Muitas vezes o gado sofre de diarreia. Saber avaliar suas fezes é fundamental para o tratamento. O problema, normalmente, é evidenciado por uma mudança no caráter das fezes que ficam mais aquosas e soltas. Existem muitas razões pelas quais um animal fique com diarreia. É importante caracterizar a consistência e a cor das fezes ao decidir como tratar o problema.
A infecção com coccidia é uma causa comum de diarreia sangrenta. O estresse do transporte, mudanças na dieta, processamento e mistura com novos animais podem ser suficientem para provocar coccidiose clínica. Um coccidiostático deve ser incorporado na ração. Pode ser necessário tratar animais individuais que apresentem sinais graves.
A infestação de vermes também pode resultar em diarreia, que pode ser ligeiramente solta, aquosa e apresentar cor normal. Esta condição é tratada facilmente durante o processamento usando um agente de desparasitação eficaz.
Alterações abruptas na alimentação, como introduzir demasiado grão muito rapidamente ou colocar o gado para fora em pastagem exuberante pode causar diarreia. No segundo caso, a diarreia pode ser solta e verde. É importante introduzir gradualmente o gado em concentrados e suplementos. Também pode haver problemas com inchaço. Se houver inchaço, reduza o nível de alimentação e ofereça feno.
O gado também pode ter diarreia com uma infecção por Salmonella. A diarreia é geralmente amarela e tem um cheiro ruim. Pode haver muco e sangue nas fezes. Os animais, normalmente, ficam deprimidos e podem ou não ter febre. A única maneira de diagnosticar Salmonella com confiança é através de uma cultura bacteriana. Um teste para determinar a sensibilidade aos antibióticos também deve ser executado para determinar qual usar.
Lembre-se: o gado com diarreia devem ter acesso a água limpa. Consulte o seu veterinário para recomendações.
Confira também: Diarreia em cavalos: causas, sintomas e tratamento
Foto de destaque: Anup Shah/Digital Vision/Getty Images
19 comentários
São tantas marcas de medicamentos para diarréia em bovinos que o pecuarista fica perdido. Só uma análise criteriosa de um veterinário para dar um tiro certeiro.
O pecuarista que já mexe bastante tempo com gado, a experiência e comparações com tratamentos anteriores , ajuda bastante!
otimo as dícas de cuidar dos animas.
Minha mãe estava com uma vaca que teve diarréia por vários dias, foi aplicado medicamento para verme, mas não resolveu. Essa vaca emagreceu muito é acabou morrendo. Qual seria o medicamento correto?
Olá, Telma, antes de qualquer tratamento é indicado consultar um médico veterinário para diagnosticar a causa da diarreia e do emagrecimento. Sugerimos que conte com a orientação do médico veterinário de sua confiança. Ficamos à disposição.
Estou com uma vaca que esta com diareia e prendendo perdendo peso,qual é o medicamento que devo usar?
Olá Davino,
A diarreia em bovinos pode ser ocasionada por diversos fatores como: estresse do transporte, mudanças na dieta, processamento e mistura com novos animais. Sugerimos que entre em contato com seu médico veterinário responsável para que ele realize a avaliação de seus animais e aplique o tratamento mais adequado.
Estamos a disposição.
Tenho uma vaca, anelorada, que ainda novilha apresentou uma diarreia muito forte. Aplicamos vários medicamentos administrados pelo médico veterinário, melhorou mas nunca ficou totalmente curada. Já pariu há mais de sete meses, mais nunca fica sem diarreia. Não sei mais o que fazer. Tens alguma sugestão?
Ola Nelson,
O recomendado é que o médico veterinário faça uma avaliação mais profunda no animal para poder auxilia-lo no melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Boa noite Nelson,
Sou Olavo Paschoal, técnico em Agropecuária, sou extensionista, dou assistência técnica no campo. De um modo geral os produtores rurais não seguem direito o manejo sanitário , ou seja, as vacinas, os vermífugos,sal mineral, etc. de seu rebanho e muitas vezes os animais passam de uma categoria para outra sem receber esse tratamento. Ex, A falta de aplicação de vermífugo em animais jovens, os vermes destroem a parede do intestino delgado onde são absorvido os nutrientes dos alimentos . e quando danificados, absorvem pouco ou quase nada desses alimentos ingeridos. Consequentemente esses animais terão distúrbios no sistema digestivo . Um dos tratamentos utilizados seria a reposição da flora intestinal, pois ficam predisposto a pouca bactéria ruminal. Utilizar pré-bióticos, probióticos na mistura da ração ou aplicados diretamente por via oral.
Espero ter ajudado na explanação desse problema
Obrigado
Eu estou com um touro nelore po de 4 anos, ele esteve na monta este ano e a 30 dias ta fora das vacas. Está junto com outros touros, os outros tão engordando e ele ficou um pouco pra trás. Agora apareceu com a bunda suja e está um pouco fino. Boi muito calmo. Quando tirei das vacas apliquei vermifogo. Alguém poderia me dar um parecer?
Ola Divino,
A diarreia pode surgir por diversas razões, pedimos por gentileza que o senhor consulte um médico veterinário para poder fazer uma análise em seu animal e auxilia-lo no melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Tenho uma vaca aqui girolando , está com uma diarréia muito e com a garganta inchada ,já tem três dias que está deitada ,o médico veterinário mim receitou Dorax ivermectina , ou bosa iodo , podeira ser verme ou falta de iodo , e um Catosal B 12 ,já tem 4 dias de aplicado não vi muita melhora !
Olá Saul Torres,
Para a segurança de seu animal, por gentileza consulte seu médico veterinário de confiança para que ele avalie o estado da vaca e receite o melhor tratamento para os sintomas apresentados.
Estamos a disposição.
Estou com uma vaca aqui que pariu recentemente e do nada começou a defecar água pura, secou o leite totalmente, não come nada. Fiz aplicação de cálcio, antibiótico a base de enrofloxacino. Percebi que a as fezes melhoraram um pouco mais ainda está líquida e ela não está urinando. Alguém sabe que doença é essa?
Olá Fábio Brambatti,
Os sintomas podem estar ligados a uma serie de doenças ou mudanças abruptas na alimentação. Para a segurança de seu animal por gentileza entre em contato com um médico veterinário de confiança para que ele avalie e medique o animal de forma correta.
Estamos a disposição.
Olá tenho um boi de umas 10@ e eles não está querendo comer, come muito pouco, já faz uns 2 dias e agora está com diarreia, oque pode ser e oque fazer ?
Olá Tiago,
A diarreia em bovinos podem ser ocasionadas por diversos fatores, para a segurança de seu animal por gentileza entre em contato com um médico veterinário para que ele avalie a condição do animal e prescreva o melhor tratamento.
Estamos a disposição.
ola nn meu contato 48 996077677.. tenho problema com um vaca… ja estou medicando faz quase 60 dias,, e a diarreia nao para.
grato..
Olá Reginaldo,
Muitas vezes o gado sofre de diarreia. Saber avaliar suas fezes é fundamental para o tratamento. O problema, normalmente, é evidenciado por uma mudança no caráter das fezes que ficam mais aquosas e soltas. Existem muitas razões pelas quais um animal fique com diarreia. É importante caracterizar a consistência e a cor das fezes ao decidir como tratar o problema.
infecção com coccidia é uma causa comum de diarreia sangrenta. O estresse do transporte, mudanças na dieta, processamento e mistura com novos animais podem ser suficientem para provocar coccidiose clínicaA infestação de vermes também pode resultar em diarreia, que pode ser ligeiramente solta, aquosa e apresentar cor normal.
Alterações abruptas na alimentação, como introduzir demasiado grão muito rapidamente ou colocar o gado para fora em pastagem exuberante pode causar diarreia. No segundo caso, a diarreia pode ser solta e verde.
O gado também pode ter diarreia com uma infecção por Salmonella.
Em nosso site o senhor encontra algum dos produtos que ajudam a combater essa doença:
https://www.agroline.com.br/produto/corta-curso-50-ml-ouro-fino-97367?utm_source=Blog&utm_medium=corta+curso&utm_campaign=agro
Vale ressaltar, que é muito importante a consulta com um médico veterinário para auxiliar no dianostico correto e assim realizar o tratamento adequado a seu animal.
Estamos a disposição