As bicheiras (miíases) são muito comuns nos rebanhos e causam muitos prejuízos aos criadores. Elas são causadas por moscas que põem seus ovos sobre ferimentos dos animais, tais como marcação, castração, descorna, feridas causadas por morcegos hematófagos e umbigos de bezerros recém-nascidos.

As larvas das moscas se desenvolvem nestas feridas em 4 a 5 dias se alimentando de tecido subcutâneo. Após este período, abandonam o hospedeiro e caem ao solo para pupar, emergindo, depois, como moscas.

Sinais de bicheiras

Os sinais são muito claros e caracterizam-se por uma ferida aberta, com mau cheiro, sangramento e com presença de larvas.

No Brasil as bicheiras ocorrem em 94% dos municípios, sendo as regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste as que apresentam maior ocorrência em bovinos. As bicheiras podem ocorrer em qualquer parte do corpo do animal, desde que haja um ferimento.  Elas provocam dores nos animais que ficam inquietos e irritados. A maioria emagrece e fica fraco. As vacas leiteiras diminuem a produção de leite.

Algumas medidas simples podem reduzir consideravelmente as bicheiras em seu rebanho. A principal recomendação é tratar ferimentos e machucados; a aplicação de matabicheiras comercialmente disponíveis é de comprovada eficácia na prevenção e tratamento de miíases. Em caso de dúvidas, consulte sempre um médico veterinário.

Confira alguns matabicheiras indicados.

Você e encontra todos na loja virtual Agroline.

1- MATABICHEIRA FORT DODGE SPRAY 500 ML: o matabicheira FortDodge Aerosol‚ um moderno larvicida, bernicida, repelente, cicatrizante, formulado a base de Vapona e Supona. A violenta ação inicial da Vapona permite a instantânea paralisação das larvas, enquanto que a Supona, pelo seu poder residual, protege as partes tratadas, evitando a aproximação de insetos e reindexação das feridas. O elevado poder cicatrizante da Violeta de Genciana conduz imediata recuperação dos tecidos lesados. A coloração violeta conferida pelo produto permite identificar as lesões e os animais tratados.

 

2- MATABICHEIRA BERTAC 500 ML: um potente larvicida destinado a prevenção e tratamento de bicheiras superficiais e profundas de bovinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos e cães. Também como tratamento coadjuvante nas intervenções cirúrgicas, descorna, no umbigo de recém-nascidos e nas lesões cutâneas.

3- MATABICHEIRA COOPERS – 500ML: em tratamento preventivo, aplicar nos talhos após a tosquia dos ovinos, nas feridas de castração ou descorna, nos ferimentos em geral e no umbigo de animais recém-nascidos.
Este produto favorece a cicatrização e inibe o desenvolvimento de larvas, evitando assim as bicheiras.

Em tratamento curativo, aplicar dentro e ao redor da bicheira, retirando as larvas mortas. Recobrir toda a ferida com uma camada de líquidos e repetir o tratamento, se for necessário, com 7 dias de intervalo, até  completar a cicatrização.

Como bernicida, aplicar diretamente na localização do berne.

4- MATABICHEIRA BIOZOL – BIOFARM: tratamento e prevenção de feridas contaminadas por miíases (bicheiras e/ ou bernes). Tratamento de umbigo dos recém-nascidos e nas intervenções cirúrgicas como castrações e descornas.

Indicações Complementares:

Como adjuvante na cicatrização de feridas, no tratamento de sarnas localizadas e como repelente de insetos.