A ceratoconjuntivite infecciosa, também conhecida como doença do olho rosado ou pinkeye, é uma doença ocular que afeta os bovinos. Causada por uma bactéria, a Moraxella bovis, a doença é muito contagiosa, e pode atingir animais de todas as idades, sendo mais comum nos bezerros.
Quais os sintomas da ceratoconjuntivite infecciosa?
Os primeiros sintomas da doença são a sensibilidade à luz e a lacrimejamento. Com o avanço da infecção começa um estado de conjuntivite, é possível observar a córnea do animal se esbranquiçando. A conjuntivite pode evoluir para a ulceração.
Como ocorre a transmissão da doença
A ceratoconjuntivite infecciosa é transmitida de um animal doente para o outro saudável, através das bactérias presentes nas secreções oculares e nasais. O confinamento intensivo dos bovinos facilita as epidemias, pois a doença passa de um animal para o outro muito facilmente. As moscas também são responsáveis pela transmissão da bactéria entre o animais. Também é importante ter cuidado no manejo.
Consequências
Dificilmente a ceratoconjuntivite ocasionará a morte dos animais, no enteando, a doença pode chegar em um estado avançado em que o bovino perde permanentemente a visão.
A doença causa grande desconforto ao animal, trazendo consequências como a depressão, perda de peso e de desempenho, gerando prejuízos econômicos para o produtor
Tratamento
Para evitar danos maiores, é necessário realizar o tratamento o mais cedo possível, por isso, na primeira suspeita da doença, consulte o médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico. É importante realizar o apartamento dos animais diagnosticados com fim de evitar a proliferação da doença no rebanho.
O tratamento curativo da ceratoconjuntivite infecciosa pode ser realizado com o uso tópico de antibióticos. O Terracam Spray é o mais indicado.
Compre no site da Agroline
Terracam Spray apresenta ação antimicrobiana e anti-inflamatória. Além disso, possui em sua formulação a vitamina A, que contribui para o processo de cicatrização.