A placenta é parte importantíssima da gestação. A retenção de placenta, porém, é uma falha comum no momento do parto. Acontece com taxas que vão de 3% a 12% dos casos. A Placentina pode ser usada para provocar contrações do útero durante o parto, para expulsão do feto ou da placenta. Também ajuda na expulsão de secreções patológicas contidas no útero entre outros casos.
O que é a retenção de placenta?
Assim como nos humanos e em outros mamíferos, os bovinos necessitam da placenta para a passagem de nutrientes do organismo materno para o feto. No momento do parto, a placenta é naturalmente expulsa do corpo do animal, junto com o recém nascido. Na retenção da placenta há uma falha na expulsão da membrana que pode continuar no corpo da vaca parida.
Em casos normais, as membranas são expulsas dentro de 12h do parto. Se demorar de 12 a 24h após o parto, é considerada uma expulsão retardada. Já a retenção da membrana acontece nos caos que a placenta que não for expulsa dentro de 24h.
As chances aumentam aumentam em casos de aborto, parto prematuro, parto de gêmeos e parto induzido.
Como usar Placentina no tratamento da retenção de placenta?
As propriedades do produto que garantem sua ação! A Placentina contém em sua formulação a ocitocina. É um hormônio que promove o aumento das contrações de toda a musculatura lisa. Principalmente na musculatura lisa do útero no momento do parto, ajudando a expulsão do feto e da placenta e controlando a hemorragia.
Age também nas glândulas mamárias. Através de um aumento das contrações da musculatura lisa dos canais galactóforos impulsionando o leite contido nos alvéolos para as cisternas aumentando deste modo o fluxo de leite.
Outras indicações da Placentina
Atonia uterina: Para provocar as contrações do útero durante o parto para expulsão do feto ou da placenta ( retenção da placenta ). Deve ser utilizada somente em casos de partos normais, é contra indicada em casos de partos distócicos ou em casos de obstrução mecânica.
Metrites e piometras: Para ajudar a expulsão das secreções patológicas contidas no útero.
Cólicas coprostáticas dos Cavalos: Em casos de retenção fecal, por atonia intestinal, deve ser administrada, após a administração do Purgante Salino U.C.B. ou oleoso, neste caso é contra indicado o uso em éguas prenhas.
Hemorragias pós-parto: É indicado como coadjuvante.
Retenção de leite: Para favorecer o início da lactação.
Para fazer o uso correto da Placentina, é necessário administrar o produto por via subcutânea. A dosagem deve ser feita de acordo com a descrição da bula e à critério do médico veterinário.
Compre diretamente pelo site da Agroline, enviamos para todo Brasil.
Post de 08/09/2015 editado em 28/08/2018 para adicionar informações
16 comentários
Boa noite minha cachorrinha deu cria a dois filhotes já está quase com um mês que ela vem crescendo a barriga eu acho que não colocou as placenta o que fazer
Olá, Rosa, sugerimos que procure um médico veterinário de sua confiança para diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento. Ficamos à disposição.
O que era ?
Minha cachorra é uma podlle, deu a luz a 5 filhotes e 2 placentas ficaram retidas , a minha médica veterinária me indicou dar uma dosagem de 1ml para expelir o que ainda restou . Vou hoje mesmo no consultório para ela fazer o procedimento.
Quantas vezes e aplicada a placetina?
Olá Georgia,
Para a segurança de seu animal, por gentileza entre em contato com um médico veterinário para que ele prescreva o melhor tratamento para seu animal.
Estamos a disposição.
Pode aplicar a placentina em vacas que perderam a cria e não expulsaram a placenta completamente?
Olá Isabela,
A Placentina contem em sua formulação Ocitocina, um hormônio que promove a contração musculatura lisa presente no útero. Com isso de acordo com a bula do medicamento ele é indicado nos casos de retenção de placenta.
Estamos a disposição
Olá bom dia!quantas ML e usado em porca q pedeu a cria e ñ conssegui colocar o resto pra fora? E pode ser aplicado mais de uma vez tbm.?
Olá Leidiane,
Porcas: 1 a 3 mL.
Administrar por via subcutânea após os devidos cuidados da assepsia.
Sobre a reaplicação a bula não informa, sugiro que esteja consultando um médico veterinário para que lhe auxilie corretamente.
Estamos a disposição.
Quanto tempo posso repentir a dosagem em vacas? E qual seria a dosagem?
Olá Layne,
De acordo com a bula do medicamento segue abaixo:
Dosagem:
Vacas e éguas: 3 a 10 mL.
Porcas: 1 a 3 mL.
Ovelhas e cabras: 2 a 5 mL.
Cadelas: 025 a 2 mL.
Em questã da reaplicação do produto não é informado na bula do fabricante, vale ressaltar que o auxilio de um medédico veterinário é essencial para o tratamento e diagnóstico correto.
Estamos a disposição.
Minha cachorra estava prenha eu não sabia e dei a injeção a siu nela acho que os fetos estão mortos e já saiu secreção e depois sangue e agora sangue meio viscoso tipo pus estou dando antibiótico e 02ml de placentina a umas 04 horas atrás ainda não fez efeito o que eu faço
Olá Valmir,
Apenas o médico veterinário pode lhe auxiliar de maneira correta com o diagnóstico e melhor tratamento com sua pet.
Estamos a disposição.
Ola minha shihtzu pariu sexta feira e ontem comprei placentina so que hoje ela nao ta aguentando de dor é normal? Pq ontem ela jogou a placenta para fora so que hoje ela nem quer comer e so fica gemendo de dod
Olá Beatriz,
PLACENTINA é indicado para: ATONIA UTERINA – Para provocar ou reforçar as contrações do útero durante o parto para a expulsão do feto ou da placenta (retenção da placenta). Deve ser utilizada somente em casos de partos normais é contra-indicada em casos de partos distócicos ou em casos de obstruções mecânicas; METRITES E PIOMETRAS – para ajudar a expulsão das secreções patológicas contidas no útero; CÓLICAS COPROSTÁTICAS DOS CAVALOS – em casos de retenção fecal por atonia instestinal. Deve ser administrada após a administração de purgante salino ou oleoso. Neste caso é contra-indicado o uso em éguas prenhas; HEMORRAGIAS PÓS-PARTO – é indicada como coadjuvante; RETENÇÃO DE LEITE – Para favorecer o início da lactação.
O ideal seria a senhora verificar juntamentamente com um médico veterinário o diagnostico exato em sua cachorrinha, para que assim ele te auxilie no tratamento adequado.
Estamos a disposição