A brucelose bovina é definida como uma doença infectocontagiosa, ou seja, é altamente contagiosa e provocada por um agente patogênico. Neste caso, o transmissor das doenças são bactérias pertencentes ao gênero Brucella, que pode propagar a doença tanto para ruminantes como para seres humanos.

Por esse motivo, essa doença acaba sendo um fator preocupante não apenas para o gado, mas também para as pessoas que lidam com os animais diariamente. Além disso, caso a doença não seja controlada, o pecuarista terá grandes prejuízos em sua propriedade, afetando principalmente a produção de leite.

Hoje, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a brucelose bovina: causas, sintomas, métodos de prevenção, tratamentos e muito mais. Boa leitura!

boi com brucelose bovina sendo visto por dois medicos

O que é a brucelose bovina?

Brucelose bovina consiste em uma zoonose (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) de caráter crônico causada por uma bactéria do gênero Brucella. Os animais que acabam sendo acometidos pela doença podem ter problemas de inflamação das articulações, inflamação nos testículos, aborto recorrente, retenção de placenta e outras complicações.

A infecção acontece, em sua grande parte, por meio de vacas prenhas, que acabam eliminando grandes quantidades do agente durante o parto/aborto ou no ambiente em que vivem, contaminando o alimento, água e a pastagem. A bactéria pode sobreviver ao ambiente por um longo período de tempo, variando de acordo com a temperatura e umidade local.

Essa doença pode ser introduzida por meio de novos animais que chegam à propriedade. Se você possui um grande fluxo de bovinos pelos quais você desconhece a origem sanitária, é fundamental realizar testes antes de colocá-los para pastar com os outros ruminantes.

Juntando todas essas informações, podemos concluir que essa é uma das principais doenças que atacam o gado, podendo causar grandes prejuízos financeiros e de produção na propriedade se não tratadas devidamente.

gado comendo grama no pasto

Como prevenir a brucelose bovina?

Por se tratar de uma doença que não tem cura, a vacinação contra brucelose é a forma mais eficiente de interromper a cadeia de transmissão do agente. É uma medida preventiva e obrigatória que protege o gado, que precisa ser controlada e documentada por um profissional veterinário e por um registro no Ministério da Agricultura (Mapa).

As principais vacinas contra a brucelose bovina são a B19 e RB51. A RB51 é indicada principalmente para vacas adultas, enquanto a B19 é destinada principalmente para bezerras entre 3 a 8 meses. Por ser transmitida principalmente por meio das fêmeas, a vacinação contra brucelose bovina é feita por meio de dose única em vacas da fazenda.

Além disso, é preciso adotar ações sanitárias rígidas com animais que vieram de outras propriedades. A realização de testes e diagnósticos nesses animais pode evitar a contaminação do ambiente e de animais que estão saudáveis e com alto rendimento de produção.

Quais são os sintomas da brucelose bovina?

Conhecer os principais sintomas da brucelose animal é essencial para prevenir a disseminação da doença no ambiente e em outros animais. É importante lembrar que os sintomas podem variar para machos ou fêmeas, afinal, a doença acaba afetando principalmente os órgãos reprodutores dos ruminantes. Confira:

Sintomas da brucelose bovina em vacas:

  • Baixa produção de leite;
  • Abortos recorrentes;
  • Nascimento de bezerros prematuros e fracos;
  • Morte de bezerros após o nascimento;
  • Lesões nas glândulas mamárias;
  • Corrimento vaginal;
  • Retenção de placenta;
  • Dificuldades na reprodução por infertilidade.

Sintomas da brucelose bovina em bois:

  • Inflamação nos testículos;
  • Infertilidade;
  • Problemas nas articulações.

O controle sanitário de ectoparasitas, bactérias e outros organismos transmissores de doenças é extremamente importante para manter o gado sempre saudável e protegido. Controlar a entrada de novos animais nas instalações, vacinações e a limpeza frequente do ambiente se mostram necessários para o bem-estar animal e para a produção.

O que fazer com animais com brucelose?

Por ser uma doença crônica, sem tratamento, sem cura e altamente infecciosa, em casos confirmados é preciso isolar o animal e realizar um abate sanitário, impedindo que a proliferação da doença atinja outros animais que estão saudáveis. Por esse motivo, adquirir animais com procedência e realizar a vacinação em todas as fêmeas é um dever que pecuaristas precisam ter para com os seus rebanhos.

Realize diagnósticos frequentes em todos os animais da fazenda. Os animais que forem diagnosticados com brucelose bovina precisam ser abatidos em um período máximo de trinta dias após confirmado, podendo ser realizada uma eutanásia por um médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

De que maneira é feito o diagnóstico de brucelose bovina?

O diagnóstico pode ser feito por meio de dois testes de sangue, sendo eles o AAT e o 2-ME. O primeiro deles, Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), precisa ser ministrado por um veterinário no qual mostrará com certeza os animais que NÃO foram contraídos com a doença, caso contrário, as amostras deverão ser encaminhadas para o segundo teste, o 2-Mercaptoetanol (2-ME).

Caso o segundo teste dê resultado positivo, o animal deverá ser sacrificado. No entanto, alguns testes podem ser inconcludentes, onde será preciso realizar o teste novamente.

Leia também: Umbigo inchado em bezerros: causas, tratamento e prevenção.

Esperamos que as informações apresentadas sobre a brucelose bovina tenham sido úteis para o controle, prevenção e cuidados com o seu gado. Além dos cuidados com os animais, é essencial que pessoas que possuem contato frequente com os animais também se protejam, como os tratadores, veterinários e trabalhadores do ramo laticínio.

A utilização de acessórios de segurança, como luvas sanitárias, aventais e botas ao mexer com restos placentários, carne e leite, por exemplo, evita consideravelmente o risco de contaminação em humanos.


Continue navegando em nosso site e conheça outras informações sobre produtos veterinários, manejo de pragas, dicas de produção e muito mais. Você conhece o sistema Compost Barn? É um tipo de confinamento para bovinos que pode aumentar significativamente a produção de leite e o controle de algumas doenças no gado. Saiba mais!

Referências