A diarreia canina não é uma doença, mas sim um sinal clínico de algum outro problema. Quando seu cãozinho apresenta sinais de diarreia é um sintoma de que algo está errado, as causas são variadas e é necessário prestar atenção para identificar e então poder tratar.
Mesmo com todos os cuidados que temos com os cães, a diarreia canina é muito comum. Na maioria dos casos, a causa não é grave e o sintoma é passageiro. Mas, para evitar maiores transtornos, é sempre muito importante procurar um médico veterinário para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.
Sintomas da diarreia canina
O principal sintoma da diarreia é a perda de líquidos através das fezes do animal. Dependendo do caso e da gravidade da diarreia canina, as fezes podem ter o aspecto mais pastoso ou mais líquido. Também pode ocorrer a presença de sangue. A dificuldade ou esforço para defecar também são sintomas comuns. A desidratação, apatia, febre, cansaço, perda de peso e vômitos, podem acompanhar o quadro da diarreia.
Possíveis causas da diarreia canina
- Parasitas intestinais: Os vermes e protozoários causam as parasitoses nos cães. Os animais estão expostos aos germes que chegam com facilidade ao sistema digestivo frágil dos cães.
- Intoxicações: Os cães são curiosos e podem acabar ingerindo várias coisas que não deveriam. As intoxicações podem ser causadas por produtos de limpeza, venenos e até alguns tipos de plantas tóxicas. Outro tipo de intoxicação é a medicamentosa, se seu cãozinho está fazendo algum tratamento, a diarreia pode ser sinal de reação ao remédio.
- Alimentos: Os cães podem também, por curiosidade e gula, acabar comendo algum alimento que não deveria ou estragado. Veja também: Saiba o que não pode dar para seu pet comer
- Estresse: Mudanças de hábitos, no ambiente ou na rotina da casa podem afetar o psicológico dos cãezinhos e a diarreia canina é um dos sintomas de estresse. Mesmo não sendo uma causa mais grave, o bem-estar do animal é muito importante e as condições estressantes não fazem bem para o animal.
- Disfunção nos órgãos: as diarreias caninas mais graves geralmente são acompanhadas de sangramentos e não cessam rapidamente. Nesses caos, podem ser sintomas de alguma disfunção no pâncreas, nos rins, no fígado ou até da presença de tumores. Por isso é muito importante procurar um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico.
- Viroses: a diarreia canina também pode se rum sinal de várias viroses que acometem os cachorros. A maioria das viroses podem evoluir para um caso bem grave, por isso, quanto mais cedo identificar, melhor, e a diarreia é um sinal de alerta. Cinomose, Parvovirose e Coronavirose são algumas das doenças que podem ter a diarreia como sintoma.
8 dicas para tratar a diarreia canina
1 – Mantenha o cachorro em jejum.
Durante o período em que o animal está com diarreia, o sistema digestivo está fragilizado. É importante não oferecer alimento ao cão e manter o jejum de 12 a 24 horas.
2- Hidrate seu cão.
As diarreias causam a desidratação do animal, por isso é importante que o cão tenha acesso à água fresca e potável. Se possível ofereça água engarrafada, que não possui cloro nem resíduos que possam irritar o sistema digestivo do seu cachorro.
3- Leve ao veterinário.
Como já dissemos, a diarreia canina pode ser uma situação passageira ou um sinal de uma doença mais grave. Para evitar grandes danos à saúde de seu cão, é indispensável procurar um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico do animal e então poder começar o tratamento adequado.
4- Medique corretamente
Não é indicado realizar a medicação sem uma indicação médica e também não é bom medicar os animais com remédios para humanos. Como a diarreia pode ser causada por vários fatores, é importante fazer o tratamento corretamente.
5- Para tratar intoxicação:
Nos casos de diarreia por intoxicação, nós indicamos o uso do Mercepton Oral. O medicamento atua como estimulante do processo digestivo e da eliminação de toxinas.
Pode ser usado em intoxicação oriunda de alimentos deteriorados ou de plantas tóxicas acidentalmente ingeridas. É indicado para intoxicações medicamentosas acidentais. Recomenda-se ainda para intoxicações com produtos de limpeza domésticos (ceras líquidas ou querosene) ou industriais.
6- Para tratar verminoses:
No caso da diarreia causada por parasitas, é importante realizar a vermifugação. Verifique com o veterinário qual a melhor opção para o tratamento do seu cachorro. Nós possuímos uma variedade de opções disponível em nosso site, clique aqui para comprar. Alumas opções são:
Drontal
Veja também: Drontal, linha completa para acabar com a verminose no seu pet.
Top Dog
Compre agora no site da Agroline!
Petzi
7- Opção homeopática.
Uma boa opção que não oferece riscos à saúide do animal é o uso de produtos homeopáticos.
O Diasin é um Gel de uso oral para tratamento de diarreias agudas em cães, gatos e outros animais de companhia. Em 85% dos casos elimina o problema com apenas uma aplicação.
Outra opção é o Intestin, indicado para o tratamento de diarreias crônicas de cães, gatos e outros animais de companhia, inclusive as provocadas por trocas de ração ou ingestão de alimentos caseiros. É ainda recomendada sua utilização para evitar a ocorrência de diarreias em situações de estresse, tais como: desmame, período de vacinações, viagens, etc.
Compra agora no site da Agroline
8 – Cuidados com alimentação.
Depois do jejum, prefira oferecer alimentos frescos e leves. Evite comidas enlatadas. Não é recomendado alimentar os cães com carne vermelha ou laticínios, pois podem piorar a diarreia. Comece dando os alimentos aos poucos, pois o sistema digestivo está fragilizado.
30 comentários
foi esclarecedor a publicacao,principalmente saber bastante sobre a diarreia,o que pode e o que nao pode dar de alimentos
Esclarecedor quanto a floratil,dosagem etc
agradeço as informaçoes
Foi importante o esclarecimento.
Posso dá floratil
Ola Dilson,
O produto Floratil possui indicação para uso somente em humanos, existem produtos específicos para diarreias em cães, como por exemplo o Diasin e Intestin.
Estamos à disposição.
Minha cadelinha só tem 45 dias … Está fermifugada.. O q eu posso dar a ela ? Está cm fezes moles .. meio líquidas
Ola Eva,
Diarreias podem ser causadas por diversos fatores em PETs, pedimos por gentileza que a senhora entre em contato com um médico veterinário de sua confiança para poder fazer um diagnóstico adequado da sua cadelinha e te passar o melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Meu cachorrinho tem 5 meses e está com diarreia e vômito a dois dias o que eu devo fazer?
Ola Keia,
A diarréia e o vômito podem ter origem por diversos fatores, é recomendado que a senhora entre em contato com um médico veterinário para poder realizar um exame em seu animal e prescrever o melhor tratamento.
Estamos à disposição.
O meu está fazendo “coco” mas só sangue sem nada de coco
Me ajude por favor
Mas ele está correndo andando tudo normal só está com Sangue
Olá Gustavo,
Esse sintoma pode estar relacionado a uma serie de doenças, procure um médico veterinário para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu PET.
Estamos a disposição.
Oi o remédio de vermifugacao pode dar diarreia no animal? Tenho uma shitzu bebe de 50 dias, tomou o remédio por 3 dias e no segundo dia começou a diarreia e sem comer nada. Já levei no veterinário, está no soro e probiotico, com quantos dias apos o início do tratamento é pra cessar a Diarreia?
Olá Alexsandra,
A diarreia canina pode estar ligada a diversos fatores como: alimentação, estresse, parasitas intestinais, intoxicações, viroses e disfunção de órgãos. Por gentileza seguir com o acompanhamento veterinário até cessar os sintomas de sua cachorrinha.
Estamos a disposição.
Tenho um Buldogue Ingles de 4 anos, nunca teve problema algum de saúde, mas a tres dias começou com uma diarréia e as fezes tem cheiro ruim. O que pode ser? O que devo dar pra ele. Está vacinado.
Olá Adelaide,
A diarreia canina pode ser ocasionada por situação passageira ou um sinal de uma doença mais grave. Para evitar grandes danos à saúde de seu cão, é indispensável procurar um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico do animal e então poder começar o tratamento adequado.
Estamos a disposição.
Minha cadelinha comeu docinho e outros alimentos qie encontou pelo chão após festinha em casa e amanheceu cpm diarreia. Como posso tratar?
Olá Sandra,
A senhora pode realizar um jejum de 12 a 24 horas, devido ao sistema digestivo de seu animal estar fragilizado, a hidratação do animal também é indicada devido a grande perda de líquidos nas fezes. Para evitar grandes danos à saúde de seu cão, é indispensável procurar um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico do animal e então poder começar o tratamento adequado.
Estamos a disposição.
Meu filhote de 2 meses, está com diarréia e as fezes verdes e pastosas. Isso aconteceu após trocar a ração oq posso fazer para ele melhorar? Posso dar água de coco?
Olá Tamires,
A diarreia canina pode ser uma situação passageira ou um sinal de uma doença mais grave. Para evitar grandes danos à saúde de seu cão, é indispensável procurar um médico veterinário de sua confiança para realizar o diagnóstico do animal e então poder começar o tratamento adequado.
Estamos a disposição.
Minha cachorra já e idosa e passei permaganato tampei com gases e enrolei com ataduras, ela tirou e andou comendo algumas gases provavelmente com permaganato, só fui reparar qdo ela fez cocô com as gases, parei de por, mas já era tarde, ela agora está cagando fezes de sangue líquida, e vomitando! O que posso fazer de primeira ordem, não tenho dinheiro 💰 para ir ao veterinário, estou desempregada! Se puder ajudar serei muito grata!
Olá Daniela,
A diarreia canina é causada por diversos fatores, manter seu animal hidratado e em jejum inicialmente ajuda o organismo, já que devido a diarreia seu sistema digestivo fica fragilizado e perde muito liquido pelas fezes. Buscar um médico veterinário é essencial para que ele faça a avaliação correta dos sintomas e prescreva o melhor tratamento.
Estamos a disposição
Estamos a disposição.
Meu cachorrinho está a 2 dias com diarreia oque faço?
Olá Milene,
A diarreia canina é causada por diversos fatores como: parasitas intestinais, intoxicações, alimentos, estresse, viroses e etc. Para a segurança de seu Pet sugerimos que busque um médico veterinário para que ele faça a avaliação correta dos sintomas e prescreva o melhor tratamento.
Estamos a disposição.
Olá, meu cachorrinho só tem 26 dias de vida e comecei a dar ração molhada com água, pra ficar melhor a mastigação, porém ontem a noite dei com leite de vaca e desde então ele está defecando só a água , mas não tem sangue, porém tem mal cheiro. Como devo proceder ? Ele já foi vermifugado a primeira vez
Olá Brena,
A diarreia canina pode ocorrer devido a varias causas, como parasitas intestinais, estresse, alimentação, entre outros. O correto é consultar um médico veterinário para que ele avalie o quadro clinico de seu cão e prescreva o melhor tratamento.
Estamos a disposição.
Meu filhote de pastor alemão ta cagando mole não come e ta emagreçendo oqe eu devo da a ele
Olá Lucas,
A diarreia canina pode estar ligada a diversos fatores como: alimentação, estresse, parasitas intestinais, intoxicações, viroses e disfunção de órgãos. Pedimos por gentileza que o senhor entre em contato com um médico veterinário de sua confiança para poder fazer um diagnóstico adequado a seu PET e te passar o melhor tratamento.
Estamos a Disposição.
Meu cachorrinho tem três meses está mole dei giarcid tinha melhorado agora voltou e o pior ele está comendo as fezes o que devo fazer
Olá Olivia,
Mesmo com todos os cuidados que temos com os cães, a diarreia canina é muito comum. Na maioria dos casos, a causa não é grave e o sintoma é passageiro. Mas, para evitar maiores transtornos, é sempre muito importante procurar um médico veterinário para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.
8 dicas para tratar a diarreia canina: 1 – Mantenha o cachorro em jejum, 2- Hidrate seu cão, 3- Leve ao veterinário, 4- Medique corretamente, 5- Para tratar intoxicação: temos algumas opções de medicamentos no nosso site da Agroline:
https://www.agroline.com.br/produto/mercepton-20-ml-oral-97075
https://www.agroline.com.br/busca?busca=drontal
https://www.agroline.com.br/busca?busca=top+dog
https://www.agroline.com.br/produto/petzi-plus-suspensao-97563
Vale ressaltar que a consulta com um médico veterinário é muito importante para que faça indicações de medicamentos e tratamentos corretos de acordo com o diagnostico de seu animal.
Estamos a disposição
Meu cachorro tem 6 meses e tomou ontem a noite o simparic de acordo com o peso dele. Hoje, desde a manhã (agora são 13:53) está apresentando quadro de diarreia. Pode ser efeito adverso do remédio?
Olá Larissa,
Não trabalhamos com esse produto em nosso site porém, fui atrás da bula para te auxiliar e a informação é:
EFEITOS COLATERIAIS:
Não há reações adversas graves atribuídas à administração de SIMPARIC na dose recomendada de 2 mg/kg. Em um estudo de segurança controlado em que cães de 8 semanas de idade receberam até 5 vezes a dose recomendada de 2mg/kg, mensalmente, durante 9 meses, vômito, diarreia, letargia e perda de apetite foram notados em menos de 1% dos animais tratados com SIMPARIC.
Sugiro que entre em contato com um médico veterinário de sua confiança caso os sintomas persistam.
Estamos a disposição.