As moscas são um incômodo para todo proprietário de cavalo.  Apesar de pequena, pode causar grandes estragos.  Algumas têm mordidas dolorosas que se transformam em feridas. Outras podem transmitir doenças potencialmente perigosas.

Existem aproximadamente 120 mil espécies diferentes de moscas em todo o mundo. Felizmente, apenas uma pequena porção destas podem, de fato, afetar seu cavalo. Conheça algumas:

– Culicoides ou maruim: são moscas pequenas que ao picarem na face, crina e pescoço provocam coceira.

– Mosca-de-cavalo ou mutuca: possui esse nome pois frequentemente pousa nas feridas dos cavalos para sugar o sangue.

–  Mosca-dos-estábulos: A mosca-dos-estábulos, que tem o nome científico de stomoxys calcitrans, é muito parecida com a mosca doméstica. Mas esse inseto é hematófago, ou seja, alimenta-se de sangue. Fica principalmente nas canelas, causa danos na pele e irrita os animais.

– Mosca doméstica: alimenta-se de pruridos e secreções do corpo e orifícios dos cavalos e também causa estresse.

O controle das moscas precisa ser feito. Basta ficar atento a alguns critérios:

ProdutosVeterinários90

1- Limpeza do estábulo

É necessário assegurar a higiene do ambiente. Quanto mais limpo, menor a quantidade de moscas, pois elas se proliferam, principalmente, em esterco, restos de alimentos, em esterqueira descoberta e poças d`água.

– Mantenha o lixo sempre fechado e afastado do estábulo. A esterqueira também deve ficar longe dos animais

– Limpe as baias com frequência, pois as moscas são atraídas pelo esterco

– Evite deixar sacos de ração ou qualquer tipo de alimento exposto

– Mantenha a grama aparada

– Faça dedetização nos meses mais quentes do ano

2- Repelentes à base de cravo e citronela

Os animais podem ser pulverizados com produtos naturais à base de cravo e citronela que possuem ação repelente. Estes produtos podem ser de vários tipos, como spray, pomadas e shampoos.

Confira alguns produtos que possuem ação repelente para seu cavalo:

Karflae Citronela Spray 

É um repelente de moscas feito como os mais modernos do mundo. À base de produtos naturais, não contém substâncias tóxicas. Seu ativo, extraído do capim citronela, repele as moscas e deixa o animal tranquilo, livrando-o das doenças comumente transmitidas por moscas e pernilongos. Não agride a natureza, nem o homem. Indicado para cães, equinos e bovinos. Pronto para usar. Basta pulverizá-lo nas regiões propensas ao ataque de moscas.

spray repelente para cavalos
Você encontra linha de repelentes para seu cavalo na www.agroline.com.br

Ao borrifar o spray, evite sustos. Espirre primeiro no ar para depois espirrar no corpo do animal.

Pomada Repelente Winner Horse

No rosto, dê preferência aos repelentes em pomada por ser mais fácil que a versão em spray que pode atingir lugares sensíveis como os olhos. Passe um pouco na mão e passe na cara, orelhas e ao redor dos olhos de seu cavalo.

pomada repelente para cavalos

Shampoo Repelente Winner Horse

O shampoo é utilizado como repelente durante os banhos, um produto natural à base de citronela. Além de repelir as moscas, promove excelente brilho e maciez à pelagem. Altamente concentrado, o que resulta em rica espuma que não resseca os fios. Produto de pH neutro.

shampoo repelente para cavalos