Uma das maiores dúvidas quando se trata de castração, seja em cães ou gatos, é na hora de dar preferência para a fêmea ou para o macho e também se esse procedimento é seguro. Mas a situação é bem simples e o benefício está em saber que com a castração há controle populacional desses animais.
Existem muitos animais nas ruas ou em centros de zoonoses esperando por um lar. Para se ter uma ideia, a cada criança que nasce, nascem também mais 15 cachorrinhos e 30 gatinhos.
A castração não é um procedimento que vai fazer seu bicho de estimação sofrer. Muito pelo contrário, as vantagens e benefícios estão voltados para a saúde e bem estar do animal.
Na Agroline você encontra tudo para seu pet
Principais benefícios para a saúde
• Os animais ficam menos propensos a andar pelas ruas, principalmente os machos, que sentem o cheiro de uma fêmea no cio a uma grande distância
• A fêmea castrada tem menor propensão de desenvolver câncer ou infecções
• Higiene em sua residência, pois fêmeas no cio urinam e defecam em locais inadequados, podendo manchar tapetes e a mobília, além de atrair os machos
• E por fim, animais castrados ficam mais caseiros.
Castrar é caro?
Muitos veterinários tentam tornar razoáveis os preços para a castração. O ideal é que você entre em contato com algumas clínicas veterinárias para se informar.
Vale lembrar que o custo da castração será um só se comparado ao tanto de vezes que você terá que levar seu animal por algum outro problema que pode ser evitado com a castração.
Quando castrar
• Para cães: Os machos podem ser castrados quando tiverem quatro meses, geralmente quando os testículos já estiverem formados. As fêmeas podem ser castradas também nesse período de quatro meses, mas o recomendado é que a fêmea seja castrada antes do primeiro cio, que ocorre na maioria das vezes, aos seis meses.
• Para os gatos: Seguem as mesmas precauções dos cães. Os machos podem ser castrados a partir dos quatro meses. As fêmeas, geralmente têm o período do cio mais irregular, então, o ideal é primeiro procurar um veterinário para fazer uma avaliação e indicar qual o melhor momento de castração do animal.
Cuidados antes e depois da castração
O primeiro cuidado que você deve tomar antes de castrar seu bichinho é fazer um exame de sangue para saber se está tudo bem com ele, ou seja, se ele está totalmente saudável para fazer o procedimento.
Entre em contato ou converse com um médico veterinário para saber o que você deve fazer antes de levá-lo para castrar. Muitas clínicas pedem para que o bichinho fique de jejum por 8 horas e os levem pela manhã na clínica. Geralmente eles pedem para que esse jejum seja feito para evitar o engasgamento na aplicação de anestesia no animal no momento da operação.
Fique tranqüilo, pois seu animal não passará fome. Após o procedimento, os próprios funcionários da clínica, o alimentam.
Na Agroline você encontra tudo para seu pet
Levando seu animal para casa, os cuidados devem ser redobrados. Porém, será uma preocupação de um período bem curto, até o tempo de cicatrizar o corte da castração. Aqui vão algumas dicas:
• Evite que eles façam esforços. Os gatos têm a necessidade de pularem de lado para o outro e isso deve ser evitado.
• O local indicado para a recuperação deve ser em temperatura ambiente, confortável e, acima de tudo, limpo. O corte não pode correr o risco de ser infectado.
• É muito provável que seu animal não queira comer assim que chegar em casa ou, que até mesmo, vomite. Com os dias, a alimentação dele voltará ao normal.
• Use pomadas cicatrizantes. São ótimas na rapidez de curativos.
MODO DE USAR
Lave o local a ser tratado com água e/ou sabão neutro. Aplique a solução ou o gel sobre o ferimento, pelo menos duas vezes ao dia, até a completa cicatrização.
A lavagem, sempre antes de cada aplicação do Fitofix é fundamental para remover as sujidades e/ou eventuais crostas que venham a se formar aumentando, assim, a penetração do produto e acelerando o processo de regeneração tecidual.
Lembre-se que castrar também é um ato de amor!