Nos períodos de seca, comuns durante a estação do inverno, a pastagem fica debilitada e consequentemente a alimentação do rebanho fica deficiente. Desta forma a produtividade do gado é afetada, gerando inúmeros prejuízos ao produtor. Por isso, nessa época, é indispensável uma suplementação estratégica aos animais.

Prejuízos no período de seca

Além do frio intenso e da disseminação das doenças respiratórias, o inverno também prejudica o rebanho através da seca.

Com a chegada da seca, os níveis de energia,  proteína e vitaminas na pastagem são insuficientes. Para evitar a perda de peso e produtividade dos animais surge a necessidade de realizar reposição nutricional por meio da suplementação.

A agropecuária é uma das principais áreas econômicas que sente o impacto da falta de chuvas. A estiagem chega a causar prejuízos de milhões de reais em várias regiões do Brasil, principalmente na produção leiteira.

Importância da suplementação

A escassez das chuvas diminui a quantidade e qualidade da pastagem disponível. Interfere na nutrição da dieta bovina e reduz o desempenho produtivo do rebanho, tanto de corte quanto de leite.

A carência dos minerais essenciais como fósforo, cálcio, potássio, zinco, magnésio, sódio, causam desequilíbrio no organismo do animal, prejudicando os processos metabólicos. São 15 minerais indispensáveis e por esta razão devem estar presentes na suplementação.

Os minerais atuam de quatro formas no organismo do animal: estrutural, fisiológica, catalítica e reguladora. Desta forma, são relacionados à estruturação de tecidos e órgãos e catalização enzimática e hormonal.

É importante realizar a suplementação mineral para que as doenças causadas pela carência de minerais. Raquitismo, anemia, osteomalácia, infertilidade, abortos, nascimento de fetos fracos ou mortos, baixa taxa de concepção e produção de leite. São algumas das petalidades causadas pela falta de minerais que podem ser repostos no organismo do animal através da suplementação.

Opções para realizar a suplementação do rebanho

Além da suplementação alimentar dos bovinos, feita geralmente com sal mineral ou sal proteico, é possível também oferecer ao gado complexos vitamínicos e minerais. São suplementos que garantem o equilíbrio do organismo do animal e previne as carências.

Aminofort

Aminofort é composto por vitaminas e minerais revitalizante e estimulante orgânico, auxiliar na promoção da fertilidade e na recuperação de animais.

suplementação Aminofort-injetavel-250-ml

Composição: L – Ácido Glutâmico + L – Lisina Cloridrato + Acetil Metionina + L – Triptofano + L – Histidina Cloridrato + Hidrolisados de Órgãos e Glândulas + Sódio + Cobalto + Magnésio + Cobre + Manganês + Zinco + Ferro Dextrano + Vitamina B1 (Cloridrato de Tiamina) + Vitamina B6 (Cloridrato de Piridoxina) + Niacina (Ácido Nicotínico).

Saiba mais sobre o Aminofort clicando AQUI!

Anabolic

Reconstituinte e Revigorante na recuperação de carências de aminoácidos essenciais, de vitaminas A, D e E, dos minerais presentes na formulação e em situações de stress. Coadjuvante no tratamento de enfermidades hepáticas e neurológicas, doenças infecciosas e parasitárias.

suplementação anabolic
Possui alta concentração de Selênio orgânico, que associado à formulação atribui ao produto ação preventiva nos casos de miopatias e distrofia muscular.

Leia também: Anabolic e as vantagens das vitaminas para os animais

Fosfosal

Fosfosal é indicado no tratamento de deficiências de fósforo, selênio, magnésio, cobre e potássio e suas consequências tais como: osteomalácia, raquitismo, síndrome da infertilidade carencial, distrofia muscular, retenção placentária, desordens nervosas, tetania hipomagnesêmica.

suplementação fosfosal - vibrac - suplementos (2)

Adaptadores MIN-VIT

Kit de produtos para tratamento e prevenção de quadros carenciais de vitaminas e minerais em bovinos.
Adaptador VIT  e Adaptador MIN podem ser utilizados de forma conjunta, aplicando cada produto em distintos pontos de injeção, objetivando suprir a falta ou evitar a queda dos níveis necessários destes elementos nos organismos dos animais.

9742

MIN : Produto para tratamento e prevenção de quadros carenciais de cobre, zinco, manganês e selênio em bovinos.

VIT: Produto para tratamento e prevenção de quadros carenciais de vitaminas A e E em bovinos.

Veja os outros suplementos disponíveis no site da Agroline clicando AQUI