A mosca-dos-chifres é responsável por grandes perdas dos pecuaristas. Ela se alimenta do sangue dos bovinos, permanecendo sobre o animal dia e noite e volta ao hospedeiro imediatamente após ser afugentada. As picadas da mosca são constantes, repetitivas e dolorosas. Cada mosca pica o animal, em média, de 20 a 30 vezes ao dia, deixando os animais irritados e estressados.

A mosca-dos-chifres interfere na alimentação, causando perda de peso, redução na produção do leite e danos ao couro. Além disso, é vetor de várias patógenos que causam doenças.

A mosca-dos-chifres tem esse nome por causa de seu hábito de se agrupar em torno dos chifres do gado, embora também possa estabelecer-se nas partes traseiras durante o período mais fresco do dia e na barriga durante o período mais quente.

A mosca-dos-chifres tem metade do tamanho de uma mosca comum, é escura e tem asas um pouco sobrepostas.

As moscas colocam seus ovos exclusivamente em estrume fresco. As larvas eclodem dos ovos em cerca de um dia e alimentam-se do estrume. O estágio de larva vai do terceiro ao quinto dia e pupa do quarto ao oitavo dia. Ao sair da pupa, a mosca parasita o animal por cerca de 3 a 7 semanas.

No Brasil, as moscas-dos-chifres estão presentes o ano inteiro com picos no início do período das chuvas.

Controle da  mosca-dos-chifres

O controle pode ser feito com brincos mosquicidas nas épocas mais prováveis de ocorrência das maiores infestações no rebanho.

1- Brinco Mosquicida Clarion – Diazinon:  é um brinco inseticida, pronto para uso, indicado para o controle da mosca-dos-chifres em bovinos, incluindo cepas resistentes ao tratamento com inseticidas a base de piretróides. Com apenas um brinco por animal, confere proteção por até 180 dias contra infestações.

brinco-diazinon

Você encontra no site da Agroline!

 

O brinco deve ser aplicado através de um aplicador, específico para brincos em animais.

como-aplicar-o-brinco-clarion

 

2- Brinco Mosquicida TOP TAG 180 – Zoetis:  É indicado no controle das infestações da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) em bovinos.  Cada brinco de 15 g contém 6,75 g de diazinon.

brinco-mosquicida-top-tag-180-sache-c-10-brincos-zoetis-106576

A embalagem vem com 10 unidades e você encontra na Agroline

O diazinon transmigra paulatinamente da matriz de poliuretano e vai aos poucos se acumulando sobre o pelo do animal, onde forma uma camada fatal para as moscas que venham a pousar sobre esse animal.

Não há restrição para consumo humano de leite ou carne dos animais tratados.

3- Brinco Mosquicida Neocidol B-40 – Vallée: 

Brinco mosquicida neocidol vallee

Adquira agora na Agroline!

Importante:

  • Para evitar aparecimento de resistência, todos os animais do mesmo lote devem ser tratados.
  • Os brincos devem ser retirados 180 dias após a aplicação. Corte o pino fixador com extrator para brincos, tesoura ou alicate. Nesse momento, havendo ainda condições propícias a novas infestações, novos brincos deverão ser colocados.
  • Não aplicar em bezerros com menos de três meses de idade. O pino aplicador pode causar danos teciduais às orelhas.

 

Veja também:

A plicação deve ser realizada em uma das orelhas com auxílio de um alicate aplicador apropriado, na porção mediana da orelha, na sua face externa, tomando cuidado especial para que o pino não atinja cartilagem ou vasos sanguíneos, a fim de se evitar danos à orelha.

272838