O carbúnculo bovino, também conhecido como “peste de manqueira”, ocorre principalmente em animais de 6 meses a 2 anos. Em suma, ele é uma infecção causada pela bactéria Clostridium Chauvoei, que surge a partir dos poros presentes no solo no qual o rebanho é alimentado.

Mas não para por aí. Embora pareça uma doença simples de se entender, ainda existem muitas dúvidas em relação aos cuidados, prevenções e sintomas do carbúnculo. Pensando nisso, o blog da Agroline preparou um conteúdo completo para esclarecer os seus questionamentos.

Continue a sua leitura e saiba como evitar essa enfermidade em sua linha de produção!

Afinal, o que é o carbúnculo bovino?

A Secretaria de Saúde do Governo de Goiás define o carbúnculo como: uma doença infectocontagiosa, a qual acontece em animais de pastagem que vivem em áreas com solo contaminado. A instituição ainda esclarece que a bactéria ainda pode ser espalhada para os humanos, causando manchas pretas na pele.

Em geral, ela ocorre em todos os estados brasileiros, com maior número de incidências no Rio Grande do Sul. A sua taxa de mortalidade está entre 5% e 25%, enquanto sua fatalidade (potencial para gerar a morte do animal) beira aos 100%.

Justamente por doenças como essa, é importante manter o pasto saudável e bem cuidado. Afinal, a criação de animais de produção não se limita a apenas os gados. Ela também diz respeito a tudo que envolve a rotina do animal: pasto, transporte, confinamento e outros.

imagem de vários gados contaminado por carbúnculo

O que causa o carbúnculo bovino?

O carbúnculo sintomático é causado pela bactéria Clostridium Chauvoei, uma agente patológica que se multiplica por meio de esporos deixados no solo. Durante o pastejo rotacionado, a contaminação pode acontecer pela ingestão de capim sobre a área infectada.

A bactéria se desenvolve na flora intestinal do animal. Primeiro, ela obstrui a parede do intestino e, logo em seguida, acessa a corrente sanguínea do bovino — por onde alcança outros órgãos e tecidos.

Qual a diferença entre o carbúnculo comum e o carbúnculo bovino?

O carbúnculo comum acontece em humanos e é causado pela bactéria Bacillus anthracis. Agora, como o próprio nome indica, o carbúnculo bovino ocorre exclusivamente em animais de corte e é causado por uma bactéria diferente do comum.

O carbúnculo comum também pode ser uma doença fatal em seres humanos, principalmente, quando a bactéria acessa o sistema digestivo ou respiratório. Porém, esses casos são muito raros e não representam um alerta de incidência recorrente, como o carbúnculo bovino.

homem passando mau deitado no sofá

Quais são os sintomas do carbúnculo em bovinos?

Os principais sinais clínicos do carbúnculo sintomático são:

  • Depressão/tristeza bovina;
  • Febre;
  • Tremor;
  • Falta de apetite;
  • Crepitações musculares;
  • Dificuldade na respiração;
  • Inchaço;
  • Pulso rápido;
  • Hipertermia e presença de gás nos tecidos musculares.

Atenção: ao atingir os órgãos do animal, a bactéria causa estragos no organismo todo, levando-o a óbito entre 12 e 36 horas. Em muitos casos, o boi é encontrado morto antes que os sintomas possam ser observados.

vaca magra em um fundo fosco

Qual o tratamento para carbúnculo bovino?

Normalmente, o tratamento do carbúnculo em bovinos é considerado ineficaz. Isso porque a doença se propaga repentinamente no organismo e, antes mesmo que demonstre seus sintomas, o animal vem a óbito. Entretanto, alguns profissionais indicam a aplicação da penicilina em alta dosagem, a qual usa o fluido terapêutico como suporte nos cuidados.

Lembrete: esse conteúdo é apenas informativo! Assim como em qualquer outra doença que ocorre em bezerros, o melhor tratamento é consultar um veterinário especialista em animais de corte.

Como prevenir o carbúnculo sintomático?

Existem duas formas para prevenir o carbúnculo sintomático (que devem ser seguidas em conjunto!): garantir que o manejo e transporte dos animais bovinos sejam realizados adequadamente; realizar uma imunização eficaz, de preferência, com a vacina polivalente.

mãos segurando seringa em um fundo fosco com gado

Em relação ao último tópico, o animal precisa ser imunizado por via subcutânea, logo nos primeiros quatro meses. Após essa primeira dose, ainda é preciso aplicar a vacina novamente quando completarem 9 a 10 meses.

Você conseguiu perceber, não é? A prevenção é a melhor forma de evitar perdas e prejuízos em sua produção. Afinal, após a contaminação com a bactéria Clostridium Chauvoei, os animais tendem a perder a vida rapidamente.

Como saber se o boi morreu de carbúnculo?

Os bovinos que morrem por carbúnculo são encontrados deitados de forma lateral, com os membros posteriores estendidos ao chão. Além disso, há também a ejeção de sangue — em textura espumosa — pelo nariz, pela vulva e pelo ânus.

A identificação de um boi com carbúnculo é essencial para que você consiga tomar as medidas providenciais adequadas com o restante do rebanho. Dessa forma, é possível evitar prejuízos maiores para a sua produção.

Em casos de solos contaminados, o confinamento pode ser uma boa alternativa para evitar que o restante dos animais entrem em contato com a bactéria. Continue no blog da Agroline e saiba como fazer o confinamento de gado adequadamente!