Você sabia que a criação de gado está em terceiro no Valor Bruto da Produção Agropecuária no Brasil?

É isso mesmo, os rebanhos de bovinos são uma das maiores fontes de renda para o país, ficando somente atrás da soja e do milho. É isso o que relata os dados elaborados pelo Governo do Brasil.

Dessa forma, toda maneira de otimizar a agropecuária pode refletir em benefícios tanto para o produtor quanto para o país como um todo.

Pensando nisso, nós do Blog da Agroline resolvemos discorrer sobre uma dessas formas de otimização: o pastejo rotacionado. Se você gostaria de aplicar novas táticas ao seu pasto, continue a leitura!

Foto de gado no pasto

O que é pastejo rotacionado?

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) define o método como a técnica que utiliza, pelo menos, dois piquetes para alternar períodos de descanso e uso da pastagem bovina.

Fonte: Área do Piquete e Taxa de Lotação no Pastejo Rotacionado

Com ao menos duas áreas separadas, torna-se viável o sistema rotacionado. Quando o pasto for designado para alimentar os bovinos, o outro piquete estará se desenvolvendo com a rebrota da planta.

Para propriedades maiores, é possível dividi-las em mais piquetes – assim, a qualidade do solo aumentará equivalentemente.

Dessa forma, como mencionado pelo estudo “Manejo de Pastagens” publicado pela Universidade Estadual de Paulista, quanto mais o terreno passar por procedimentos de desenvolvimento, melhor será a qualidade da forragem que eclodirá no pasto.

foto aérea de bois brancos em um pasto

Confira também – Suplementação para gado de corte em pastagem é uma boa opção

Quais benefícios estão relacionados ao pastejo rotacionado?

De acordo com um artigo publicado pela Universidade Federal do Tocantins, as vantagens do pastejo rotacionado incluem:

Na área em uso:

  • Gerenciar o consumo das forragens;
  • Controlar a quantidade de animais dentro de cada cerco;
  • Reduzir perdas significativas de consumo, uma vez que o piquete desenvolverá de maneira uniforme;
  • Aprimorar o bem-estar do rebanho, pois é mais simples de identificar possíveis distúrbios em áreas controladas.

Na área em desuso:

  • Controlar a qualidade das forragens com procedimentos tóxicos, mas sem a chance causar danos ao animal;
  • Reduzir casos de pragas, como plantas invasoras ou até mesmo fungos, bactérias que podem afetar o pasto;
  • Cultivar a terra com os nutrientes necessários sem interrupções;
  • Elaborar um pasto com qualidade uniforme.

Percebe-se que não é só uma otimização da sua propriedade, uma vez que os animais alocados nos piquetes também são beneficiados por alimentos elaborados com mais qualidade.

Leia o artigo completo: Vantagens do manejo rotacionado na bovinocultura de corte

foto de bois olhando para a câmera em um pasto nublado

Quais as desvantagens do pastejo rotacionado?

A primeira desvantagem é a infraestrutura necessária para dividir a propriedade em diferentes piquetes. Afinal, não é só passar um arame pela fazenda.

Ao considerar o pastejo rotacionado, é instruído que o pecuarista faça um estudo prévio da produção de forragens da área. Limitar uma região com pouco volume forrageiro pode causar problemas com a demanda alimentícia do rebanho.

O segundo problema está relacionado com a má escolha dos materiais.

Para cercar a área, recomenda-se o uso de cercas elétricas, o que aumenta consideravelmente os custos com o método.

Por último, há o monitoramento. Pela área de criação ser reduzida, é imprescindível garantir a qualidade do solo e o bem-estar dos animais.

Então, é necessário oferecer boas condições ao rebanho, como alimentos de qualidade, condições físicas e químicas apropriadas do solo e higienização frequente. Caso contrário, a criação pode apresentar diversos problemas.

foto do rosto de um boi branco e marrom de perto

Essas informações foram retiradas de um folder publicado pela EMBRAPA.

Como aplicar o pastejo rotacionado?

Ao considerar a implantação do pastejo rotacionado, é necessário ter a definição de dois termos em mente: período de descanso e período de ocupação.

O material elaborado pela Embrapa que utilizamos para escrever sobre as desvantagens também discorre sobre o assunto, mencionando que:

  • O momento de descanso é o tempo que o piquete ficará sem animais. É importante saber que, quanto maior o nível de adubação, irrigação ou outros procedimentos semelhantes, menor deve ser o tempo de descanso da área.
  • A ocupação é o contrário: se refere ao tempo que terá animais alocados. Normalmente, para a pecuária leiteira é estabelecido 1 dia de ocupação, mas para os bovinos de corte esse tempo aumenta para 7 dias.

É importante mencionar que esses valores são estimados. Recomendamos que você consulte um especialista para analisar as particularidades do terreno e elaborar um plano de ação certeiro para a sua propriedade.

Dessa forma, as chances de otimizar a sua criação bovina com o pastejo rotativo são bem maiores.

foto com zoom e foco no nariz e boca de um boi malhado

Quantas cabeças de gado de corte por hectare em pastejo rotacionado?

Considerando uma pastagem rotacionada, irrigada, bem adubada e no verão, um hectare pode suportar 15 unidades de bovinos. Normalmente, um hectare suporta uma (1) unidade animal.

Ou seja, o método oferece uma vantagem considerável em relação a outros métodos de confinamento de gado e outros animais.

foto de boi marrom e branco comendo grama em um pasto ensolarado

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o método de pastejo rotacionado, te convidamos a continuar o aprendizado na produção bovina por meio do nosso post sobre as diferenças entre pecuária extensiva e intensiva. Boa leitura!