Estamos na estação de monta. Apesar do método natural ser muito utilizado, cada vez mais os produtores vêm usando a IATF. Vamos aproveitar para falar um pouco deste método.

O Protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica para inseminação de bovinos em um único dia com o objetivo de que as fêmeas emprenhem ao mesmo tempo. O método proporciona vários benefícios para o rebanho de uma propriedade. Vamos conferir?

Benefícios do uso da IATF

  • Melhoramento genético
  • Redução do intervalo entre os partos
  • Maior número de bezerros no ano
  • Maior produção de leite
  • Concentra atividades como nascimentos, vacinação, vermifugação, entre outras
  • Possibilita maior retorno financeiro
  • Otimização da mão de obra

Os itens citados acima geram lucro ao produtor compensando os valores investidos com os protocolos de IATF.

Web

Como funciona a IATF

A IATF é feita por meio do uso de fármacos que controlam a ovulação das vacas. Dessa forma, elas são inseminadas em determinados horários com boas taxas de fecundação. Outra vantagem é que a inclusão do hormônio eCG nos protocolos IATF possibilita que fêmeas em anestro, período de inatividade sexual, possam ser incluídas.

Os fármacos utilizados não prejudicam as fêmeas, pois são substâncias iguais ou similares às do processo fisiológico do aparelho reprodutivo. Após passar o seu efeito, não interferem em outros ciclos.

veja também: saiba como fazer inseminação artificial em bovinos 

Quais produtos utilizar para a IATF

Atualmente, existe várias empresas e produtos no mercado e todos funcionam, mas para fazer a escolha certa é importante contar com um médico veterinário.  Ele é o profissional capacitado para que tudo ocorra bem e alcance os resultados esperados.

Sabe-se que rebanhos bem nutridos e saudáveis respondem melhor ao uso da IATF. O correto é que todos os animais passem por uma avalição ginecológica e que estejam em um estado corporal usando parâmetros ECC 1 a 5 de no mínimo ECC 2,5.

As fêmeas devem ter mais de 45 dias de pós-parto. Para aplicação em novilhas, deve-se fazer um trabalho mais rigoroso. Devem ser retirados do programa animais muito jovens com útero pouco desenvolvido.

Web

veja também: dicas para otimizar os resultados com IATF 

Os produtos para IATF são vendidos de acordo com a apresentação (pacote ou frasco), e a utilização varia de acordo com o protocolo escolhido. Na maioria das vezes, a quantidade não bate, por isso hoje já existe a comercialização de protocolo fechado. O médico veterinário cobra por animal protocolado.

Melhores resultados podem ser alcançados com protocolos que utilizam dispositivos de progesterona e eCG que geralmente apresentam maior taxa de prenhez e atingem fêmeas em anestro.

Índice de prenhez acima de 50% indica que a técnica foi bem aplicada.

Confira um dos modelos de aplicação (protocolo):

protocolo de IATF para bovinos

Na Agroline você encontra uma linha completa de inseminação artificial para bovinos. Confira aqui.