritariamente de rebanho bovino, contudo, aqui no país também é muito comum a criação de rebanhos suínos e aves, sendo que cada um deles possui um mercado direcionado.

Dentro do ramo pecuário, existem duas divisões que se separam em intensiva e extensiva. Se você faz parte do nicho pecuarista, leia o nosso post completo e saia muito bem informado!

O que é pecuária extensiva?

A agropecuária extensiva consiste em realizar a criação do rebanho de gados em ambientes externos e amplos. É o tipo de pecuária ideal para os gados de corte porque, com ela, os animais têm mais espaço para pastejo na fazenda e conseguem se desenvolver com mais qualidade, uma vez que os gados possuem necessidade de se locomover entre os outros.

Além disso, a agropecuária extensiva corresponde à maior parcela da pecuária no país. Ela é mais usada por pecuaristas do país à medida em que possui um custo de produção menor. Logo mais abaixo será abordado quanto às vantagens e desvantagens de cada uma.

O que é pecuária intensiva?

A pecuária intensiva é caracterizada por um meio de produção de gado que envolve processos e meios tecnológicos. Isso porque o crescimento e desenvolvimento do rebanho ocorre com o auxílio de toda uma infraestrutura que promove ao rebanho mais saúde com produtos veterinários e alimentação mais adequada.

Esse tipo de pecuária se difere do modelo citado acima, na pecuária intensiva o crescimento dos animais ocorre de forma mais reclusa. Além disso, essa pecuária necessita de auxílio de mão de obra especializada, nela existem componentes e processos modernos para a criação dos animais.

Outro fator importante desse tipo de atividade pecuária é que ele é consideravelmente mais caro que a pecuária extensiva devido a todos os materiais de criação e controle de qualidade que são utilizados. Mais abaixo será discorrido melhor quanto a esse tema.

Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo de criação?

Ambos os modelos de criação pecuária possuem lados a serem ponderados por cada pecuarista iniciante ou até mesmo pecuaristas mais experientes no ramo. Vejamos alguns do principais fatores que você pode levar em consideração no momento de escolher o ideal para você:

Espaço

No que se refere ao espaço em que o gado recebe sua criação, existem diferenças consideráveis a serem levadas em conta. No caso da pecuária extensiva, os gados têm sua criação proporcional ao nome do modelo – recebem extensão de espaço para realizar suas atividades de pastejo e têm liberdade para se locomover.

No caso da pecuária intensiva, o espaço ofertado aos animais é menor à medida que é preciso que eles fiquem sempre por perto para manter um controle de sua saúde e crescimento. O que nos leva ao fato de controle de rebanho logo abaixo.

Controle de Rebanho

A pecuária é uma atividade que geralmente é composta por um grande rebanho bovino o que demanda um controle desses animais. Esse controle é dificultado no caso da pecuária extensiva, pois o espaço disposto para o rebanho faz com que eles se dispersem.

No caso da pecuária intensiva o controle é rigorosamente monitorado pois conta com a ajuda de equipamentos que facilitam grandemente o controle desses animais.

Investimento

Por último, mas não menos importante, temos o investimento a ser realizado em cada um dos modelos de pecuária. Em relação à pecuária extensiva, o custo de produção é muito menor e por isso esse modelo é tão comum pelo país.

Por outro lado, no modelo de pecuária intensiva, o custo de produção é maior à medida que aqui se faz necessário atenção à mão de obra e aos equipamentos que são utilizados para a criação dos bovinos.

Agora que você já entendeu a diferença entre os dois, cabe a você decidir o modelo ideal para seu negócio. São muitos pontos a serem ponderados e ambos os modelos podem gerar grandes resultados e nada impede também uma migração entre os modelos para que você garanta sempre os melhores resultados.

O que achou desse post? Separamos várias informações úteis para que você fique por dentro do tema. Aproveite sua leitura e confira nosso post sobre os cuidados necessários para o confinamento do gado para não prejudicá-los em sua saúde e desenvolvimento. Obrigado pela leitura e até o próximo post.