Para garantir 100% de produtividade do rebanho, é preciso estar atento ao organismo do animal. É muito importante que as vitaminas, minerais e nutrientes do metabolismo do bovino estejam em equilíbrio. Por isso o Catofós B12 é indicado para suprir as deficiências de fósforo e de vitamina B12.

A importância do fósforo

O fósforo é um dos minerais mais importantes no organismo dos bovinos e está presente em vários tecidos do animal, principalmente nos tecidos ósseos, além do tecido nervoso, muscular e sanguíneo.

A deficiência do fósforo acontece principalmente por causa da alimentação dos animais. É muito comum que as pastagens possuam a carência de fósforo, já que a concentração maior do mineral nas pastagens encontra-se nas sementes e não no pasto que os animais ingerem.

Por isso é importante fazer a suplementação com o Catofós B12.

Sintomas da falta de fósforo

Os principais sinais da deficiência de fósforo é a perda de apetite e de peso, fraqueza, queda energética e de crescimento.  A falta do mineral afeta principalmente os ossos, acarretando fraturas e má formação óssea.

A importância da vitamina B12

As vitaminas do complexo B estão presentes na maioria dos alimentos que os animais ingerem. A deficiência da B12 acontece pois o organismo dos animais ruminantes degrada as vitaminas durante a fermentação, dificultando a absorção.

Outro fator que influencia é a deficiência de cobalto, substância necessária para que os microorganismos do rúmen sintetizem a vitamina B12.

Por isso, a vitamina presente apenas nos alimentos não é suficiente. O animal precisa de uma suplementação. O Catofós B12 é indicado justamente para esses casos.

Sintomas da falta de vitamina B12

A vitamina B12 nos bovinos está diretamente ligada a produção de hemoglobina. Quando há a deficiência de cobalto e de B12, o animal apresenta falta de apetite, perda de peso, pelos arrepiados, além de desenvolver casos severos de anemia e doenças relacionadas como a gluconeogênese e a hematopoiese.

Vantagens do uso do Catofós B12

O Catofós B12 é formulado com butafosfan, que é o fósforo orgânico. Além de suprir a deficiência do mineral, ele aumenta a produção e aproveitamento energético e possui fácil absorção pelo organismo do animal.

O Catofós B12 também possui em sua formulação a cianocobalamina, que é a forma sintética da vitamina B12, ideal para suplementação de animais com deficiência de cobalto e vitamina B12, favorecendo a formação dos glóbulos vermelhos, ideal para o tratamento de anemias.

É indicado para prevenção e tratamento de carências de fósforo e vitamina B12.  O Catofós B12 deve ser administrado pelas vias subcutânea, intramuscular ou intravenosa, uma vez ao dia, por até duas semanas a critério do médico veterinário. Leia atentamente à bula.

catofos

Confira a linha Catofós B12 disponível no site da Agroline

Quando usar Catofós B12?

Confinamento

É altamente recomendado na entrada do confiamento, pois aumenta o apetite e a conversão alimentar, melhora o sistema imunológico e diminui o estresse.

Recria de gado de corte

A aplicação no desmame de bovinos de corte promove o ganho significativo de peso. O ganho médio diário nos primeiros 30 dias após a aplicação chega ser superior a 150g em comparação ao grupo de animais não tratados.

Recria de bezerras leiteiras

A aplicação em bezerras de raças leiteiras promove a aceleração do seu desenvolvimento devido a diminuição do estresse e aumento do apetite.

Inseminação artificial

A combinação do Catofós B12 com o GnRh na inseminação artificial aumenta a possibilidade de sucesso do procedimento, garantindo a melhora de até 35%  nas taxas de prenhez. Garante o aumento da eficiência genética, proporcionando melhores condições para formação, maturação, liberação e implantação do óvulo.

Antes de realizar qualquer tratamento, leia atentamente à bula e consulte o médico veterinário de sua confiança.