A estomatite em gatos também é conhecida como gengivite e trata-se de uma doença infecciosa crônica e de evolução lenta.

É uma doença patológica que apresenta uma grande incidência entre os felinos domésticos. Acredita-se que a infecção acontece devido ao sistema imunológico, do tipo viral.

Apesar da necessidade de tratamento e outros cuidados, a estomatite passa despercebida. Então, aqui vão algumas dicas de como evitar, quais são os cuidados, sintomas e tratamentos.

Principais sintomas

A infecção por estomatite começa com uma inflamação das gengivas, evoluindo lentamente para outros sintomas:

  • Lesões ulcerosas na cavidade bucal e na língua
  • Febre
  • Salivação excessiva
  • Mau hálito
  • Dificuldade para comer
  • Perda de peso
  • Dor manifestada quando se recusa a ser tocado ou a que lhe abram a boca
  • Perda de peças dentais

Esta doença causa lesões na mucosa da cavidade oral e as consequências das mesmas serão mais graves se não tratadas.

Dica: repare se seu gato está agindo diferente do seu comportamento habitual. Consultas periódicas ao médico veterinário também podem evitar problemas futuros.

Encontre tudo para seu Pet na Agroline

Tratamento

Como a estomatite é uma doença que à medida que vai avançando diminui o bem-estar, o felino pode chegar a ter uma sintomatologia incompatível com uma boa qualidade de vida.

O veterinário pode realizar exames para diagnosticar o gato, que geralmente consistem em analisar uma pequena parte do tecido bucal afetado.

Em caso da estomatite, os exames terão como resultados lesões ulcerosas e um número elevado de glóbulos brancos e leucócitos.

O tratamento varia de cada gato e o grau de infecção que apresentar. Por este motivo, é de extrema importância que o animal seja diagnosticado e tratado por um médico veterinário.

Alimentação necessária e a importância do cuidado preventivo

O jeito mais eficaz de prevenir a gengivite ou estomatite em um gato é impedir a formação da placa bacteriana, promovendo a escovação dos dentes diariamente.

Em casa é importante adotar certos cuidados que ajudarão seu gato.

Dê uma ração com textura agradável que ele possa comer sem grande dificuldade.

Em muitas ocasiões o seu gato não irá querer comer por si mesmo, por isso é importante que permaneça ao seu lado e o leve ao comedouro, incentivando-o a provar um pouco a comida.

Se o seu gato perdeu muito peso e/ou come pouco, talvez seja conveniente dar-lhe algum complemento nutricional, mas sempre sob a supervisão veterinária.

PELO E DERME é uma fórmula moderna e equilibrada que contém os principais ácidos graxos essenciais à dieta dos pequenos animais, associados à Biotina, Zinco, Vitamina A e Vitamina E, elementos que, quando associados, atuam mantendo ideais as características morfológicas, plásticas e funcionais da pelagem e da pele. Você encontra em
PELO E DERME é uma fórmula moderna e equilibrada que contém os principais ácidos graxos essenciais à dieta dos pequenos animais. Você encontra em www.agroline.com.br

Outra dica muito bacana é manter a água de seu bichano sempre limpinha, trocada várias vezes ao dia.