Quem tem um cãozinho sabe que os pets precisam de muito carinho e cuidados especiais. No momento em que você compra ou adota um animal, deve estar ciente que se responsabiliza pela saúde dele. Por isso é muito importante dar os medicamentos e as vacinas necessárias, além de conhecer as quais principais doenças em cães e ficar atento aos seus sintomas.

10 principais doenças em cães

Otite

A Otite é uma inflamação nos ouvidos dos cães, que pode ser causada por vários fatores como fungos, bactérias ou parasitas. É uma das doenças em cães mais comuns e afetam principalmente os animais com as “orelhas caídas” devido a maior dificuldade de limpeza e a anatomia que facilita na proliferação de bactérias e fungos.

Entre os sintomas estão a coceira e dor intensa nas orelhas, secreções e pus, inchaço, vermelhidão ou criação de crostas no ouvido e mudança de comportamento devido às fortes dores.

Para prevenir a otite é importante tomar cuidado na hora de dar banho, e limpar bem as orelhas do seu cão. Veja alguns medicamentos que podem te ajudar a prevenir e tratar a otite.

doenças-em-cães-01doenças-em-cães-04

doenças-em-cães-03 doenças-em-cães-02

Insuficiência renal

As doenças renais são comuns, principalmente entre os animais mais velhos. As causas da doença nos rins podem ser variadas como inflamações, infecções, reações tóxicas, doenças autoimunes, pré-disposição genética ou até em razão da própria idade avançada.

Entre os sintomas, deve se observar o se o animal parou de fazer xixi, ou se está urinando demais, se a urina apresenta sangue, se o cão está com diarreia ou vomitando, se está parecendo depressivo e também se bebe pouca água. A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda, por isso é importante consultar um veterinário para diagnosticar o seu cachorro. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para o tratamento.

pró-rim-real-h-homeopático-2

O Pró-rim é um produto homeopático recomendado para prevenção e tratamento dos problemas renais: inflamações (nefrites) e degenerações (nefroses) agudas e crônicas dos rins em cães e gatos. Veja no nosso site.

Sarna

A escabiose, ou sarna como é chamada popularmente, é uma doença causada por um parasita, um tipo de ácaro. Como os ácaros são invisíveis e estão em todos os lugares, é preciso tomar cuidados e estar sempre atento, para que o seu cãozinho não sofra com a doença.

Saiba mais: Sarna canina, entenda o que é e como tratar.

Diabetes canina

Não são apenas os humanos que sofrem com a diabetes, ela também é uma das doenças em cães. A sua causa pode ser variada, e está relacionada a outras doenças que afetam o pâncreas, mas o principal fator que leva à diabetes canina é a pré-disposição genética.

Além de mudanças no sistema urinário e a mudança na alimentação, um dos principais indícios da doença é o desenvolvimento da catarata ou perda de visão.

Quando diagnosticado, o animal passa por um tratamento, com insulina, alimentação balanceada e exercícios físicos.

Obesidade

A obesidade canina é uma doença relacionada à quantidade de gordura corporal do animal. Ela oferece um grande risco à saúde dos cães, que podem desenvolver outras doenças.

Saiba tudo sobre a obesidade em cães e como evitar, clicando aqui.

Leishmaniose

Uma das mais comuns doenças em cães, a leishmaniose chama atenção pela quantidade de casos registrados anualmente em todo o Brasil. É uma doença causada por um protozoário, transmitida pela picado do mosquito palha.

O primeiro sintoma da doença é a perda de pelo. Em casos avançados, o animal ainda perde muito peso, até ficar anêmico. Saiba como proteger seu cão da leishmaniose, clique aqui.

Doença do carrapato

A erlichiose, mais conhecida como doença do carrapato, é uma infecção transmitida através da picada do carrapato. Ela ataca os glóbulos brancos do sangue do cão. Ela pode ser apresentada em três estados, a fase aguda, a subclínica e a crônica.

Leia mais: Sintomas e tratamentos para a doença do carrapato. 

Para prevenir a doença do carrapato, é preciso acabar com o parasita. Veja alguns medicamentos que podem te ajudar:

paracanis-real-h-homeopático-2

doenças-em-cães-05

 

 

 

 

 

Giardia

A giardia ou giardíase é uma zoonose causada por um protozoário que vive no intestino grosso dos animais infectados. A transmissão acontece quando o cão tem contato com as fezes de um outro animal já infectado.

O principal indícios da doença é a diarreia com a presença de muco e sangue nas fezes.  Entre os sintomas estão as dores abdominais, vômito, mudança nos hábitos alimentares. Pode desencadear também a perda de peso e depressão.

O tratamento é feito com antibióticos e vermífugos. Procure um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

 

doenças-em-cães-06Raiva

A raiva é uma zoonose que preocupa muito. Caracterizada pela mudança de comportamento do animal, os principais sintomas são a salivação excessiva, a agressividade e também paralisia do cão. A transmissão é através da saliva de um animal já infectado, por lambidas ou mordidas, pode ser outro cão, gato ou até morcego.

Depois de infectado, o vírus se espalha por todo o sistema nervoso do animal. Os sintomas surgem depois de cerca de 10 a 60 dias. A doença não tem cura e é fatal.

Existem três tipos de raiva, a furiosa, a muda e a intestinal.  A furiosa é a mais comum, em que o animal tem paralisias, convulsões e se torna agressivo. Já na raiva muda, o animal se torna apático e para de comer e beber água. A raiva intestinal é mais rara e mais rápida, apresenta outros sintomas, o animal tem cólicas e vômitos frequentes até falecer.

É muito importante manter em dia a vacinação dos seus animais.

Displasia

A displasia coxofemural é um transtorno na formação e desenvolvimento da articulação, não permitindo que ocorra um encaixe adequado entre a bacia e o fêmur. A doença causa dificuldade para se movimentar, dor e fraqueza nos membros afetados, e atrofia muscular.

Os animais mais suscetíveis são os de grande porte e de crescimento rápida, e afeta os cães ainda jovens.

displasia-real-h-homeopático-2

O medicamento homeopático da Homeo Pet trata e previne Displasia Coxofemoral, doença que acomete os cães de todas as raças, sobretudo as de grande porte como: Rottweiler, Pastor Alemão, Labrador Retriever e está disponível no site da Agroline.