Os pets também aproveitam o verão! Com a chegada da estação mais quente do ano, as rotinas dos cães mudam. Mais passeio ao ar livre, mais banhos, mais tempo livre com as crianças e claro, cuidados redobrados! É nessa época também que algumas doenças se proliferam. Saiba quais são as principais doenças que acometem os cachorros no verão e como cuidar melhor do seu companheiro.
Doenças de pele, infestações de parasitas, viroses e verminoses são algumas das doenças que se agravam e tem maior incidência durante o verão.
6 doenças que afetam os cachorros no verão para prestar mais atenção
1 – Infestações de pulgas e carrapatos
Dois fatores são fundamentais para aumentarem a incidência de infestação de parasitas em cachorros no verão. Primeiramente, a umidade e o calor criam o ambiente perfeito para as pulgas e carrapatos se multiplicarem.
Além disso, nessa época do ano, é comum que os cães passeiem mais e tenham mais contato com outros animais, que podem estar infectados.
Assim, a presença dos parasitas e de possíveis doenças causadas por eles aumenta.
LEIA TAMBÉM: 5 sinais de que seu cachorro tem pulgas
2 – Viroses
Existem vários tipos de viroses que acometem os cães, muitas delas podem causar danos graves. Cinomose, Parvovirose e Leptospirose são alguns exemplos. Essas doenças são altamente contagiosas.
As viroses podem ser transmitidas tanto pelo contato com outro animal infectado, como por outros vetores, como é o caso da Leishmaniose, transmitida por mosquitos, ou da Leptospirose, que é transmitida por ratos. Como nessa época do ano há maior proliferação dos vetores transmissores, os cachorros no verão ficam mais vulneráveis à doença. Para evitar é necessário ter a vacinação em dia.
SAIBA MAIS: Como proteger seu cão da Leishmaniose
3 – Doenças de pele
Os cães tem a pele sensível, e no verão, a exposição à irradiação solar pode agravar o risco de câncer de pele.
Além do sol, as sarnas, os parasitas e até substâncias químicas, como o cloro das piscinas, aumentam a incidência de dermatites e feridas na pele dos animais. Os cães de pelo claro são os que mais sofrem com queimaduras.
VEJA TAMBÉM: Sarna canina, o que é e como tratar.
4 – Insolação e hipertermia
A insolação acontece quando o animal fica muito tempo sob o sol, preso em locais pouco arejados, ou fazendo exercícios físicos intensos em altas temperaturas.
Quando acontece, os cães ficam ofegantes, fraqueza, diarreia e até presença de sangue nas fezes. Em casos mais graves, pode acabar desenvolvendo uma hipertermia, quando o animal não consegue regular a temperatura corporal que fica muito alta e pode até causar a morte. Raças de focinho achatado, como o Bulldogue, ou as de pelagens densas, como o São Bernardo, são os mais propensos a sofrerem com a insolação.
5 – Desidratação
Com o calor, os animais tentem a suar mais, perdendo muito liquido, dessa forma, se não tiver água fresca disponível para o cão, ele pode desenvolver um quadro de desidratação.
A desidratação pode causar dificuldade de respirar, enjoos, mal estar, vômitos e diarreia.
6 – Otite
A otite é uma inflamação nos ouvidos. Uma das principais causas da otite em cães é a umidade ou água nos ouvidos. Como é comum que o a cachorros no verão passem mais tempo molhados, a incidência de otite aumenta. As raças de orelhas grandes são as mais propensos a desenvolverem inflamações no canal auditivo.
Cuidados especiais com seu cão no verão
Banho, tosa, sombra e água fresca. Para evitar as doenças de verão, é preciso ter cuidados especiais com o seu cão. Nós separamos algumas dicas de cuidados especiais que você deve ter com seu cachorro no verão, veja AQUI: Cachorro no verão, cuidados que você deve ter com o seu pet.
Confira nossa linha para cães e gatos com medicamentos, suplementos, produtos homeopáticos e de higiene para seu pet. Na Agroline você encontra o que precisa para cuidar bem do seu pet!