A Hipocalcemia é uma doença que atinge bovinos de diversas raças, onde o nível de cálcio presente no sangue do animal pode abaixar excessivamente, causando sérios problemas de saúde. Sendo assim, ela é uma doença metabólica e geralmente acomete animais saudáveis, principalmente, vacas-leiteiras.

É comum aparecer no início da lactação e, em alguns casos, 72 horas após o parto da vaca. Mas afinal, como identificar essa doença? Quais são os principais sintomas? Como é feito o tratamento? Essas são algumas das perguntas que responderemos no texto de hoje. Continue a leitura e confira!

Confira: Vitaminas para gado: um guia para saúde do rebanho.

O que é Hipocalcemia em vacas?

A, também conhecida como febre do leite, é uma comorbidade que ocorre em vacas que acabaram de ganhar um bezerro. A falta de cálcio no metabolismo do animal faz com que ele sinta dificuldades para se movimentar e em muitos casos fique deitado o dia todo.

Essa falta de cálcio se dá pela alta demanda que a vaca precisa ter para receber o bezerro. Além disso, a glândula mamária e as alterações que ocorrem no bovino fazem com que o seu metabolismo não trabalhe da melhor maneira possível, desregulando os seus nutrientes.

vacas na lama com bizerro que acabou de criar

Por quanto tempo ocorre a Hipocalcemia?

De modo geral, a glândula mamária e as mudanças fisiológicas ocorrem em um período curto, onde o metabolismo do animal não consegue realizar a manutenção adequada dos níveis de nutrientes.

O cálcio tem papel fundamental para o bem-estar animal e está ligado de maneira direta aos processos fisiológicos dos bovinos. Resumidamente, o composto atua de maneira direta e indireta na transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular, no bom funcionamento do sistema imunológico, e ainda auxilia a vaca na preparação para lactação.

A hipocalcemia pós-parto pode estar correlacionada com a idade do animal, já que essa doença acomete principalmente vacas que estão passando pela 3ª lactação. A ocorrência na 1ª lactação é bastante incomum.

Outro fator importante é a raça do bovino, algumas têm mais predisposição que outras. As mais comuns são: Norwegian, Swedish Red e White, Channel Island e as vacas Jersey. Segundo estudos, essa ultima possui 15% menos receptores para vitamina D no intestino quando comparadas às vacas da raça holandesa, dificultando a absorção do cálcio após o parto.

vacas holandesas comendo

Quais são os sintomas da Hipocalcemia?

Os sintomas da doença podem ser observados conforme a gravidade da deficiência de cálcio que o animal apresenta. De maneira geral, a doença pode ser identificada quando a vaca apresenta menos de 8,5 mg/dl de cálcio no sangue. Confira os 3 estágios da doença:

vaca gravida em um pasto aberto

  1. Entre 8,5 a 5,5 mg/dl: de risco leve e moderado, o animal pode apresentar dificuldades para se movimentar, taquicardia, falta de apetite e sinais súbitos e de curta duração.
  2. Entre 5,4 a 4 mg/dl: apresenta riscos mais elevados para a saúde do animal, pode ter hipotermia, paralisia flácida e depressão da consciência.
  3. Menor que 4 mg/dl: com risco de morte, a vaca só fica deitada e não consegue levantar e muitas entram em estado de coma. Nesse estágio o animal tem grandes chances de óbito.

O que causa a hipocalcemia em bovinos?

Segundo estudos, a hipomagnesemia é uma das principais causas da hipocalcemia em bovinos. Esta, está presente entre 70 a 80% dos casos. Enquanto isso, o restante dessa porcentagem (entre 20 a 30%) ocorre devido à paralisia mecânica e/ou casos onde o animal teve contato com exo e endotóxicos.

O cálcio é regulado por diversos hormônios, um dos principais é chamado de paratormônio (PTH), sendo responsável por regular a reabsorção de cálcio no sistema renal. Durante a gestação, o animal não precisa de muito cálcio em sua dieta, no entanto, é comum que algumas propriedades ofereçam uma alimentação rica no mineral.

Quando a vaca parir, a quantidade de cálcio necessária para a formação de colostro é maior que a quantidade existente no sangue do bovino. Todo esse período é chamado de período de transição, onde o animal enfrenta a doença.

Como tratar vaca Descalcificada?

O tratamento é feito com a utilização de cálcio pela via endovenosa, onde pode ser administrado até 1 litro do mineral. O tratamento em todos os casos deve ser desenvolvido por profissionais que tenham conhecimento na área.

Fora isso, também existe a possibilidade de aplicar uma certa quantidade por meio da via subcutânea.

Como prevenir a Hipocalcemia?

Sem dúvidas, prevenir é o melhor caminho para evitar essa doença nos seus animais. A principal maneira para fazer isso é reduzir o fornecimento de cálcio para as vacas antes do parto. Já a outra é trabalhar introduzindo uma dieta aniônica ou uma suplementação bovina no pré-parto.

As dietas aniônicas são compostos acidogênicos, responsáveis por diminuir o nível de pH do sangue e estimular a ação do paratormônio (PTH).

O principal objetivo dessas ações preventivas é o de manter a quantidade ideal de cálcio circulante, que posteriormente vai auxiliar a vaca durante o período pré-parto, reduzindo drasticamente as chances dos animais serem acometidos por essa doença.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a doença Hipocalcemia, que pode causar inúmeras complicações para a saúde do animal, bem como refletir em prejuízos para a sua produção.

Continue acompanhando os textos da Agroline e fique por dentro de diversos assuntos sobre o mundo da pecuária. Falando nisso, você também pode se interessar por: Intoxicação por ureia em ruminantes: saiba como tratar.

Até mais!