A febre aftosa é um mal que atinge rebanhos em todo o país. Em alguns estados, como Santa Catarina, a doença já foi erradicada, graças à vacinação. Ainda assim, é fundamental que os pecuaristas cuidem do rebanho para que nenhum animal seja prejudicado.

Por ser uma doença relativamente comum, a febre aftosa pode gerar dúvidas em pecuaristas e no consumidor final. Dessa maneira, preparamos um conteúdo com as 13 perguntas mais frequentes sobre essa doença. Então, envie este texto para outra pessoa que também tem dúvidas sobre essa condição.

Antes de continuarmos, vale lembrar que as informações daqui foram adaptadas de um documento do Ministério da Agricultura e de outras fontes — que serão citadas ao longo do post, quando for necessário. OK? Sem mais delongas, continue a leitura!

1. O que é febre aftosa?

Febre aftosa é uma doença infecciosa causada por sete tipos de vírus diferentes. Ela pode causar febre e depois há o surgimento de aftas na boca. Essa condição é comum em animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.

Ao longo deste texto você entenderá mais sobre os animais atingidos pela doença, a transmissão e muito mais. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas.

2. Como a febre aftosa é transmitida?

A transmissão da febre aftosa acontece por meio do contato direto e indireto com o vírus através de vias diretas (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indiretas (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal).

Durante o pico da doença, o vírus está presente no sangue. Além disso, animais infectados começam a transmitir e excretar o agente poucos dias antes dos surgimentos dos primeiros sintomas.

3. Os humanos podem contrair Febre Aftosa?

Os casos de febre aftosa em seres humanos são raríssimos, por ser considerada uma zoonose, como mostra um artigo da Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. Nessas situações, os sintomas são leves e similares à gripe com algumas aftas.

Apesar disso, a doença não apresenta implicações na alimentação humana.

4. Quem pega febre aftosa?

Os animais mais afetados pela febre aftosa são aqueles com casco fendido. Como gado leiteiro e de corte, ovinos, suínos e caprinos. Além disso, outras espécies com a mesma característica também podem ser atingidos pela doença.

Entre eles é possível citar: camelos, lhamas, alpacas, guanacos, vicunhas, capivaras e elefantes. Todos eles têm casco fendido e podem ser acometidos pela aftosa, caso entrem em contato com o vírus.

5. O que provoca febre aftosa?

A febre aftosa é provocada por sete tipos de vírus principais. Cada um deles têm subtipos. O período de incubação — tempo entre o primeiro contato e o sintoma —, em geral, varia entre três e oito dias. Animais infectados por um vírus não ficam imunes às outras variantes.

6. Qual é o vírus da febre aftosa?

Os sete tipos principais de vírus da febre aftosa são: O, A, C, SAT. 1, SAT. 2, SAT. 3 e Ásia 1. Há outras variantes, porém, não são tão comuns e podem ser determinadas apenas com exames laboratoriais.

7. Qual o nome da vacina contra febre aftosa?

O nome é vacina bivalente contra febre aftosa. Ela deve ser aplicada conforme o calendário de vacinação elaborado pelo Ministério da Agricultura, no Plano Nacional Estratégico contra a Febre Aftosa.

8. Onde comprar vacina contra febre aftosa?

Revendedores autorizados e lojas de confiança e tradição como a Agroline são os melhores lugares para comprar vacina contra febre aftosa. Na nossa loja online você compra pelo melhor preço e ganha bonificações, conforme as condições vigentes.

Lembre-se de vacinar seu rebanho do mamando até o caducando, ou seja, dos mais novos aos mais velhos!

9. Quantas doses tem a vacina contra febre aftosa?

A vacina da febre aftosa tem duas doses, conforme é aprovado pelo Ministério da Agricultura. Em maio são vacinados bovinos e búfalos com até 24 meses. Em novembro, todos os demais exemplares devem receber a dose preventiva. Em ambos os casos, desde maio de 2019, isso acontece em doses de 2 ml.

Temos um post com tudo que você precisa saber sobre a doença e o calendário atualizado para este ano. Veja nosso guia completo sobre a febre aftosa e sua vacinação e proteja seu rebanho!

10. Quais os sintomas de febre aftosa?

Os principais sintomas clínicos de febre aftosa são: afta na boca e/ou nos pés dos animais. Veja uma lista com os principais sinais da doença em bovinos, caprinos, suínos e ovinos:

  • Febre;
  • Aftas nas bocas e/ou nos pés;
  • Inquietação;
  • Salivação excessiva;
  • Dificuldade para mastigar e engolir alimentos;
  • Tremores;
  • Queda na produção leiteira;
  • Dor ao ordenhar ou amamentar;
  • Isolamento;
  • Manqueira;
  • Aftas no focinho e na língua, em suínos.

11. Febre aftosa tem cura?

Não. Em geral, a doença desaparece entre duas e três semanas. Contudo, o sacrifício sanitário é a melhor forma de evitar a difusão da doença.

Continue a leitura para entender melhor como deve ser o controle da doença!

12. Quais os efeitos da febre aftosa?

O principal efeito da febre aftosa é comercial, já que a doença é fatal apenas em animais muito jovens. Em geral, há queda na qualidade do leite e em sua produção. Além disso, devido à alta transmissão, há risco do isolamento dos mercados pecuários de municípios, estados e países.

13. Como a febre aftosa é controlada?

O controle padrão básico da febre aftosa é o sacrifício de animais doentes. Além da eliminação das fontes de infecção e possível transmissão. Juntamente com métodos de identificação eficazes, a melhor forma de controle, contudo, é a vacinação.

Tirou todas as suas dúvidas sobre febre aftosa? Caso tenha alguma outra que não respondemos por aqui, pergunte nos comentários que um de nossos especialistas estará a postos. Além disso, você também pode entrar em contato conosco para questionamentos mais urgentes.

Além da febre aftosa, é importante proteger o seu rebanho de outros males. Por exemplo, o carrapato pode causar doenças e levar à morte de diversas cabeças de gado. Então, veja os melhores produtos para eliminar carrapato da sua propriedade!