Os produtores rurais estão cada vez mais atualizados e usando a cobertura da internet com seus smartphones e tablets no trabalho do campo. A tecnologia pode trazer muitos benefícios.  Confira estas dicas de aplicativos rurais para otimizar a produção.

APLICATIVOS PARA MAPEAMENTO DE ÁREA

  1. Fields Area Management (Gratuito, disponível para Android, em inglês):

O aplicativo permite fazer, com alguns toques na tela, toda a medição do perímetro e o cálculo de áreas utilizando imagens de satélite. Basta localizar a propriedade por meio das coordenadas GPS e fazer a marcação dos pontos. Outra possibilidade é utilizar o modo rastreamento, assinalando as coordenadas em uma caminhada ou usando um veículo. A medição pode ser feita até mesmo em áreas de pivô, que são arredondadas. As marcações podem ser armazenadas para posterior conferência. O usuário também conta com recursos que facilitam o compartilhamento dos dados com outras pessoas.

Link para download: http://bit.ly/2cFbgQ8

  1. Agri Precision (Gratuito, disponível para Android, em português):

É um aplicativo para ser usado na prática da Agricultura de Precisão. Ele realiza as funções de um GPS portátil de mão, guiando os usuários ponto a ponto para que sejam coletadas as amostras em campo.

Além disso, pode ser utilizado para calcular as áreas dos talhões, geração de grade amostral, e exportação dos pontos de contorno e da grade para que sejam criados os mapas amostrados e de recomendação nos softwares de Agricultura de Precisão para PC.

Link para download: http://bitly.com/1FYfhWr

  1. GPS Fields Area Measure (Gratuito, disponível para Android, em inglês):

Agricultores que precisam fazer a medição para verificar áreas plantadas têm a vida facilitada com este aplicativo que usa imagens de satélite para medir perímetro e área total da área rural. Os agricultores também podem compartilhar dados com outros, que podem ser abertos no Google Maps.

aplicativo GPS Fields Area Measure

Indicado para quem trabalha com cultivo, colheita, sementeira, assim como produtores rurais que precisam fazer medição para cercas. Também agricultores que utilizam tratores ou colheitadeiras como John Deere, Claas, New Holland, Case, Fendt, Valtra, Massey Ferguson ou equipamentos como Horsch, Hardy, Amazone, Vaderstad, Lemken, Rau, Kuhn, Kverneland, Simba e outros.

Link para download: http://bit.ly/2cFbgQ8

  1. Calculadora Agronômica (Gratuito, disponível para Android e iOS, em português):

A Calculadora Agronômica é um aplicativo desenvolvido principalmente para pessoas do meio agrícola, possuindo contato direto com maquinários de pulverização que necessitam realizar regulagens a cada aplicação visando melhor aproveitamento dos insumos na lavoura.

Entre os resultados que podem ser obtidos estão:
– Volume de calda por hectare;
– Vazão de calda por minuto;
– Quantidade de defensivo necessário para o pulverizador;
– Cálculos para quantidade de sementes por hectare.

Links para download: Android http://bit.ly/2e4X9XF

iOS http://apple.co/2eiQsB7

APLICATIVOS PARA COMBATER PRAGAS E DOENÇAS

  1. Adama Alvo (Gratuito, disponível para Android, em português):

O aplicativo possui um banco de imagens que ajuda o produtor a identificar pragas e doenças nas culturas de soja, milho, trigo e algodão. É possível pesquisar na base de dados as doenças por nome e sintomas, além de informações como o ciclo de vida das pragas. O produtor também pode fazer o envio de fotos diretamente do campo para depois receber uma avaliação dos técnicos acerca da doença.

identificar pragas
Adama Alvo: aplicativo para identificar pragas

Links para download: Android http://bit.ly/2doPiOt

iOS http://apple.co/2eNtroH

  1. Strider (Gratuito, disponível para iOS, em português):

O Strider é um aplicativo especializado em oferecer a solução para controle de pragas para os produtores rurais.

Sua tecnologia cobre 400 mil hectares no Brasil e, através de dados coletados em campo por sensores ou técnicos, organiza em uma plataforma de suporte as informações para tomada de decisão.

O aplicativo gera relatórios com as pragas por área e um mapa de calor que mostra o nível e local da infestação. Ele vem sendo usado por produtores de soja, algodão, café, cana-de-açúcar, frutas, etc.

Link para download: http://bit.ly/2d9umhF

  1. Roundup Ready Plus (Gratuito, disponível para Android e iOS, em português):

Na mesma linha dos aplicativos que identificam pragas e doenças na agricultura, o Sistema Roundup Ready Plus (RRPlus) pode ser baixado nas versões ‘Plantas daninhas’ e ‘Pragas’. Os dois oferecem ao produtor informações sobre as práticas e produtos de manejo com base na região, tipo de cultura, necessidade e um faz o controle de erva daninha presente naquela plantação e outro o controle de pragas, além de fornecer detalhes sobre herbicidas e pesticidas usados na prevenção e remoção de ambos e fazer o cálculo do preço da aplicação. Os dois estão disponíveis tanto no sistema Android quanto no iOS.

Links para download: Android http://bit.ly/2e2XMyv

iOS http://apple.co/2eeomFi

  1. Consórcio Antiferrugem (Gratuito, disponível para IOS, em português):

O aplicativo Consórcio Antiferrugem tem como finalidade o monitoramento da dispersão da ferrugem asiática da soja no Brasil.

Através de mapas de dispersão em tempo real, o aplicativo permite a rastreabilidade da doença no decorrer das safras, além da pesquisa por cidades onde foram registradas ocorrências e o acesso a informações detalhadas.

aplicativo consórcio antiferrugem

O aplicativo é uma iniciativa liderada pela Embrapa Soja, que mapeia a dispersão da doença pelo país. Com alguns toques na tela é possível localizar as ocorrências por ano safra, conferindo como é a dispersão da doença, identificando a cidade onde houve o contágio. Também é possível conferir os detalhes sobre cada caso registrado no sistema do app.

Link para download: http://apple.co/1PTER4A

APLICATIVOS PARA PREVISÃO CLIMÁTICA

  1. INMET Tempo e Clima (Gratuito, disponível para Android e IOS, em português):

Todas as informações essenciais sobre o tempo e o clima do Brasil com suas informações provenientes do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil, onde são feitas previsões para várias cidades e para as cinco regiões do Brasil. O aplicativo fornece a previsão do tempo para os próximos cinco dias e informações sobre precipitação, temperatura e umidade. Também é possível visualizar as imagens dos satélites meteorológicos, que são atualizadas a cada 15 minutos. Os alertas divulgados pela entidade também são replicados no aplicativo.

Links para download: Android http://bit.ly/2eBZl8u

iOS http://apple.co/2dl2Dfb

  1. Climatempo (Gratuito, disponível para Android, em português):

Com o app Climatempo, você acompanha as condições atuais do tempo na tela inicial e também previsão do tempo por hora. Oferece previsão horária para o dia e para os próximos 14 dias, trazendo informações sobre quantidade de chuva e umidade relativa.
Imagens de satélite para todo Brasil, registram o movimento das nuvens e núcleos de tempestades com análise dos meteorologistas.
Link para download: http://bit.ly/2dlSGz2

APLICATIVOS PARA PULVERIZAÇÃO

  1. TeeJet Technologies SpraySelect (Gratuito, disponível para Android e iOS, em inglês):

O TeeJet é o aplicativo que realiza a pulverização na dose certa. Ele auxilia o produtor a definir os atributos para fazer a pulverização das lavouras. Basta inserir dados como a velocidade, o espaçamento e a taxa de precisão da aplicação desejada para receber uma lista com os melhores bicos que podem ser utilizados para o trabalho nos pulverizadores.

Links para download: Android http://bitly.com/1JNkjX8

iOS  http://apple.co/1CQhTlT

APLICATIVOS PARA PLANTAÇÃO

  1. Seedstar Mobile (Gratuito, disponível para iOS, em inglês):

O Seedstar Mobile permite um controle maior das máquinas que operam na plantação, reduzindo o desperdício. Em tempo real, o responsável pela operação do trator pode monitorar detalhadamente a provisão de sementes e seu espaçamento no solo, entre outras informações, via ipad acoplado no automóvel.

aplicativo seed star mobile

Link para download: http://bit.ly/2d00W8f

APLICATIVOS PARA GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO

  1. Agroptima (Experimente os 15 primeiros dias gratuitamente, disponível para Android e iOS, em inglês):

Com o Agroptima, o produtor pode organizar a gestão de todo o programa de atividades agendadas dentro de sua rotina profissional. O aplicativo proporciona um sistema de agenda e armazena dados importantes em nuvem para acesso em mobile. Um dos atrativos do Agroptima é que ele funciona tanto online quanto off-line, podendo ser acessado a qualquer momento.

Links para download: Android http://bit.ly/2eepf0y

iOS http://apple.co/2doMrVD

  1. Connected Farm Fleet (Gratuito, disponível para Android e iOS, em inglês):

Gerenciar uma frota extensa pode ser complicado, no entanto, ao usar o aplicativo Connected Farm Fleet, o agricultor pode monitorar as atividades de todas as máquinas por meio da tela do celular, analisando a tarefa específica, o tempo de aplicação do serviço e o ponto em que o veículo se encontra.

Links para download: Android http://bit.ly/2dYQE5a

iOS http://apple.co/2erg76x

APLICATIVO DE OLHO NO MERCADO

  1. Commodities Market Prices (Gratuito, disponível para Android, em inglês):

O aplicativo reúne as principais cotações de commodities agrícolas em Bolsas como Chicago e Nova York, além da variação cambial do dia. Produtos como grãos, carnes e combustíveis estão listados na base de dados do programa. Há funcionalidades como a seleção dos contratos favoritos e a criação de listas customizadas, sendo possível obter acesso a dados como valor de abertura, valor de fechamento e variação dos preços entre os pregões. O aplicativo também exibe gráficos semanais, mensais e anuais para facilitar a análise dos dados.

Link para download: http://bit.ly/2ehASC8

APLICATIVO MEIO AMBIENTE

  1. Simulador para o Código Florestal (Gratuito, disponível para Android e IOS, em português):

O produtor rural pode conferir sua situação diante do Código Florestal a partir do aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – IMAFLORA e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF.

Introduzindo informações como a localização, área total da fazenda, data de desmatamento e áreas com florestas, é possível ter informações sobre a situação do imóvel: se há excedente ou falta de floresta, seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal. O proprietário é informado de quanto seria necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação. Dependendo da situação do empreendimento, fica informado sobre o quanto de floresta excedente pode ser oferecida para a compensação de outras fazendas com falta de vegetação nativa.

O aplicativo inclui as particularidades da Lei Florestal para cada bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções.

Links para download: Android http://bit.ly/1mRLzM1

iOS http://apple.co/1oNo3OF

Fontes: Mundo Husqvarna, Softwareone, Imaflora, blog Aquário e páginas dos aplicativos