Em um meio protagonizado por homens, as mulheres vem se tornando cada vez mais presentes. Elas são veterinárias, técnicas agrícolas, pecuaristas, cooperativistas. A mulher no agronegócio está conquistando seu espaço, e de acordo com o Censo Rural do IBGE, hoje elas ocupam cerca de 30% dos cargos de comando no campo.

 Muitas mulheres se identificam com a realidade do campo. Antigamente, elas não assumiam cargos de liderança e ficavam com papéis secundários nas fazendas. Hoje, estão em busca de especializações e se tornam profissionais capacitadas.

A jornada da mulher no agronegócio vai muito além da profissionalização. Elas enfrentam o preconceito e precisam trabalhar o dobro para conquistarem respeito. Ao se unirem, elas se tornam mais fortes e vão garantindo a representatividade feminina em vários cenários.

Conheça algumas mulheres de destaque no agronegócio

Núcleo Feminino da Pecuária Goiana

O núcleo é composto por cerca de 120 mulheres que trabalham com atividades pecuárias no estado de Goiás. Com o apoio da  Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG, Goiânia/GO), o grupo se reúne mensalmente para discutir o futuro das pecuaristas, trocar experiências e promover a presença feminina no agronegócio.

Núcleo Feminino do Agronegócio

O NFA é formado atualmente por 21 mulheres no ramo do agronegócio. São Zootecnistas, Eng. Agrônomas, Médicas Veterinárias, Médicas, Advogadas, Psicólogas, Sociólogas, Economistas e Administradoras de empresas de 11 diferentes estados. Elas também se reúnem para fortalecer os processos dentro das propriedades rurais, e buscar soluções, juntas, para os desafios diários do meio agropecuário.

A presidente do núcleo, Carmen Perez, é uma pecuarista referência entre as mulheres do campo, e respeitada no trabalho com o manejo de gado e bem-estar animal.

Agro Mulher

Com o objetivo de levar informação e promover o crescimento profissional das mulheres no campo, o portal www.agromulher.com.br divulga conteúdos técnicos e apresenta diversas mulheres que são modelo de sucesso no agronegócio.

Além de incentivar o emponderamento da mulher no agronegócio, o Agro Mulher também promove cursos e workshops e palestras.

Congresso Nacional das Mulheres no Agro

O 3º Congresso Nacional das Mulheres no Agro acontece em outubro de 2018. O tema desse ano foca no futuro do agronegócio. O Congresso prioriza a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio. Sempre com foco no papel da Mulher no Agronegócio Brasileiro.

muulher-no-agronegócio

Pesquisa mostra perfil da mulher no agronegócio

Escolaridade alta, independência financeira, abertura à inovação, visão ampla do negócio, comunicativas. Essas são algumas características da mulher no agronegócio brasileiro. Segundo pesquisa realizada pela Fran6, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e PwC.  Mais de 300 mulheres foram entrevistadas de novembro de 2015 a abril de 2016 de todas as regiões brasileiras, especialmente do Sudeste (74%), do Centro-Oeste e do Sul.

Confira mais alguns dados sobre a mulher no agronegócio

– 57% participam ativamente de sindicatos e associações rurais

– 2/3 são casadas

– 88% são independentes financeiramente

– 60% possuem ensino superior completo

– 55% acessam a internet diariamente

– 14% contribuem mais em casa que o parceiro

Além disso, 42,4% participam da renda familiar no campo frente a 40,7% que vivem na cidade. A maioria das mulheres dirigentes está na agricultura (42%), seguida pela pecuária (20%) e outras atividades relacionadas ao agro (agroindústria e setor de insumos).

Apesar do aumento de sua participação, 67% das mulheres do agro não sentem que o espaço dado a elas seja igual ao dos homens. Além disso, a pesquisa revela que 71% das entrevistadas já enfrentaram problemas na liderança rural.

Uma das principais reclamações é não serem levadas a sério pelos seus funcionários (43%). Elas também encontram resistência da família ao se interessar pelo negócio (41%). Além de dificuldade em ter um relacionamento estável pelo fato de ser trabalhadora (24%).