Equinos adquirem ao longo de suas vidas uma série de enfermidades e disfunções provenientes de vírus e bactérias diversas. Entretanto, algumas dessas doenças podem ser evitadas se métodos preventivos forem tomados no tempo correto.
Por exemplo, amamentar os cavalos recém-nascidos com a maior quantidade de colostro possível, durante as 36 primeiras horas de vida, aumenta sua imunidade passiva. Assim como o uso de vacinas mostra-se uma forma eficiente para evitar doenças provindas de bactérias ou vírus comuns.
A higienização das instalações onde os animais vivem também proporciona maior bem-estar aos cavalos sendo, portanto, importante desinfetá-las frequentemente. Dessa forma, é preciso limpar e desinfetar o local, pelo menos duas vezes por semana, sobretudo durante surtos de doenças.
Combater periodicamente carrapatos, moscas, mosquitos e demais ectoparasitas, fazendo pulverização com inseticidas, e realizar periodicamente exames de fezes, a fim de verificar a presença de endoparasitos, por exemplo, são outros métodos eficientes para combater doenças.
Doenças essas que podem causar desde um simples desconforto ao animal ou até mesmo o seu sacrifício. Confira abaixo, uma relação das principais enfermidades que acometem os equinos.
Cólica equina
Proveniente de doenças no aparelho digestivo ou outros órgãos, as cólicas são classificadas como verdadeira ou falsa de acordo com seus sintomas. As verdadeiras causam dores na região intestinal e estomacal, resultando em uma defecação anormal, enquanto a falsa atinge principalmente o peritônio baço, rins e outros órgãos internos;
Pode ser tratado com a aplicação intravenosa de um frasco inteiro de Sedacol e mais 10 ml de Banamine durante 10 dias.
Influenza equina
Transmitida por um vírus, a doença ocorre devido ao contato de animais sadios com animais enfermos. Similar à gripe humana, a Influenza equina pode ser chamada também de tosse ou gripe cavalar, sendo comum em ambientes com a presença de vários animais;
Caso seja detectado ainda no início apenas com uma dosagem de 25ml do Borgal, pode ser tratado.
Encefalite equina
Popularmente chamada de falsa raiva ou doença de Aujesky, a encefalite é causada por vírus que atacam o sistema nervoso central do animal, causando-lhe perturbações e sintomas graves, como visão comprometida e perda de peso;
Anemia infecciosa
Também causada por vírus, essa doença recebe o nome ainda de febre dos pântanos e é capaz de atingir cavalos de todas as idades, causando febre alta, abatimento e debilidade das patas, sendo transmitida via mosquitos, mutucas e varejeiras. Uma maneira de prevenir a anemia é com a aplicação do Phenodral.
Para todas indicações de tratamento consulte um médico veterinário caso os sintomas persistam.
115 comentários
Tenho uma égua, em minha chacara, apenas por gostar do animal é uma mangalarga vermelha muito bonita e o seu blog me ajuda muito,obrigada.
Olá, tenho um cavalo marchador e, há três dias ele apresentou uma paralisia nas pernas e boca, ele “travou”, não consegue comer, mal bebe água e não dobra as pernas, andando duro e ainda fica babado. Qual doença pode estar causando esses sintomas? Você poderia indicar?
Bom dia Rebeca,
Pelos sintomas informados provavelmente seu cavalo está com encefalomielite, que pode ser tratado com o Ganaseg e Monovin B1.
Mas o ideal seria consultar um médico veterinário para coletar o sangue e fazer o diagnóstico correto.
Agradecemos seu contato. Estamos à disposição para demais esclarecimentos.
Tenho um cavalo tem 13 anos ,do lado direito caiu o beiço, a orelha ,e o olho como um derrame glacial,mas ele tá comendo bem e anda normal.o que pode ser.
Olá Kelly,
Algumas doenças podem ser evitadas se métodos preventivos forem tomados no tempo correto. Por exemplo, amamentar os cavalos recém-nascidos com a maior quantidade de colostro possível, durante as 36 primeiras horas de vida, assim como o uso de vacinas mostra-se uma forma eficiente para evitar doenças provindas de bactérias ou vírus comuns, A higienização das instalações onde os animais vivem e Combater periodicamente carrapatos, moscas, mosquitos e demais ectoparasitas.
Porém, vale ressaltar que apenas um médico veterinário pode dar o diagnóstico correto a seu animal, sugiro assim procurar um de sua confiança para que seu cavalo receba o tratamento adequado.
Estamos a disposição.
Tenho um potro com apenas dois anos e meio, e ontem fiz uma montaria longa com ele, hoje de manhã ele amanheceu “entrevado” mal conseguindo andar, qual remédio seria o ideal?
Olá Joabe,
Sugiro que consulte um médico veterinário de sua confiança explicando o ocorrido, apenas um especialista pode lhe auxiliar de forma correta o tratamento para realizar em seu animal.
Estamos a disposição.
Olá tenho potro de 2 meses a 3 meses e ele estava parentimente bem e hoje ele amanheceu fraco, sem força e com a língua para fora, qual doença poderia ocasionar isso ?
Olá Marcelo,
Para um diagnóstico correto o ideal é consultar diretamente um médico veterinário para que examine seu animal nos sintomas que estão a persistir, assim ele te auxiliará no tratamento adequado a ser seguido.
Estamos a disposição
boa tarde, trabalho em um CCZ, com apreensao de pequenos animais (caes e gatos) e hoje, 10/07/13, uma senhora compareceu ao local pedindo informaçoes a respeito de um doença que acometeu uma egua de sua propriedade e segundo diagnostico do veterinario que avaliou o animal a doença seria “bandeira”, uma nova infecçao que começa a aparecer e ainda nao ha tratamento para tal. nao foram informados os detalhes da doença, mas gostaria de saber se existe mesmo essa “bandeira”, sintomatologia, tratamento, se eh uma zoonose, et.
grato, Acilio.
Bom dia José,
Nosso veterinário não conhece a doença por esse nome, por isso o ideal seria realmente um exame para o diagnóstico correto.
Ele sugeriu verificar com seu veterinário de confiança se não pode ser a Abronema ou “ferida da moda”.
Agradecemos seu contato. Se preferir pode entrar em contato direto pelo telefone (67) 3321-8988.
A bambeira e o nome vulgar para Encefalomielite que pode ser viral ou por protozoário.
Tenho um cavalo penthose e ele está com duas bolsas parece ser gordura uma maior que a outra no peito, tem um tempo que não estou andando nele oque pode ser ?
Olá Daryanny,
O sintoma pode estar ligado a diversas doenças, por gentileza consulte o médico veterinário responsável para que ele prescreva o melhor tratamento para seu animal.
Estamos a disposição.
Olá gostaria de uma informação, meu cavalo esta com os seguintes problemas: 1º. A respiração do animal esta bastante ofegante, esta ferindo o rabo com dificuldade de cicatrizar, perda de peso, patas traseiras enxadas, e bambeira, gostaria uma informação sobre tal doença e tratamento.
Bom dia Manoel,
Segue tratamento sugerido por nosso veterinário.
A respiração ofegante e a dificuldade para cicatrização pode ser tratado com um Antibiótico e anti-inflamatório (indicamos o Agrovet ou Pencivet).
Para bambeira, perda de peso e patas inchadas o tratamento seria o seguinte:
Fazer uma vermifugação imediata e tratamento com soro vitaminado (Bioxan ou Hertavit), junto de com ferro (phenodral) e Cálcio (Valleecálcio ou Glucafós).
Perído de 5 à 6 dias de tratamento, sempre deixando disponível para o animal um bom pasto e ração à vontade.
Lembrando que as informações de tratamento são feitas por seu diagnóstico, o ideal seria uma visita técnica do veterinário.
Agradecemos seu contato. Permanecemos à disposição.
qual reo medio que devo usar para combater as sarnas no meu cavalo,me disseram que dar banho de sodio e bom,eu ja dei alguns banhos,mas num deu um resultado muito satisfatorio não…tem algum outro que posso fazer…???
Oi Henrique,
Podemos indicar o tratamento com Ciclorfos e Aciendel.
Permanecemos à disposição.
BOM DIA, COM TODO RESPEITO ACHO QUE HOUVE UM EQUIVOCO SOBRE PREVENÇÃO DA ANEMIA INFECCIOSA, POIS ESTA POR SER VIRAL NAO POSSUI MEDICAMENTO PREVENTIVO.
FHENODRAL PODE SER UTILIZADO COMO ESTIMULANTE DAS FUNCÕES METABÓLICAS NOS CASOS DE ANOREXIA, DESNUTRIÇÃO E ANEMIAS FERROPRIVAS ENTRE OUTRAS.
Boa noite meu cavalinho de 5 meses tava bem do nada eu achei ele caído só mexendo a parti das patas da freti. Mais não consegui do mexer as patas de trás e ném levantar oque pode ser
Olá Sr. Jairo Menezes Nunes Junior,
O sintoma pode estar ligado a diversas doenças, por gentileza consulte o médico veterinário responsável para que ele prescreva o melhor tratamento para seu animal.
Estamos a disposição.
Minha égua tá com beiço caído tipo travou a boca não come e tá meio travada o q será q e
Olá Rose,
O sintoma pode estar ligado a diversas doenças, para a segurança de seu animal consulte o médico veterinário responsável para que ele avalie e prescreva o melhor tratamento.
Estamos a disposição.
Tenho um cavalo criolo, do nada a perna dele de tra s a direita endureceu e ele ta com dificuldades pra andar , e tambm ele esta perdendo peso , oq pode ser..
Olá Angela,
Apenas o médico veterinário pode dar o diagnóstico correto a seu animal e assim prescrever o melhor tratamento pra ele.
Algumas das doenças podem ser evitadas se métodos preventivos forem tomados no tempo correto, por exemplo:
-amamentar os cavalos recém-nascidos com a maior quantidade de colostro possível, durante as 36 primeiras horas de vida.
-uso de vacinas.
-higienização das instalações onde os animais vivem também proporciona maior bem-estar aos cavalos.
-Combater periodicamente carrapatos, moscas, mosquitos e demais ectoparasitas, fazendo pulverização com inseticidas.
-e realizar periodicamente exames de fezes.
Porém ressaltando, que apenas o médico veterinário para indicar o melhor medicamento.
ola pessoal do agroline, sou estudante de veterinaria e tenho um trabalho sobre doenças cardiacas equinas, poderiam me dar umas dicas de algumas doenças… obrigado pela atençao
Olá João Eduardo,
Claro, caso tenha alguma dúvida adicional pode entrar em contato pelo telefone (67) 3321-8988.
Bom dia, tenho um cavalo da raça mangalarga e por esses dias apareceu um caroço na parte inferior do seu maxilar um caroço, está localizado bem próximo a garganta e tem consistencia um pouco dura, gostaria de saber se alguem pode me dar uma ideia do que possa ser e como devo proceder? que medicamento devo usar etc… desde já agradeço.
Boa tarde José,
Neste caso sem examinar corretamente não podemos passar os produtos que seriam ideais.
Indicamos que o senhor consulte seu veterinário de confiança para lhe passar o diagnóstico preciso.
Agradecemos seu contato.
ola tenho um cavalo e ele apresendo um carocho pelo corpo nao sei oq e
Olá Jadson,
Pelas informações fica muito difícil passar um diagnóstico correto.
O ideal seria o senhor buscar um veterinário de sua confiança para examina-lo. Se puder encaminhe uma foto deste animal.
Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.
qual e o nome da doença conhecida vulgarmente por mal de roda
Olá Iremar,
Seria a Encefalomielite. Pode ser tratada com a vacina Tri-Equi, Monovin B1 e Azium.
Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.
Ola tudo bem,tenho um cavalo ele tem 12anos ele esta saindo muita remela nos olhos e esta muito vermelho,voce pode me indicar um remedio .
Bom dia Dara,
Nesse caso indicamos o seguinte tratamento.
Primeiramente um bom vermifugo, pode ser o Equest. Aplicar durante 5 dias Monovin A e diretamente no olho usar o Terracotril, também durante 5 dias, uma vez ao dia.
Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.
Bom dia!tenho uma egua manga larga,e o coracao das patas traseiras esta inchado,e nao apoia direito as patas no chao devido ao inchaco e dor.qual remedio voces me indicam?obrigado.
Olá Orlei, bom dia!
Esse relato pode ser consequência de vários problemas como: broca, casco inflamado, ferradura ou dor muscular. Por isso nesse caso, o ideal é uma consulta com seu médico veterinário, para que possa dar o diagnóstico correto e informar qual melhor tratamento.
Agradecemos seu contato. Permanecemos à disposição.
Bom dia. lima
Estou com uma egua manga larga de 4 anos e agora apresentou, uns pontos escuros na parte da garupa e logo ao cicatrizar esta andando com os quartos duros.o que faço.
Olá Amadeu,
Pela descrição pode ser a Dermatofilose. Neste caso, indicamos o tratamento com o Izoot B12, dosagem de 1 ml para 50Kgs e banho com Biocid.
Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.
Bom dia,
Tenho um garanhão de aprox. 10 anos de idade, quando adquiri estava com muita gordura principalmente no pescoço e andava nos finais de semana, recentemente fez uma cavalgada de 20 a 30 km, e como não estava presente vou relatar o que me falaram.
Na volta começou a mancar a pessoa deve ter forçado a barra e ficou faltando uns 5 km para chegar ao destino e dois dias depois veio de caminhão mas muito mal e foi diagnosticado como laminite, cinco dias depois foi colocado gelo e depois acabou indo para um hospital e ficou em tratamento durante 15 dias e foi acometido de uma infecção intestinal muito preocupante, melhorou do infecção e continuou com tratamento da laminite já em casa.
Tudo este acontecimento já vai para uns 35 dias, no caso da laminite terminado o tratamento a recuperação tem sido pequena continua sentindo muita dor e RX mostra que a rotação é mínima, pode ter algo mais além disto provacado pelo esforço que foi submetido?
Olá Ricardo,
Pelos relatos, provavelmente foi um excesso de esforço físico.
Nosso veterinário indicou um tratamento durante 5 dias com os seguinte produtos:
Maxicam Gel e Banamine, este aplicando 10ml do produto ao dia.
Sempre indicamos que consulte seu veterinário para um diagnóstico correto.
Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.
Ola tenho um animal em P Dutra Ba. a dez dias tá com a barriga enxada ,não defeca e o seu mijo tá amarelado e grosso e ta muito inquieto parece sentir muitas dores no pé da barriga.o que vcs mim indicaria
Olá Amanda,
Pelas informações não conseguimos identificar a doença com precisão, por isso o ideal é que a senhora procure um médico veterinário o quanto antes.
Agradecemos seu contato. Ficamos à disposição.
BOA TARDE ESTOU COM UMA EGUA QUE AMANHECEU CAIDA SEM PODER SE LEVANTAR QUAL MEDICAMENTOS VC INDICA
Olá, Guto, não temos como indicar um medicamento sem realizar o diagnóstico do seu animal. Para saúde e segurança do sua égua, sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para indicar o melhor tratamento.
Ficamos à sua disposição.
Bom Dia.
estou mais uma vez lhe escrevendo para solucionarmos o problema, que anteriormente lhe mencionei a historia de uma manga larga que apresentava pontos escuros e os quantos duros, utilizei a medicação indicada mais até o presente momento não houve evolução, apresentando mais problemas como: Perda significativa de peso, manchas inchadas por todo corpo (tipo intoxicação), pouca secreção, nasal, perda de reflexo.
tenho tres cavalos na minha propriedades e todos os tres apareceram com uma especie de ferimento que fica acima do casco e abaixo da canela, o que chamamos de peador o que poderia ser
Olá Helder,
Para garantir a segurança de seu animal, pedimos que entre em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado.
O uso indevido de medicamentos sem receita pode causar danos à saúde do seu animal.
Após tirar suas dúvidas, fique a vontade em realizar um pedido em nosso site. Será um prazer atendê-lo.
Tenho uma equa manga larga e ela esta com uma ferida na vulvula dela nao sei mais o que fazer! Sera q vcs tem solucao!! Um abraco
Olá Xandy,
Para garantir a segurança de seu animal, pedimos que entre em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado, não podemos fazer indicação sem examina-lo.
O uso indevido de medicamentos sem receita pode causar danos à saúde do seu animal.
Tenho uma eguá de 12 anos aproximadamente, ela apresenta dores não sei dizer se é na patas traseiras ou anca para caminhar, esta perdendo muito peso, apesar de comer e beber agua, e tem dificultades de levantar, já levei no veterinario fizemos raiox exames de sangue e õ resultado deu bom. não sei mais o que fazer ela está piorando cada dia que passa. por favor me ajudem.
Boa Tarde Deise,
Para garantir a segurança de seu animal, pedimos que entre em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado, não podemos fazer indicação sem examina-lo.
O uso indevido de medicamentos sem receita pode causar danos à saúde do seu animal.
Após tirar suas dúvidas, fique a vontade em realizar um pedido em nosso site. Será um prazer atendê-lo.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Olá amigos, temho um potro quarto de milha com 1 ano e 2 meses ontem apareceu um caroço na virilha das patas traseiras, tamanho de um limao pequeno, hj ele desinchou quase todo, só que observei embaixo na barriga tem mais uns 2 a 3 bem pequenos é mole o caroço, como e de ontem desinchou estou na duvida se ele foi picado por insetos ou se isso é sintoma de alguma doença em potros, estou dando ração duas vezes ao dia integral mix junior, 1,3kg de manha e 1,3 kg de tardezinha, junto com suplemento mineral tortuga, glicopan de manha e hemolitan e caldmix de tarde. Fico no aguardo
Minha égua está com o lábio inferior caído sem movimento de um só lado o que pode ser?
Olá Vander,
Pode ter havido algum tipo de intoxicação, recomendamos que faça uma consulta com um médico veterinário para que possa fazer o diagnóstico e tratamento correto.
Ficamos a disposição.
boa noite, meu cavalo esta com o labio inferior caido tbm, como vc tratou. esotu falando com varios profissionais e ninguem descobre.
Meu cavalo quando faz esforço físico, começou a arrastar a pata de traz. Depois alonga o músculo e da um estalo. O que pode ser. Pra correr ele fica normal.
Olá Hemerson,
O recomendado é a consulta com um médico veterinário, sem examinar seu animal não conseguimos dar o diagnóstico correto.
Ficamos a disposição.
Oi tendo um potrinho de 15 dias que começou a despelar e parece causar coceira gostaria de saber o que pode ser ou se isso é normal?
Olá, Berenice, o caso pode ser de alguma doença de pele, como sarna ou fungos. Recomendamos que você procure um médico veterinário de sua confiança para fazer o diagnóstico correto e te indicar o tratamento necessário.
Ficamos à disposição.
Minha egua tem 13 anos mas notei ke ela faz muito mas muito xixi, mas parece estar bem pode ser algum pbl?
Olá, Fernanda, com a idade avançada o animal pode desenvolver algum problema urinário ou renal, o excesso de urina pode ser sinal de várias doenças como a diabete, por exemplo. Não temos como fazer o diagnóstico, sugerimos que você procure um médico veterinário de sua confiança, para examinar corretamente. Ficamos à disposição.
Bom dia,minha égua sofreu um ferimento com arame liso entre o casco e a região do tornozelo. Ela está com a região inchada,mas não há sangramento . A ferida não cicatriza e ele não apoia a pata para andar.O que posso fazer?
Olá, Carolina, não podemos fazer um diagnóstico sem examinar o animal. Procure um médico veterinário de sua confiança para diagnosticar e te indicar o melhor tratamento para sua égua. Ficamos à disposição.
Olá, meu vizinho tem uma égua que esta com a anca caída e não consegui ficar de pé o que pode ser?
Olá, Demetrio, a égua pode estar com algum problema muscular. Não temos como fazer o diagnóstico sem examinar o animal. Recomendamos que procure um veterinário. Ficamos à disposição.
A egua do meu amigo ja esta com, uns dos olhos azuis perdendo a visao o que deve ser feito?
Olá Mário, não temos como diagnosticar seu animal, sugerimos que procure um veterinário de sua confiança para indicar o tratamento ideal. Ficamos à sua disposição.
Meu cavalo apareceu do nada com as pernas enchadas… Ja faz uns 8 dias .. Diminuiu um pouco agora ta tipo intoxicado. . qual remédio… Devo usar
Olá, Miguel, nós não podemos indicar um medicamento sem fazer o diagnóstico do animal. Para a segurança de seu cavalo sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para indicar o melhor tratamento. Ficamos à sua disposição.
Tenho uma potranca de 5 meses . Ela abaixa a cabeça e da uma rodada na cabeça quando está andando . Começou a 2 dias com isso . Não sei o que pode ser vcs me ajudam ? Não tem parasita nas orelhas .
Olá, Luana, não podemos de dar um diagnóstico sem examinar o animal. Sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para indicar o melhor tratamento.
Ficamos à disposição.
Ola, tenho uma égua e ela esta suando muito mesmo estando frio e fica se urinando sem fazer força e a potranquinha que ta com 4 meses esta suando também e fica muito tempo deitada as vezes nem consegue se alevantar a potranquinha, o que pode ser ?
Olá, Aline, não podemos fazer nenhum diagnóstico sem examinar seus animais. Sugerimos que, para segurança dos seus animais, procure um médico veterinário de sua confiança para que ele possa indicar o melhor tratamento. Ficamos à sua disposição.
Olá, eu tenho uma égua que a uma semana atrás ela vêm apresentando uns caroços na virilha perto das tetas e eles são grandes como se fossem picadas de maribondo mas dá pra ver que dói muito e as moscas ficam tudo em cima e fica ferindo mais enquanto eu não sei o que é o problema eu estou passando um remédio azul contra bicheira, mas tá muito difícil porque o problema a cada dia tá se agravando e a égua não deixa colocar o remédio fica rodopiando dando coices e tá muito feio os caroços. Eu queria muito que vocês podesse me ajudar…
Olá Ewellem, nós sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para que ele possa examinar a égua e indicar o melhor tratamento para o seu animal. Em nosso site temos uma vasta variedade de medicamentos. http://www.agroline.com.br/produtos-veterinarios/ovinos-e-equinos Ficamos à sua disposição.
Oi me chamo thulio eu tenho um potro mangalarga marchador e apareceu tipo umas BJ irruguinhas brancas nas orelhas oqe pode ser e o tipo de tratamento obgda
Olá, Thulio, não podemos fazer uma diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar o animal. Sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para ajudá-lo. Ficamos à disposição.
Olá tem um cavalo apresentando fraqueza nas pernas traseiras, aparentemente não está abatido está comendo normalmente, mas apresenta fazer bastante força para evacuar, na parte da manhã estava bem e a tarde apresentou esse sintoma e mal consegue ficar em pé, oq vcs indicam????
Desde já obrigada!!!!
Olá, Karol, não temos como realizar diagnóstico ou indicar um tratamento sem examinar o animal. sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para ajudá-la. Ficamos à disposição.
Olá fui tirar minha égua da baía ela saiu tropeçando Meio tonta ai caiu e não consegui levantar ela come e bebe bem que mal e esse.
Olá, Josué, para identificar o problema da sua égua é importante examinar o animal. Sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Ficamos à disposição.
Boa Tarde!
Meu cavalo de 07 anos de idade , apos uma cavalgada apresentou uma especia de travamento nas pernas traseiras e começou a ter dificuldades em caminhar , agora esta deitado e as pernas dianteiras também estão travando . Este animal fica maior parte do tempo no pasto quase sem se exercitar será que isso tem algo a ver/ o que pode estar ocorrendo?
Olá, Dario, é muito importante realizar um diagnóstico do animal para poder fazer algum tratamento caso seja necessário. Sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para examinar seu cavalo. Ficamos à disposição. http://www.agroline.com.br/produtos-veterinarios/ovinos-e-equinos
Legal
Boa noite!
Meu cavala está com umas parte da cara com queda de pelos e com parte um pouco ferida. O veterinário falou que pode ser alergia o capim braquiaria, como posso resolver esse problema?
Olá, Valdicleide, converse com o seu veterinário sobre essa alergia para encontrarem a melhor forma de tratar o animal. Nós sugerimos que mude a alimentação do cavalo, para que não precise ter contato com a braquiária. Podemos indicar também o uso de algum suplemento para pelos (https://www.agroline.com.br/busca?busca=casco+e+pelo&ordenacao=&filtro=Categoria%3ASuplementos) Ficamos à disposição.
Olá meu sogro tem um cavalo que de uma dias pra cá ele apareceu com a cabeça inchada e ele fica com fraqueza nas patas de traz Chega até cair o que pode ser
Olá, Mônica, para diagnosticar a patologia do animal é indicado que o médico veterinário de sua confiança examine o animal. Nós sugerimos que antes de qualquer tratamento, entre em contato com o médico veterinário para identificar o problema. Ficamos à disposição.
Olá! Tenho cabelo bem velinho e eles estava se debatendo muito no chão de dor e aí um outro criador de cavalos me indicou maxicam 2% e foi aplicado nele porém ele teve uma melhora e hoje ele está se debatendo novamente… O que poço está fazendo por ele agora?
Ola Tayane,
Caso a medicação tenha sido ministrada da forma como é descrita na bula e o problema não foi resolvido pedimos por gentileza que entre em contato com um médico veterinário para que ele(a) possa realizar um diagnóstico e auxilia-la no melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Boa tarde tenho um cavalo ele está largando as patas tipo parece q tem algo e ontem movimentei ele travou oq pode ser
Ola Elias,
É recomendado que o senhor consulte o médico veterinário de sua confiança para que ele faça um diagnóstico em seu animal e possa auxilia-lo no melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Boa tarde tenha uma égua de 1 ano e 8 meses e ao chegar no sítio achei ela caida é sem força nas pernas da frente e por isso n consegui levantar com ajudar de alguns amigos colocamos ele de pé mais ela logo cai .
Fica deitada gemendo e se batendo tentando levantar o q pode ser ,mim ajudem por favor pq já n sei o q fazer.😭
Ola Daiane,
Diversos fatores podem causar esses sintomas nos animais, para ter um diagnóstico preciso é necessário que a senhora entre em contato com um médico veterinário para poder analisar a sua égua e prescrever o melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Bom dia!!! Minha égua teve um aborto e o veterinário fez.diversos remédios , inclusive antibiótico e antiinflamatórios. Mas ela está com menos apetite e urinando grosso e amarelo. É normal?
Ola Antonio,
O senhor precisa verificar com seu médico veterinário se esses efeitos que a sua égua apresenta estão relacionados aos medicamentos fornecidos.
Estamos à disposição.
Boa tarde. Tenho uma égua de mais ou menos 25 anos e ela apresentou o lábio inferior caído. O que poderia ser. ?
Ola Quelli,
Pode ter havido algum tipo de intoxicação, recomendamos que faça uma consulta com um médico veterinário para que possa fazer o diagnóstico e tratamento correto.
Ficamos a disposição.
Olá boa noite, meu esposo tem uma égua que estava prenhe, falo estava porque acredito que ela perdeu o potro, ela apresenta sintomas como se estivesse em um aborto, sempre com o rabo meio erguido e pescoço espichado , ela também está com o corpo duro, e só como um pouquinho. A gente já perdeu a esperança que o filhote esteja vivo, mais a gente não entende o porquê do corpo duro, pode ser alguma doença, se sim qual o tratamento, pode ser transmissível
? Aguardo a resposta
Olá Ingrid Daiane,
Esses sintomas podem estar ligados a diversas doenças, por gentileza entre em contato com o médico veterinário para que ele prescreva o melhor tratamento para seu animal.
Estamos a disposição.
eu tenho um cavalo que apareceu andando somente nas três patas e um inchaço muito grande na parte entre o peito e a perna não sei oque pode ter acontecido espero que alguém tenha alguma dica para me dar
Olá Eliza,
O sintoma pode estar ligado a diversas doenças, por gentileza consulte o médico veterinário responsável para que ele prescreva o melhor tratamento para seu animal.
Estamos a disposição.
Boa tarde, hoje fui tratar da minha égua e quando estava voltando ela caiu do nada, mas se levantou e começou a comer, oque pode se? e qual o tratamento?
Olá João Paulo,
Não podemos realizar a indicação de nenhum tratamento, a consulta com um médico veterinário é muito importante para diagnostico exato, consulte um médico veterinário de sua confiança para receber o melhor tratamento e medicação a seu animal.
Estamos a disposição.
Boa tarde, hoje fui tratar da minha égua e quando estava voltando ela caiu do nada, mas se levantou e começou a comer, oque pode se? e qual o tratamento?…
Olá João Paulo,
Não podemos te sugerir nenhum tratamento, a consulta com um médico veterinário é muito importante para ter o diagnostico correto e fazer a prescrição do medicamento e tratamento mais adequado a seu animal.
Estamos a disposição.
Tenho um cavalo que teve inchaço no membro inferior, em seguida começou ter lesões, achei que fosse pica de serpente, apliquei soro e antiinflamatório, inchou todos os membros. Depois inchou a mão até então era a mão que não tinha a sido picado agora começa aparecer lesões. O que pode ser? Acho que não foi picado por serpente.
Olá Antônio,
Como lemos na matéria, algumas das doenças que acometem os cavalos podem ser evitadas se métodos preventivos forem tomados no tempo correto: , amamentar os cavalos recém-nascidos com a maior quantidade de colostro possível, uso de vacinas, A higienização das instalações onde os animais vivem, Combater periodicamente ectoparasitas. Porém vale ressaltar que a consulta com um médico veterinário e primordial para diagnosticar corretamente o que pode estar afetando seu animal, só assim poderá fazer o uso da medicação correta.
Estamos a disposição.
Olá , tenho uma égua de 12anos . Quando faz nesse idades começa a gemer .. e quando está andando fica com a cabeça pra baixo . Andando suspirando fundo o que pode ser??
Olá Mario,
A consulta com um médico veterinário é primordial pra dar o diagnostico correto e te ajudar no melhor tratamento com seu animal.
Estamos a disposição.
ola tenho uma eugua mangolina ela criou antes do tempo naõ sabiamos da prenhes pois pasto esta muito ruim mesmo com trato todo dia e ração ela perdeu peso entao nao percebemos , ela abortou faz uns 15 dias , potro cascos brancos pterminando formação creio que nasceria na epoca certa fim de abril , mas em fim aplicamos 3 doses de antibiotico nela , ela ganhou pouco mais de peso , mas depois disso ela esta brava mucha orelha não deixa passar mão nela , não sei se é extresse pelas aplicações ,mais estou notando que ela esta suando muito ,trocamos ela de pasto nao sei se esta estranhando e esta extressada mesmo ou se é outra coisa , ?
Olá Sara,
Equino adquirem uma série de enfermidades ao longo de suas vidas, onde podem ser evitadas: higienização das instalações onde os animais vivem, amamentar os cavalos recém-nascidos com a maior quantidade de colostro possível, Combater periodicamente carrapatos, moscas, mosquitos e demais ectoparasitas, Doenças essas que podem causar desde um simples desconforto ao animal ou até mesmo o seu sacrifício.
O caso da sua Égua é algo que precisa ser verificado pelo médico veterinário, só ele pode dar o diagnóstico correto a seu animal e indicar o melhor tratamento a ela.
Estamos a disposição.
Boa tarde ,tenho um cavalo de 5 anos , e ele para de pastar e fica parado trocando as patas traseiras o que pode ser ?
Olá Débora,
Um dos sintomas da Anemia infecciosa é o abatimento e debilidade das patas.
Também causada por vírus, essa doença recebe o nome ainda de febre dos pântanos e é capaz de atingir cavalos de todas as idades, causando febre alta, abatimento e debilidade das patas, sendo transmitida via mosquitos, mutucas e varejeiras. Uma maneira de prevenir a anemia é com a aplicação do Phenodral.
O ideal é que seu cavalo tenha uma consulta com um médico veterinário de sua confiança, para que seja dado o diagnóstico correto e assim prescreva o tratamento a ser usado.
Estamos a disposição