A homeopatia veterinária é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e vem crescendo anualmente no Brasil. Os principais objetivos desse tipo de medicação são promover maior qualidade de vida e bem-estar aos animais.

Diferente da medicina tradicional, a homeopatia veterinária trata problemas físicos e comportamentais dos animais. Ela tem como intuito tratar o organismo como um todo, não por partes ou sintomas.

Como terapia principal, a homeopatia veterinária é muito eficiente em casos de alergias e coceiras, por exemplo. Contudo, é muito eficiente como tratamento auxiliar em casos de diarreia e vômito.

Continue a leitura e entenda como a homeopatia veterinária pode ajudar os animais da sua propriedade!

Homeopatia para animais de grande porte

O tratamento homeopático em gado e animais de grande porte não é tão popular. Contudo, a prática vem ganhando força, principalmente, na intenção dos produtores de fornecer alimentos com características puras e naturais, sem a influência de produtos químicos e resíduos.

A homeopatia veterinária deve ser utilizada como técnica terapêutica na prevenção de doenças. Isto é, como estímulo para o sistema imunológico e como recurso para promover o equilíbrio energético do animal.

Apesar dos benefícios, ainda existem produtores e tutores que duvidam da eficácia dos tratamentos veterinários homeopáticos, por conta do efeito placebo. Contudo, como aponta o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, a homeopatia pode melhorar o bem-estar em diversos animais.

pecuarista ordenha sua vaca

Homeopatia veterinária: uma nova visão do mercado

A homeopatia veterinária vem crescendo a cada ano, pois o mercado consumidor está mudando seus hábitos de consumo e sua relação com os responsáveis pelos produtos que compram. Isso impacta diretamente a produção de carne e derivados de animais.

Entender que, tratamentos mais naturais, não tão invasivos aos animais são pontos positivos e benéficos não só para o comércio da produção. Outro ponto positivo é uma harmonia maior em todo o processo de produção, desde a criação e alimentação dos animais é um ponto-chave para ter resultados com homeopatia para o gado de leite e de corte.

Informações como essa abrem portas para novos consumidores que fazem suas escolhas baseados em princípios e valores de produção e consumo.

Vantagens do tratamento veterinário homeopático

Uma das maiores vantagens do tratamento veterinário homeopático é a facilidade em ministrar a medicação. Tanto em pets, quanto para animais de grande porte, é sempre difícil ministrar medicamentos via oral, e até injetáveis, às vezes.

A homeopatia não tem esse problema, muitos medicamentos são em forma líquida e podem ser diluídos na água que o animal costuma beber, ou vêm em glóbulos de açúcar muito palatáveis, reduzindo drasticamente a rejeição.

Outra vantagem são os custos de produtos terapêuticos veterinários, bem menores. Além disso, muitos medicamentos vêm formulados para combater e prevenir diversos sintomas em um mesmo composto, dependendo dos problemas do animal.

Como usar homeopatia para tratar vários animais

A homeopatia trata cada organismo como único, respeitando as particularidades de cada um e buscando a cura para o todo e não apenas a patologia em si.

No caso de rebanhos, o tratamento é feito considerando o grupo todo como um único indivíduo, levando em conta também aspectos como temperamento, raça, localização etc.

Segundo estudo feito pela Embrapa, as vantagens da utilização de tratamento homeopático nos rebanhos incluem:

  • Equilíbrio animal: especialmente para animais que vivem em confinamento, a terapia homeopática alivia os sintomas de stress e proporciona o bem-estar animal, condição primordial para a saúde do rebanho;
  • Facilidade de administração: a medicação homeopática é ministrada via oral, podendo ser diluída ou misturada na água, ração ou sal do rebanho;
  • Inexistência de resíduos: os medicamentos homeopáticos não apresentam resíduos, sendo amplamente utilizados em modelos orgânicos de produção.
  • Ausência de contaminação do meio ambiente: Ao contrário de medicamentos alopáticos e produtos de higienização com compostos químicos, a homeopatia não contamina a água, as plantas e nem o solo.

Os principais distúrbios tratados com homeopatia em rebanhos

Existem alguns distúrbios que por anos foram amplamente combatidos com medicamentos homeopáticos na região central do Brasil, resultando em grande eficácia de resultados:

Stress de desmama

Os novilhos, ao serem separados da mãe, apresentam redução de peso e ficam mais vulneráveis a doenças, devido ao stress da separação. As vacas também ficam estressadas, procurando constantemente pela cria, alimentando-se mal e mugindo.

A terapia homeopática reduziu consideravelmente os sintomas da separação, promovendo maior bem-estar e qualidade de vida aos animais

Sodomia

Essa condição clínica aparece quando machos não castrados são acomodados juntos em confinamento. Com altas taxas de hormônios sexuais e muito estressados, os touros apresentam comportamento insistente de cobertura, escolhendo um animal para ser coberto pelos outros.

Esse comportamento leva ao gasto excessivo de energia, a traumatismos e à inapetência, dificultando o ganho de peso.

Ectoparasitas

A homeopatia veterinária auxilia na resolução de problemas de controle de ectoparasitas como bernes, piolhos, moscas do chifre e carrapatos.

Além de exterminar os parasitas, a homeopatia não agride o meio ambiente. Afinal, não usa componentes químicos como os parasiticidas comumente usados nos rebanhos e fornece uma carne sem resíduos tóxicos para a alimentação humana.

Homeopatia e bem-estar animal

Analisando todas as vantagens da homeopatia veterinária, é possível constatar que a qualidade de vida dos animais está diretamente ligada à qualidade de vida dos seres humanos.

Seja por saber que o seu pet ou seu rebanho está mais feliz e saudável, ou por sentir que o seu próprio organismo não está tão intoxicado pelo consumo de carne orgânica, a homeopatia consegue promover o bem-estar animal. Ou ainda, como gostava de dizer o criador da Homeopatia, Samuel Hahnemann, a homeopatia é a verdadeira “Arte de curar”.

Por aqui no blog da Agroline você encontra diversos conteúdos que te ajudam no manejo. Por exemplo, veja como tratar a mastite bovina de forma eficiente!