Lesmas e caramujos africanos têm sido um problema para agricultores de soja, feijão, amendoim, café e também para pessoas com um pequeno jardim ou horta em casa. Ao longo do tempo, alguns métodos foram desenvolvidos para controlar essa praga viscosa, mas existem alguns que funcionam melhor que outros.
Para acabar com essa praga, de antemão já avisamos que não será uma tarefa tão fácil, principalmente se o número desses bichinhos for elevado. Para isso, será necessário a utilização de moluscicidas potentes para diminuir e eliminar todas as lesmas e caramujos do seu terreno.
Para eliminá-los de maneira eficiente, existem práticas e algumas que podem te ajudar a conter a infestação. Por isso, preparamos o conteúdo de hoje com 5 dicas práticas que podem te ajudar a eliminar lesmas e caramujos da sua propriedade. Continue a leitura e confira!
1. Produtos à base de metaldeído
Uma forma de acabar com a infestação de lesmas e caramujos africanos é com produtos à base de metaldeído, como o Madelesma Dipil, especializado para o controle destas pragas. A aplicação pode ser feita da seguinte maneira: aplique 5g/m² (uma colher de chá) no solo, entre as plantas onde as lesmas e caramujos africanos procuram ficar durante a noite.
É necessário cuidado na aplicação, pois são tóxicos aos seres humanos e animais de estimação. O resultado é uma redução de mais de 80% da população infestante.
Além das lesmas e caramujos, existe outra infestação que pode estar te dando muita dor de cabeça. As formigas podem causar grande estrago no seu jardim. Confira esse conteúdo que preparamos com 7 venenos infalíveis contra formigas. Confira!
2. Borra de café pode dar bons resultados
O café pode ser uma alternativa eficiente no controle dessas pragas. Por ter uma textura parecida com a areia, que também pode ser usada, acabam grudando na superfície mucosa dos caramujos.
Além disso, o aroma da cafeína serve como um repelente natural contra esses animais, fazendo com que eles evitem o espaço. A indicação é colocar a borra principalmente perto de plantas, local onde a maioria dessas pragas gosta de ficar e principalmente, se reproduzir.
3. Serragem e casca de ovo é uma ótima opção
A serragem possui uma ação parecida com a areia e o café, ela gruda no animal impedindo-o de conseguir se movimentar. É uma alternativa custo-benefício que você pode encontrar principalmente em sites ou em lojas de produtos rurais.
A serragem de madeira não tratada quimicamente desidrata o corpo das lesmas, ainda não tão eficiente como o sal, pode ser uma ótima alternativa eficaz para evitar que esses bichos transitem por áreas que estão cobertas pela serragem.
4. Mantenha o quintal ou terreno sempre limpo
Manter o seu quintal limpo é uma das melhores maneiras para conseguir prevenir a proliferação de lesmas e caramujos na sua casa. Eles adoram se reproduzir em locais protegidos do sol como telhas, pedras, folhas caídas, vasos, entre outros. Por esse motivo, faça um mutirão de limpeza retirando sujeiras, telhas e ripas de madeira que ficam jogadas pela sua área.
A limpeza inclui principalmente retirar os caramujos e lesmas que você encontra pelo caminho. Assim, as possibilidades deles se reproduzirem diminuirão significativamente.
Manter o quintal limpo pode ser benéfico até para o controle de outras pragas urbanas, como o escorpião, por exemplo, que podem ser extremamente perigosos e venenosos.
5. Use armadilhas
Outras formas orientadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são armadilhas feitas com sacos de estopa, panos embebidos de cerveja ou leite distribuídos ao redor das plantas.
Ao amanhecer, vire a estopa ou pano e enterre-os em valas longe de poços e cisternas e cubra com uma camada de cal virgem. A coleta deve ser repetida diariamente. Restos de hortaliças, como talos e folhas, também funcionam como atrativos.
É importante lembrar de não ter contato direto com o molusco. Use luvas ao coletá-los de seu jardim, horta ou plantação.
Qual é a diferença entre lesmas e caramujos?
A principal diferença entre as duas espécies é que a lesma não tem uma concha externa ou tem uma concha muito pequena. Já o caramujo africano tem uma concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros.
O caramujo-africano é um molusco grande e escuro, com até 15 cm de comprimento e 200 gramas de peso. Sua concha é alongada e cônica, com manchas claras. Caramujos adultos colocam cerca de 400 ovos a cada 2 meses em solo úmido ou sob rochas, recipientes ou detritos do jardim. Os ovos eclodem de 2 a 4 semanas.
Já as lesmas também são moluscos, mas são dotadas de pé, manto e cabeça com a presença de tentáculos, sendo mais longas e dotadas com olhos nas extremidades.
O caramujo africano chegou ao Brasil para ser uma opção mais barata ao escargot. Logo descobriu-se que a espécie não era comestível e seus criadores o descartaram de forma errônea. Como não há muitos predadores naturais, ele se alastrou. Além disso, o caramujo africano é vetor de doenças como a meningite e a angiostrongilíase abdominal.
Outro animal que pode ser transmissor de inúmeras doenças é o rato. Se você tem dúvidas de como acabar com essa outra praga, saiba que temos um conteúdo perfeito para você. Confira: 10 passos práticos e seguros para acabar com ratos.
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você eliminar a presença de lesmas e caramujos do seu quintal. Aqui na Agroline você encontra conteúdos completos com várias dicas que podem ser do seu interesse.
Como esse: Como afastar morcegos do seu rebanho.
Até a próxima!
25 comentários
minha casa está infestada de caramujo africano o qu devo fazer …como coloco remédio na terra !?e em outros lugares do quintal?
Olá, Erika, você pode utilizar um moluscida, basta espalhar o produto nos locais onde os caramujos ficam, no solo, principalmente entre as plantas. A quantidade depende de cada fabricante, variando de 5 à 10 gramas por m² (leia atentamente à bula). Uma dica é fazer a aplicação no começo da noite, principalmente se o tempo estiver úmido e quente.
Veja as opções disponíveis em nosso site: http://www.agroline.com.br/pragas-urbanas/moluscida
Ficamos à sua disposição.
Olá!
Estou com problemas também, pois agora neste período chuvoso tem aparecido uma espécie de caramujo nas paredes do meu quintal e no corredor de fora onde o teto é aberto. Todos os dias eu derrubo é coloco no quintal, percebo que retornam todos os dias e sempre tem mais. Preciso e ajuda!
Aqui na minha cidade não possui tal remédio pra estas coisas é preciso pra logo.
Olá, uma solução para o problema com os caramujos em dias chuvosos é o Madelesma resistente à água http://www.agroline.com.br/produto/madelesma-resistente-umidade-dipil-98830 Você podo realizar a compra em nosso site, nós realizamos a entrega pelos Correios, via PAC ou SEDEX.
Ficamos à disposição.
Preciso de ajuda tem uma área de 5mil mas.
E tem muito caramujos, já coloquei lesmicida, cato todos que consigo, mas não consigo controlar.
Olá Waleria,
Outras formas de controlar a infestação de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são armadilhas feitas com sacos de estopa ou panos embebidos de cerveja ou leite distribuídos ao redor das plantas.
Ao amanhecer enterre em valas longe de poços e cisternas e cubra com uma camada de cal virgem. A coleta deve ser repetida diariamente.
É importante lembrar de não ter contato direto com o molusco. Use luvas ao coletá-los de seu jardim, horta ou plantação.
Estamos a disposição.
Olá
Gostei da dica com cerveja até porque tenho dois cães. Mas não ficou muito claro para mim. Eu coloco panos com cerveja ou leite ao redor das plantas, “vire a estopa ou pano e enterre em valas”, isto significa que os caramujos vão estar em cima do pano? E o cal virgem serve pra que?
Obrigada
Olá, Magali, no caso o pano funciona como uma armadilha. As lesmas são atraídas pelo leite ou cerveja, e ficarão em cima do pano. Então você retira o pano com os caramujos em cima e os enterra. O cal virgem tem a ação de exterminar os animais, para que não voltem a infestar o local.
Ficamos à disposição.
Minha casa está com uma peste de caramujo…que faço?
Olá, Marta, você pode usar um lesmicida. Temos algumas opções disponíveis em nosso site: http://www.agroline.com.br/pragas-urbanas/moluscida
Ficamos à sua disposição.
Olá mudei recentemente em uma casa com quintal que é bem grande e todo de terra e há uma infestação de caramujos grandes e pequenos inclusive nos muros. Mas tenho 2 crianças pequenas que amam brincar na terra. Como posso extermina-los de uma forma que não seja tóxica para as crianças?
Olá, Bruna, para resolver o problema com infestação de caramujos nós indicamos o uso do Madelesma (https://www.agroline.com.br/produto/madelesma-resistente-umidade-dipil-98830), no entanto ele é indicado utilizar apenas em lugar de difícil acesso a crianças e animais. Ficamos à disposição.
tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉
Boa noite! Esse produto não é prejudicial para as plantas? Tenho um canteiro que está enfestado de caramujos, mas tenho medo que mate minhas florzinhas…
Olá, Larissa, de acordo com o fabricante, a aplicação deve ser realizada espalhando as iscas diretamente sobre o solo, entre as plantas, nas áreas infestadas. O produto não danifica as plantas. Siga corretamente as orientações da bula. Ficamos à disposição.
Olá eu estou com problemas com os ovos de caramujos pois está em todos os vasos de plantas eu não sei mais o que fazer me ajudem por favor obrigada
Olá, Sabrina, para acabar com os caramujos para que não botem mais ovos sem danificar as plantas, você pode utilizar o Madelesma Garden (https://www.agroline.com.br/produto/madelesma-garden-%E2%80%93-50-gramas-dipil-107362). Espalhe as iscas de maneira uniforme sobre o solo úmido, próximo às plantas que se pretende proteger, preferencialmente no final da tarde, pois as lesmas, caracóis e caramujos se alimentam durante a noite até o início da manhã. Reaplique assim que as iscas forem consumidas ou no mínimo a cada duas semanas, garantindo que os indivíduos recém eclodidos dos ovos consumam o produto. Ao se degradar, seus componentes servem de adubo para o solo, disponibilizado ferro e outros nutrientes para as plantas.
Ficamos à disposição!
Olá! Tenho um quintal grande com terra e está cheio de caramujo, tenho dois cachorros. Como devo proceder para eliminá-los?
Olá, Jennifer, uma boa opção é o Madelesma Garden (https://www.agroline.com.br/produto/madelesma-garden-%E2%80%93-50-gramas-dipil-107362). O produto protege seu jardim desde a primeira aplicação, pois afeta o metabolismo dos moluscos causando lentidão e inibindo sua alimentação, levando a morte entre 3 a 6 dias após a ingestão.
Cuidado apenas para espalhar o produto onde os seus cães não tenham acesso, para evitar a ingestão do produto.
Ficamos à disposição.
Ola !
Meu quintal esta infestado de caramujos,estou matando com sal so que tem varios novinhos…o que faço ?
SOCORRO !!!
Ola Claudia,
Temos disponível o produto Madelesma que é eficaz contra lesmas, caracóis e caramujos, acesse o link e confira: https://www.agroline.com.br/produto/madelesma-garden-%E2%80%93-50-gramas-dipil-107362
Outras formas orientadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são armadilhas feitas com sacos de estopa ou panos embebidos de cerveja ou leite distribuídos ao redor das plantas.
Ao amanhecer, vire a estopa ou pano e enterre em valas longe de poços e cisternas e cubra com uma camada de cal virgem. A coleta deve ser repetida diariamente. Restos de hortaliças como talos e folhas também funcionam como atrativos.
Estamos à disposição.
Oi, minha área esta com infiltração, e com isso, todos os dias aparecem caramujos. Com meu cachorro fica na área, gostaria de saber qual produto posso colocar, pois apareceu um no banheiro e outro na sala
Olá Juliete,
Outras forma orientada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária são armadilhas feitas com sacos de estopa ou panos embebidos de cerveja ou leite, ou restos de hortaliças distribuídos ao redor das plantas, pois servirão de atrativos para os moluscos.
Ao amanhecer, vire a estopa ou pano e enterre em valas longe de poços e cisternas e cubra com uma camada de cal virgem. A coleta deve ser repetida diariamente.
Estamos a disposição.
continuação do comentário acima…
esqueci de falar que é área de serviço e não de jardim, tem algum que de para aplicar na parede?
Olá Juliete,
A maioria dos molusquicidas são para aplicação no solo.
Estamos a disposição.