Imagem: Exame

A dieta do gado precisa ser equilibrada em nutrientes e fibras para que ele possa não apenas engordar, mas também produzir mais leite. Todavia, é preciso redobrar a atenção com o que os bovinos ingerem para evitar uma doença que pode ser fatal: o timpanismo ou meteorismo. Essa doença metabólica causa a distensão do rúmen e do retículo pelo acúmulo de gases da fermentação ruminal, que não conseguem ser expelidos de forma natural. O timpanismo tem como uma de suas causas o aumento da viscosidade do líquido intra-ruminal e faz com que as bolhas de gás fiquem presas por muito tempo no órgão, causando dor e desconforto.

A prevenção ainda é a melhor forma de combater o timpanismo. O aumento do volume ruminal, a distensão do flanco esquerdo, a respiração aumentada, protrusão da língua, salivação e extensão do pescoço são indícios de timpanismo e o diagnóstico por parte do Médico Veterinário, deverá levar em conta, além dos sintomas, o histórico alimentar do gado.

A Vétoquinol-FAGRA, multinacional veterinária do segmento de saúde animal, possui em seu portfólio um produto indicado para o tratamento do timpanismo. O Ruminol® é um medicamento cuja ação diminui a tensão superficial do conteúdo do rúmen, desfazendo as bolhas e espuma de gases, tanto nos casos agudos quanto nos casos crônicos. Comercializado em frascos de 100 ml, o medicamento é composto por solução de silicone a 30%, devendo ser administrado por via oral, puro ou diluído em água morna.

 

Aproveite os valores oferecidos pela Agroline, e inicie já o tratamento.

Fonte: EconomiaSC