Você sabia que a grande maioria dos solos brasileiros é ácido? É verdade. O dado foi apontado pela Agência Embrapa de Informação Tecnológica (AGEITEC).

Isso acontece devido à lavagem e lixiviação responsáveis por extrair os nutrientes do solo, além de culturas sem reposição e pela utilização de fertilizantes de caráter ácido.

Para tentar aprimorar a qualidade geral do solo, um método é muito utilizado: a calagem. Então, continue lendo para saber mais sobre a técnica!

O que é a calagem do solo?

Com o intuito de combater a acidez do solo, muitos agricultores apostam na calagem. Ela nada mais é do que um preparo do solo para o cultivo.

Para isso, utiliza-se as propriedades dos materiais de calcário para neutralizar a acidez do terreno.

De acordo com a explicação do agrônomo Paulo Roberto Ernani em uma matéria para a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o calcário é um composto básico que apresenta solubilidade muito baixa.

Isso significa que o elemento consegue elevar o pH do solo.

pH é uma abreviação de potencial hidrogeniônico, uma escala numérica utilizada para identificar o grau de acidez de uma solução. Para isso utiliza-se o teor de íons de hidrônio ou hidrogênio por unidade de volume.

Caso o resultado seja menor que sete, a solução é ácida; igual a sete é neutra; maior que sete é básica.

Como mencionado, os solos geralmente são ácidos. Uma das maneiras de controlar os baixos níveis de pH é por meio da calagem.

Saiba também – Cochonilha: como identificar e eliminar da plantação

Como fazer a calagem do solo?

Antes de qualquer procedimento, o primeiro passo que deve ser feito é coletar amostras do terreno. Assim, é possível descobrir a quantidade de calcário necessário para neutralizar o pH do solo.

Após ter os números certos e o produto recomendado, a calagem é realizada. Porém, ela deve ser aplicada três meses antes do plantio.

Isso porque o calcário reage lentamente no solo, sem contar que a solução precisa de um fator para causar a reação: água. Ou seja, é imprescindível que durante o período de aplicação ocorra chuvas ou irrigações na região do plantio.

Entretanto, é necessário atentar-se ao tipo do plantio. Isso porque a técnica é realizada diferentemente em culturas convencionais e diretas, confira:

  • Plantios convencionais: técnicas de preparo do solo, como remoção da vegetação, aração, gradagem, semeadura, adubação mineral, capinas e aplicação de defensivos agrícolas, é necessário que o calcário seja incorporado ao solo de maneira uniforme e que atinja entre 17 e 20 centímetros de profundidade;
  • Plantio direto: o calcário deve ser aplicado na superfície sem incorporação. Isso significa que ele será aplicado na superfície da terra, sem aragem e gradagem.

Assim, a aplicação do mineral dependerá do sistema de plantio da propriedade. Já que entramos na temática, vale a pena conferir os detalhes sobre a rotação de culturas!

Equipamentos que ajudam a calagem

Com o avanço da tecnologia, atualmente a calagem manual é uma técnica em desuso. Assim, alguns agricultores deixaram o arado de lado para dar lugar às máquinas.

É isso o que indica a matéria “Equipamentos de ponta para obter bons resultados na calagem” publicada no G1. A reportagem menciona a importância de maquinários no processo, tais como:

  • Caminhão e tratores: alguns modelos estão sendo fabricados com o sistema roll on, onde é possível usar o distribuidor a lanço quando quiser. Assim, o processo de calagem é otimizado, possibilitando aplicações em mais hectares em menos tempo;
  • Distribuidores de arrasto por gravidade: É fundamental que a calagem seja distribuída uniformemente durante a aplicação. O arrasto por gravidade aprimora a precisão dos corretivos, além de ser utilizado para a aplicação de grãos e adubos;
  • Distribuidores centrífugos a lanço: possibilitam calagem uniforme em larguras de 5 a 10 metros. Para a aplicação da técnica, o calcário passa por uma peneira, sendo liberado pelas comportas, atingindo o terreno ácido.

Saiba também – Cultura da soja: mais sobre o manejo e a importância

Qual o objetivo da calagem do solo?

Apesar de termos mencionado algumas vantagens da técnica ao longo do texto, é importante ter um tópico exclusivo para o tema. Então, confira quais são os proveitos de optar pela calagem na sua plantação!

  • Elimina a acidez do solo;
  • Fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.
  • O cálcio otimiza o desenvolvimento das raízes, aumentando do sistema radicular e uma maior captação de água e nutrientes do solo;
  • Aprimora a quantidade de fósforo no solo;
  • Reduz a quantidade de alumínio e manganês, nocivos à plantação;
  • Aumenta a qualidade geral do solo, pois o cálcio diminui a compactação do terreno.

Segundo um material publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o tipo de calcário não altera a eficiência da calagem em relação à acidez, pois esse detalhe é definido pelo PRNT (Poder Residual de Neutralização Total).

Isso significa que quanto maior o PRNT do calcário, mais rápida é a reação no solo.

Como existem três tipos: calcítico, dolomítico ou magnesiano, a empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil aconselha o uso de calcário dolomítico ou magnesiano para oferecer as melhores taxas de magnésio ao solo!

Gostou de saber mais sobre a calagem, agricultor? Aproveite para continuar o aprendizado com a ajuda da Agroline. Aqui, você encontra dicas gerais de agronegócio! Olhe só outros posts que podem te interessar:

Agricultura 4.0: conceito, características e objetivos

Formicida para formiga lava-pé e dicas para evitar a praga

Como plantar milho – 5 cuidados para garantir a colheita