Os ratos são as pragas urbanas mais perigosas e nocivas para a saúde humana. Pelo fato de transmitirem diversas doenças devem ser evitados ao máximo, e quando isso não for possível, a exterminação deve ser rápida e eficiente.

Se você está passando por esse problema ou quer se prevenir contra os roedores, preparamos um conteúdo passo-a-passo para você eliminar esses visitantes indesejados, seja com venenos e raticidas ou armadilhas.
Teen fitness girl Multiniche Tube testosterone tren cycle fitness rooms sexy gym latina and czech babes fuck their trainer – free porn videos – youporn
Confira nosso post sobre como estar sempre preparado!

Como acabar com os ratos de uma vez por todas?

Você pode optar por diferentes maneiras de exterminar os roedores e deve considerar as condições do ambiente, quantidade de roedores e a circulação de pessoas e animais, principalmente.

As pragas costumam aparecer com mais frequência no verão, mas é possível se livrar delas o ano inteiro. Acompanhe as dicas e acabe com os ratos rápido e definitivamente.

Exterminando ratos com ratoeiras e armadilhas

As armadilhas e ratoeiras são recomendadas quando os ambientes em que está ocorrendo a infestação tenha circulação de crianças, cachorros e gatos, pois os venenos e raticidas oferecem maior risco à saúde se ingeridos acidentalmente.

Ainda assim, as ratoeiras e armadilhas precisam ser montadas em lugares seguros para evitar acidentes que possam machucar animais ou pessoas.

imagem de ratos perto de ratoeira armada com isca

1. Identifique onde está a infestação

No guarda-roupas, na cozinha, no quintal, no forro ou em qualquer outro lugar que ofereça as condições propícias para abrigo e reprodução dos roedores. Procure investigar silenciosamente e de preferência à noite, que é quando a atividade dos roedores é maior. Comece colocando algumas iscas para ver de onde vem e para onde vão;

2. Arme as ratoeiras e coloque iscas

Como iscas, você pode usar diferentes tipos de alimentos, como grãos, um pedação de pão e até mesmo um pedaço de queijos, como sugerem os desenhos animados. Os ratos são atraídos pelo cheiro e acabam caindo nas armadilhas pela tentação da comida.

3. Posicione as armadilhas

 

Preste atenção nos lugares em que você percebeu a atividade dos roedores e posicione as armadilhas próximas a esses pontos específicos. De preferência, coloque mais de uma armadilha em cada local, para aumentar as chances de sucesso.

imagem de uma ratoeira armada em um fundo de madeira

4. Repita o procedimento

Como as ratoeiras e armadilhas não dão conta de pegar muitos animais por vez, monte os artifícios por diversas noites seguidas até que os ratos parem de aparecer.

Eliminando os roedores com raticidas e venenos

Os venenos e raticidas são maneiras mais eficientes de eliminar as infestações, principalmente quando são muitos indivíduos incomodando, como em propriedades rurais, por exemplo.

1. Escolha um produto seguro para aplicar corretamente

Na hora de fazer a escolha do produto a ser aplicado. Certifique-se de que o mesmo é recomendado para o tipo de ambiente em que você fará a aplicação. Uma aplicação inadequada pode trazer problemas com outros animais, crianças e alimentos, por exemplo.

2. Leia atentamente todas as instruções e indicações de uso do produto;

Ler atentamente as instruções de uso e aplicação de produtos tóxicos é fundamental para evitar problemas e acidentes que podem comprometer e prejudicar a saúde. A ideia é que apenas os roedores sejam atingidos, por isso não negligencie as informações dos fabricantes dos produtos.

3. Use EPIs na hora da aplicação do raticida

Vista equipamentos de proteção individual como luvas e óculos de proteção para evitar contato direto com o produto na hora da aplicação. Atitudes simples como essa podem ser a diferença entre um acidente e uma aplicação segura dos produtos.

imagem de um homem passando veneno de rato em uma casa

 

4. Aplique e espalhe o produto conforme orientações do fabricante

Os fabricantes indicam nas embalagens a maneira correta de fazer a aplicação dos produtos. Siga sempre as orientações e faça a aplicação somente nos locais onde os ratos circulam e deixam vestígios;

5. Não permita que animais e crianças circulem pelos ambientes em que você aplicou o raticida;

Depois da aplicação, é fundamental isolar o ambiente e impedir completamente o acesso de pessoas, principalmente crianças, e animais. Assim você estará garantido a segurança deles e também a eficiência da aplicação dos venenos e raticidas.

6. Observe por alguns dias se ocorrerá o surgimento de animais mortos.

Depois de alguns dias, você começará a encontrar os animais mortos, que devem ser queimados ou enterrados para evitar posteriores contaminações pelo veneno ou até por doenças que os roedores transmitem.

Tome sempre cuidado e tenha muita atenção na hora da aplicação dos venenos e raticidas e nunca aplique os produtos perto de alimentos que estão disponíveis para consumo humano, pois pode ocorrer contaminação por contato.

imagem de um rato morto

 

Como evitar novas infestações de ratos?

Após exterminada a infestação, é fundamental tomar certas atitudes para que o problema não torne a acontecer. Por isso, eliminar hábitos e locais que atraem os roedores é um bom começo para não ter mais que lidar com ratos.

  • Sempre mantenha as lixeiras da sua residência bem tampadas e deixe-as do lado externo da casa;
  • Evite deixar alimentos em balcões ou armazenados de maneira inadequada, que atraia os roedores pelo cheiro;
  • Mantenha lugares que tem água (caixas d’água e ralos) bem fechados para cortar o acesso aos ratos;
  • Tampe quaisquer buracos e orifícios em paredes e muros que possam ser acesso para os ratos à sua residência;
  • Não deixe entulhos e lixo acumulados por longos períodos no mesmo lugar.

Tomando essas atitudes, com certeza você estará livre não só dos ratos, mas também acabará com formigas, baratas e outras pragas urbanas que tanto atrapalham a rotina das casas e propriedades.

Por que os ratos aparecem?

Os roedores têm duas funções na vida: reproduzir e encontrar alimento para sobreviver. Então, os principais motivos de aparecer roedores na sua casa ou propriedade são: comida e abrigo.

Eles surgem pelo esgoto, bueiros, em casos de muita chuva, enchentes e invadem o seu espaço sem cerimônias. O pior problema não é a companhia dos roedores, e sim as doenças que eles podem transmitir para as pessoas e animais.

Os ratos são as piores pragas urbanas que existem e precisam ser combatidos com rapidez e eficiência.

Os ratos são transmissores de quais doenças?

Uma infestação de ratos é um problema de saúde pública e se não for possível combatê-los apenas com raticidas e armadilhas, a atitude correta é procurar uma empresa especializada em exterminação de pragas para resolver o problema.

Os ratos são excelentes vetores de transmissão de doenças porque podem carregar vírus e bactérias em seus sistemas. Eles podem transmitir diversas doenças como salmonelose, leptospirose, tifo murinos, peste bubônica e hantavirose.

Essas são algumas das patologias bastante incômodas e algumas até incuráveis que os roedores transmitem. Se você tem uma propriedade de cultura animal, precisa ter ainda mais cuidado com o controle biológico das pragas, para que a sua produção não seja afetada por infestações.

Quais os tipos de roedores mais comuns?

Existem cerca de 50 espécies de ratos que são consideradas pragas urbanas, dentre as mais de 2.000 já registradas. Mas, entre tantas, apenas 3 são realmente comuns e aparecem com frequência em áreas urbanas e propriedades rurais: as ratazanas, os ratos-pretos e os camundongos selvagens.

  • Ratos-pretos (Rattus rattus): também conhecido como ratazana-negra ou “gabiru” no norte e nordeste, os ratos-pretos chegam a 18 centímetros sem contar a cauda, se adapta muito bem em diferentes ambientes, tem o hábito de guardar alimentos e faz ninhos arredondados com gravetos e restos de madeira;
  • Ratazanas (Rattus norvegicus): as ratazanas são os ratos acinzentados, um pouco maiores que os ratos-pretos, podendo chegar a até 25 centímetros de corpo sem a cauda. Ocorrem em pequenos grupos e preferem ambientes úmidos, próximo a margens de cursos d’água. São ótimos escaladores e também acumulam alimento e têm ninhos arredondados feitos com resíduos de madeira e outros materiais;
  • Camundongo selvagem (Mus musculus): Com apenas 8 centímetros de comprimento em sua fase adulta, este pequeno roedor está presente no mundo todo e foi até domesticado, por isso a distinção “camundongo selvagem”. Se adapta muito bem em diferentes condições, tem hábitos noturnos e audição muito potente. Tem gestação de apenas 21 dias e alto poder de multiplicação.

Como você viu, é possível eliminar os ratos em passos práticos e de maneira definitiva. De todo modo, lembre que a melhor forma de fazer isso é prevenir que a infestação aconteça. Então, fique atento a qualquer foco dessas pragas urbanas e rurais.

Controlar as pestes que surgem nas propriedades é fundamental para o bem-estar da criação e da propriedade. Por isso, continue em nosso blog e veja como se proteger da cigarrinha-das-pastagens!