O Zelotril é um antibiótico destinado a animais e usado para realizar o tratamento de diversas doenças infecciosas causadas por bactérias gram-positivas, gram-negativas, micoplasmas e espiroquetas. O principal ativo desse medicamento é a enrofloxacina que atua diretamente no DNA das bactérias, inibindo a sua capacidade de multiplicação, consequentemente, controlando quadros infecciosos.
Ele é indicado para enfermidades como mastite bovina, doenças respiratórias, dor pós-operatória, diarreias, inflamações e outras. A ação é rápida e eficiente e o tratamento dura cerca de sete dias, podendo variar segundo as orientações do médico veterinário.
Tanto animais domésticos quanto os de grande porte podem fazer uso desse medicamento, desde que respeite as dosagens indicadas. O fármaco é fabricado em três modelos diferentes, cada um com um objetivo específico. Quer conhecer mais sobre esse remédio e suas versões? Continue lendo este artigo que a Agroline preparou!
Zelotril de 50 mg: comprimidos para cães e gatos
O Zelotril de 50 mg serve para cuidar de complicações como lesões traumáticas, pneumonias, diarreias e piodermites em cães e gatos. Ele é comercializado em formato comprimido e ministrado via oral. A quantidade recomendada é de 5 mg de enrofloxacina por quilo do animal. Isso equivale a 1 comprimido a cada 10 kg.
Importante: segundo o fabricante, o uso desse fármaco em gatos com menos de 8 semanas ou de vida é estritamente proibido.
Zelotril Oto: serve para tratar otites
Essa versão do medicamento tem ação anti-inflamatória, antifúngica, antimicótica e antibacteriana, sendo usada para o tratamento de otite em cães e gatos. Nesse caso, a administração é realizada nas orelhas do animal. O ideal é que ela seja feita duas vezes ao dia, durante 14 dias, conforme as seguintes doses:
- Se seu animal pesa até 16 kg, use de 5 a 10 gotas;
- Se seu pet tem mais de 16 kg, aplique de 10 a 15 gotas.
É importante reforçar que a quantidade de remédio e o período de terapia podem ser alterados após uma avaliação do médico veterinário.
Zelotril de 10%: para bois, cabras, porcos e cachorros maiores
A versão de 10% é aplicada apenas de maneira injetável, por isso, é indicada para bois, vacas, ovelhas, porcos e cachorros maiores.
De modo geral, a aplicação nos animais de grande porte deve ser feita uma vez ao dia, considerando 1 ml para cada 40 kg, por 3 dias. Já para os cães e animais que estão com quadros respiratórios delicados, é necessário utilizar 1 ml para cada 20 kg de peso, uma vez ao dia, por 5 dias.
Zelotril Plus: versão com anti-inflamatório para animais maiores
A fórmula desse medicamento inclui o piroxicam, um composto anti-inflamatório e analgésico que atua em artrites, dores pós-operatórias ou causadas por lesões e impactos. Dessa forma, esse remédio é recomendado para auxiliar no tratamento de bovinos, suínos, caprinos e ovinos.
A dosagem do medicamento deve ser realizada de acordo com uma das seguintes formas:
- 1 ml para cada 40 kg uma vez ao dia por 3 dias;
- Ou 1 ml a cada 10 kg em dose única.
Lembrando que nas duas possibilidades a aplicação é feita de maneira injetável.
Para que serve o Zelotril?
Como mencionamos, o Zelotril é indicado como um possível tratamento para problemas:
- Intestinais: diarreias;
- Dérmicas: piodermites e pododermatite;
- Respiratórias: pneumonias;
- Geniturinárias: brucelose bovina, mastite, cistite e metrite.
- Auriculares: otites (apenas versão Oto).
Essas doenças são causadas por diferentes bactérias como:
- Campylobacter spp;
- Salmonella spp;
- Escherichia coli;
- Proteus mirabilis;
- Pseudomonas spp;
- Staphylococcus aureus;
- Staphylococcus epidermidis.
- Bordetella bronchiseptica;
- Klebsiella spp;
- Enterobacter spp;
- Brucella spp.
Quando o gado bovino está sofrendo com doenças respiratórias, mas não se sabe qual o agente causador da complicação, é indicado usar o Tilmicovet que atua contra múltiplas bactérias respiratórias e pode ter um resultado melhor que o Zelotril.
O Zelotril tem efeitos colaterais?
Apesar de raras, a aplicação do Zelotril pode causar reações, como hipersensibilidade, vômitos e diarreias. Então, ao ministrar o remédio, atente-se aos sinais dados pelo corpo do animal. Caso ele sofra alguma reação ao fármaco, leve-o ao veterinário a fim de encontrar uma alternativa para resolver o problema.
Quais os perigos de aplicar medicamentos sem prescrição em animais?
A medicação de animais com fármacos que não foram indicados por um médico-veterinário traz riscos à saúde dos bichos como: desenvolvimento de microrganismos mais resistentes, dependência, alergias e, em alguns casos, a morte. Por isso, sempre busque um profissional para avaliar o estado de seus animais e recomendar as medicações corretas.
O Zelotril é um medicamento à base de enrofloxacina indicado para o cuidado de vários tipos de infecções tanto em animais de pequeno quanto de grande porte. Sua comercialização é feita em diferentes versões: Oto e comprimidos de 50 mg para cães e gatos, 10% e Plus para bovinos, suínos, ovinos e equinos.
Lembrando que assim como outros antibióticos, todos os modelos desse medicamento necessitam de recomendações especializadas. Dessa forma, os animais devem passar pelos cuidados de um profissional veterinário.
Veja também como eliminar carrapatos de rebanhos bovinos e deixe seu gado mais saudável!