O Metrifim é o medicamento mais indicado para o tratamento da endometrite, uma inflamação uterina que acomete principalmente as fêmeas leiteiras e acontece no pós parto. Entenda o que é a doença, suas consequências e como realizar o tratamento com o Metrifim.
O que é a endometrite?
A endometrite é uma doença inflamatória no endométrio que acontece nas primeiras três semanas pós-parto. A inflamação uterina também pode estar relacionada à infecção bacteriana.
Quais são os sintomas?
Os principal sintoma é a presença de secreção vaginal purulenta, com aspecto mucopurulento, ou seja, apresenta muco e pus, ou catarral. O corrimento pode ser detectado na vagina das fêmeas afetados 21 dias ou mais após o parto.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado através da vaginoscopia para a retirada de amostra da secreção. Procure um médico veterinário de sua confiança para realizar os exames necessários.
Consequências
A doença acontece cada vez com mais frequência e causa a queda de fertilidade dos animais, podendo diminuir a possibilidade de prenhez das vacas afetadas. Os danos para os produtores é grande, já que afeta o desempenho reprodutivo do rebanho.
Como realizar o tratamento com Metrifim?
O Metrifim deve ser dministrado exclusivamente pela via intrauterina, usando pipeta e seringa estéreis. A dosagem é de um frasco de 100 mL para cada animal. A aplicação do Metrifim deve ser realizada em intervalos de 24 horas por 3 dias consecutivos ou a critério do Médico Veterinário.
Disponível no site da Agroline
Vantagens
Metrifim destrói imediatamente a flora contaminante. Também promove a curetagem química do endométrio, interrompendo as secreções purulentas.
Além disso é mucolítico, ou seja, fluidifica a secreção purulenta contida no útero e luteolítico, estimulando a ciclicidade e a produção de muco límpido e cristalino.
Onde posso encontrar o medicamento?
Você encontra Metrifim disponível no site da Agroline.