Quando o animal começa a mancar e a andar com dificuldade é sinal de que está com algum problema no casco, que pode ser pododermatite, também conhecida como friera, uma infecção bacteriana que afeta a região interdigital dos cascos e tecidos subjacentes. Se olhar o casco do animal verá uma lesão aberta.

A pododermatite ocorre com mais frequência no gado leiteiro da região sul do país, principalmente em períodos chuvosos.

Sintomas

O principal sintoma é a dificuldade de andar e manter-se em pé. O animal começa a ficar quase sempre deitado e se alimenta mal.

Prevenção

– É importante fazer higienização de todo o ambiente que o animal tem contato. Se tiver muita matéria orgânica no pasto, faça uma limpeza para evitar o contato das fezes com a pele dos cascos dos bovinos

– Mantenha uma dieta balanceada em volumoso, concentrado e sais minerais que melhoram a qualidade de imunização dos animais

ProdutosVeterinários90

– A limpeza dos cascos diminui em até 90% os problemas com esta doença. Chame um profissional para fazer o casqueamento ou você mesmo pode aprender e fazer de maneira rotineira. O meio do casco deve estar sempre limpo para que não haja acúmulo de matéria orgânica entre os dígitos

Tratamento da pododermatitite

Consulte sempre o médico veterinário para avaliar a gravidade da doença e passar o melhor tratamento.  Geralmente, são feitos pedilúvio, antibióticos e limpeza da região afetada.

O pedilúvio é um represamento de água com produtos antissépticos feito para banhar os pés dos animais. Pode ser uma solução de sulfato de cobre 5% ou sulfato de zinco a 10% ou formol a 5%. Os animais devem passar por esse represamento como medida preventiva.

tratamento-pododermatite
Pedilúvio para tratar pododermatite

Após o pedilúvio, limpe o local com uma solução antisséptica. Uma vez limpo, passe um spray com antibiótico na lesão pelo menos duas vezes por dia. Também pode ser necessário aplicar um antibiótico receitado pelo veterinário.

borgal
O antobiótico Borgal pode ser usado no tratamento de pododermatite

Se o tratamento for seguido à risca, o animal não apresentará mais manqueira a partir de 3 dias. Entre 5 e 7 dias, a lesão deve estar curada.

Como a frieira pode ser transmitida de um animal para outro, é necessário isolar o animal doente.

Veja também: Borgal: Conheça suas vantagens

Foto de destaque: marega podologia animal