Os animais ruminantes são aqueles que possuem a capacidade de ruminar: ato de regurgitação, remastigação e deglutição de alimentos absorvidos. Em outras palavras, eles podem se alimentar em pastagens, fenos, forragens e rações. Detalhe que: a alimentação feita com forragens e pasto são importantes para a microbiota estomacal e intestinal.

Na sua maioria, eles são animais de produção criados em diferentes tipos de pecuária no Brasil e no mundo, podendo produzir carne, leite, couro e outras matérias-primas. Sua criação é muito importante em áreas diferentes, seja no âmbito econômico, na geração de empregos e na produção de alimentos para toda população.

Hoje, você vai aprender mais informações sobre os ruminantes, como: quais são os animais que se encaixam nessa subordem, suas características, informações sobre a criação, alimentação, manejo e muito mais. Continue rolando a tela e confira o post completo!

Quais são os animais ruminantes?

Os principais animais que fazem parte dos ruminantes são: bovinos, cervos, camelos, ovinos e caprinos. Esses animais possuem características em comum, onde a principal é o ato de regurgitar e remastigar novamente o alimento para poder absorver todos os nutrientes.

A ruminação exerce um papel muito importante sobre a capacidade de ingestão desses animais. Se você é criador, estar atento a este comportamento dos animais é fundamental para garantir o bem-estar e saúde deles. Caso você esteja deixando esse processo de lado, é preciso analisá-lo com mais cuidados, independentemente da raça de gado ou do animal da sua fazenda/propriedade.

Características de um animal ruminante

Os animais que ficam constantemente mastigando apresentam um sistema digestório adaptado para digerir produtos de origem vegetal, ou seja, eles são herbívoros. Além do mais, criações ruminantes têm um sistema digestório que possui um estômago com 4 câmeras diferentes. Por conta disso, o processo de digestão é bem diferente, onde o alimento volta sendo mastigado mais de uma vez.

Para entender as diferentes características de um ruminante, precisamos dividir os assuntos em alguns tópicos. Confira a seguir:

Sistema digestório

O sistema digestório de ruminantes é definido pela faringe, boca, esôfago, abomaso, pré-estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus (sendo o pré-estômago composto por rúmen, retículo e omaso; e o abomaso por estômago verdadeiro ou glandular).

Saiba mais detalhes sobre as partes do sistema digestório de ruminantes:

  • Rúmen: os alimentos que chegam ao rúmen por meio da deglutição passam por um processo de fermentação. Esse processo é feito por microrganismos, (bactérias, protozoários e fungos) que degradam e digerem o alimento para as próximas etapas da digestão;
  • Retículo: agora, os pequenos pedaços de alimentos que sobraram na digestão voltam novamente a boca do animal para mastigação;
  • Omaso: aqui, é feito a absorção de todos os minerais e líquidos presentes no alimento em digestão;
  • Abomaso: os nutrientes são despedaçados em pequenos pedaços que facilitam a digestão. Essa ação é desencadeada pela presença de enzimas.

Leia também: Quais são os diferentes tipos de ordenha e como diferenciá-los? Confira!

Ruminação

O processo de ingestão, assim como em outros animais, começa pela boca. No entanto, a ruminação leva isso a outro patamar. Trata-se de regurgitar o alimento já processado novamente à boca, onde o animal mastiga novamente a fim de aumentar as partículas de alimento, aumentando a ação dos microrganismos no rúmen e a sua passagem para o restante do processo digestivo.

Para que esse procedimento aconteça, o animal precisa ter uma grande produção de saliva, que ajuda a fermentar a alimentação. É estimado que bovinos produzam cerca de 200 litros de saliva por dia. Justamente por isso, ter um capim para gado de boa qualidade faz toda diferença, afinal, aqueles que apresentam um nível maior de nutrientes e aumentam o desenvolvimento do animal.

Como funciona a criação de ruminantes?

Um dos aspectos mais importantes da criação de ruminantes é a escolha adequada das espécies. Entre os ruminantes mais comuns criados para fins de produção estão os bovinos, as ovelhas, as cabras e os cervos. Cada uma dessas espécies tem características distintas em termos de necessidades nutricionais, ambientais e de manejo, o que requer cuidados específicos por parte dos criadores.

animal ruminantes comendo

Confira mais informações:

Alimentação

Como explicado nos tópicos acima, a alimentação de ruminantes é composta por fibras, como capins, fenos e forragens. Além disso, criadores também podem oferecer vitaminas e outros suplementos alimentares para atender a necessidades específicas para a produção.

A tabela de ração para vaca-leiteira, por exemplo, é composta por objetivos específicos feitos para aumentar consideravelmente a produção de leite.

animais ruminates em bando comendo

Produção

Além da produção da carne e leite, os ruminantes também são conhecidos e valorizados por outros produtos que podem oferecer. As ovelhas podem produzir lã e as cabras, leite, por exemplo. Inclusive, a criação desses animais é considerada uma atividade rentável para a produção de diversos tipos de queijo.

Manejo

O manejo adequado dos ruminantes é de extrema importância por razões que afetam tanto a saúde e o bem-estar dos animais quanto a eficiência e a sustentabilidade da produção pecuária. Essa prática engloba alguns detalhes e cuidados que precisam andar em conjunto, confira:

  • Saúde animal: um bom manejo de ruminantes precisa ter práticas que proporcionem um ambiente seguro para a saúde do animal. Aqui, é preciso ter o cuidado de promover ações que envolvem vacinação, controle de alimentação, prevenção de doenças, entre outras medidas;
  • Eficiência de produção: trata-se de ações que buscam aumentar a produção. Isso envolve a aquisição de equipamentos de ordenha de última geração, manejo adequado dos alimentos, genética, reprodução, entre outros;
  • Bem-estar animal: animais bem cuidados podem aumentar a qualidade da produção. Oferecer alimentos de qualidade, alojamentos confortáveis, acesso à água fresca e um manejo gentil pode fazer muita diferença.

Os carrapatos em bovinos podem ser motivo de grande dor de cabeça entre criadores, afetando a saúde, bem-estar e até mesmo a eficiência de produção. Por isso, é preciso ter ações preventivas e medicamentos para tratar e evitar esse tipo de praga no rebanho. Saiba mais!


Continue navegando no blog da Agroline e saiba mais sobre os ruminantes. Aqui, você encontra dicas de produtos, manejo de pragas, inseminação artificial, dicas de manejo e muito mais.

Confira: 7 principais verminoses em bovinos para se atentar.

Até a próxima!