A sela é um item indispensável para todo cavaleiro. Há diversos modelos e estilos dependendo do uso, se para o trabalho, dia a dia, cavalgada ou para praticar um esporte específico como Três Tambores, Laço em Dupla, Team Penning, entre outros.
O processo de fabricação das selas é bastante artesanal com detalhes no couro e o cuidado de quem fabrica. Tudo começa com a armação, a alma da sela, que pode ser de madeira ou de fibra.
Por muito tempo a madeira, o couro e o ferro foram os materiais mais usados para fabricar as selas e ainda são usados proporcionando muita qualidade e durabilidade. Mas com o tempo, surgiram outros materiais como a fibra que deixa a sela mais leve. O couro de boi também vem sendo substituído pelo de búfalo.
Se a armação não for boa, a sela não será, pois é ela que dá conforto ao cavalo. A armação deve ter a forma do dorso do cavalo, a curvatura e a profundidade corretas, a concavidade certa do assento e os pontos de encaixe da barrigueira.
Boa parte da fabricação da sela é manual, envolve o molde, a costura, o tingimento do couro. Demora cerca de uma a duas semanas para ser finalizada e o preço varia de R$ 700 para as mais simples a mais de R$ 4000 para as mais detalhadas. Os bordados no couro normalmente são artesanais e diferenciam as selas que, bem cuidadas, podem durar gerações.
Os profissionais que se dedicam à fabricação das selas normalmente aprenderam na família e se dedicam para dar segurança e conforto ao cavalo e ao cavaleiro. Deve-se considerar o tamanho da sela tanto para o cavalo quanto para o cavaleiro.
Se a armação for de madeira ela é revestida com couro molhado que permite trabalhar em todos os cantos. A costura é feita manualmente.
Existem diferentes modelos de sela, cada uma adaptada para uma situação diferente. Por exemplo, a sela para prova de tambor é mais funda a fim de dá mais segurança ao cavaleiro e a cabeça é ideal para ter um agarre melhor.
Confira alguns modelos de sela para cavalo:
Sela de Salto: modelo inglês, é bem rasa porque o cavaleiro precisa sair da sela constantemente.
Sela Australiana: muito próxima da inglesa na armação interna, mas tem a patilha mais alta porque se o cavaleiro precisa trabalhar com o gado, o cavalo pode partir à galope. Se acontecer uma queda ou precisar sair rápido, não fica preso.
Sela Lombilho: não tem armação, acompanha o salto do animal.
Sela Western: muito usada em Tambor e Baliza para que o cavaleiro fique seguro na hora das manobras.
Arreio Baiano: arreio de trabalho, normalmente seco, modelo muito usado no Norte de Minas e região da Bahia.
Cuidados com sua sela:
- Mantenha sua sela de couro limpa e hidradata com condicionador de couro para que ela dure por mais tempo. Atenção principalmente nas partes que entram em contato com o metal como os estribos e fivelas
- Verifique periodicamente se a sela se encaixa bem no seu cavalo
- Água quente ajuda a limpar melhor a sela