A infestação por ectoparasitas é muito comum em rebanhos e animais de grande porte que vivem no campo. A incidência é maior nas épocas de outono e inverno, devido ao aumento da população de moscas e carrapatos, e é preciso tomar cuidado e adotar algumas medidas se o problema atingir a sua produção.

Afinal, o que são ectoparasitas? Quais são os principais tipos? Como tratar a infestação em bovinos? Neste post, vamos esclarecer todas essas dúvidas e ainda dar algumas dicas para evitar esse problema no seu rebanho.

O que são ectoparasitas?

Os ectoparasitas são seres de diversas espécies que se hospedam na pele ou no pelo de outros animais e precisam do hospedeiro para sobreviver.

São considerados parasitas porque não oferecem nenhum benefício ao hospedeiro, pelo contrário, podem causar coceiras e irritações e, em casos mais graves, podem causar a perda de peso dos animais, transmitir doenças, provocar infecções como a bicheira e até mesmo levar à morte dos animais.

Vista lateral de uma vaca magra marrom com um sino correndo em um campo verde

Quais são os tipos de ectoparasitas

Entre os principais ectoparasitas que atacam bovinos estão os carrapatos e as moscas. Os mais comuns são os carrapatos, mas ambos podem trazer um prejuízo enorme aos produtores se não forem controlados a tempo. No caso dos carrapatos, os prejuízos mais comuns são os relacionados à doença do carrapato.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos de ectoparasitas que atacam bovinos para que você consiga identificar com mais facilidade caso venha a ter este problema no seu rebanho.

Carrapatos

Os carrapatos (Ordem Ixodida) de boi são o tipo de ectoparasita que mais ataca os rebanhos, principalmente nas épocas de outono e inverno, quando a ocorrência dos parasitas é bem maior. Além de causarem coceiras e irritações, os carrapatos também podem transmitir doenças como a tristeza parasitária bovina, também conhecida como doença do carrapato.

A doença do carrapato pode fazer com que os animais comecem a ter falta de apetite, anemia, febre, desidratação entre outros sintomas muito perigosos.

Por isso, é importante, em caso de ocorrência da doença, solicitar a visita de um médico veterinário para fazer o acompanhamento e diagnóstico dos animais infectados e também para propor medidas que ajudem a evitar uma infestação maior.

Veterinário examinando gados

Mosca-do-chifre

A mosca-do-chifre (Haematobia irritans) também é um grande incômodo para os bovinos pois os machos podem picar até vinte e cinco vezes por dia, enquanto as fêmeas podem chegar a quarenta picadas em um único dia. Cada animal vive em torno de dois meses e, a partir da primeira fertilização, a fêmea está sempre pronta para colocar novos ovos.

As moscas ficam pousadas a maior parte do tempo no dorso dos animais, mudando para a região do ventre apenas nas horas mais quentes do dia. As fêmeas saem dos animais apenas para colocar os ovos na fezes e logo voltam para o hospedeiro. As moscas não transmitem doenças, mas podem afetar severamente os animais, que, incomodados, podem ficar apáticos e perder peso.

imagem de bovino em um fundo fosco com Mosca do chifre

Mosca-dos-estábulos

A mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) também pode causar muitos prejuízos aos rebanhos. Apesar de não causarem doenças, suas picadas são extremamente dolorosas e podem estressar facilmente os animais, causando dificuldade no ganho de peso, anemia entre outros problemas.

Tanto os machos quanto as fêmeas costumam picar de duas a três vezes por dia, e o seu ciclo de vida adulto é de aproximadamente trinta dias. Elas costumam se acomodar nos membros posteriores e também na região do tórax e do ventre dos animais.

Saiba quais são os melhores mosquicidas para combater as moscas-do-chifre e as moscas-dos-estábulos.

Berne

O berne é outro grande problema para os produtores de bovinos. Apesar de a sua larva ser um endoparasita que vai consumindo o tecido dos animais por baixo da pele, são as moscas-varejeiras (Dermatobia Hominis) as responsáveis por depositarem seus ovos na pele dos animais, que originarão as larvas que então penetrarão na pele.

As moscas-varejeiras também são um grande incômodo para os animais, a infecção por berne pode exigir um tratamento mais complexo e, consequentemente, uma necessidade maior de gastos para o cuidado com os animais do rebanho. As infecções podem causar nódulos onde as larvas ficam alojadas, por isso, é necessário a retirada delas e o tratamento da ferida para curar completamente os animais.

homem apertando Berne de uma vaca

Como tratar ectoparasitas no gado

Antes de tratar os animais com ectoparasitas, é fundamental que você tome atitudes em sua propriedade para evitar esse tipo de problema. Para isso, é muito importante manter os locais onde os animais ficam sempre limpos e higienizados, evitando assim o acúmulo de moscas.

Para o tratamento dos ectoparasitas, existem diversos produtos e técnicas que podem salvar o seu rebanho desse tipo de problema. Brincos mosquicidas, medicamentos de aplicação tópica, medicamentos injetáveis e aerossóis estão entre as opções disponíveis para solucionar esse tipo de problema.

Saiba como eliminar carrapatos de bovinos em um conteúdo detalhado e cheio de informações relevantes.

Aqui na Agroline, você encontra mais conteúdos sobre temas pertinentes à pecuária, agricultura e diversos tipos de cultivo. Continue acompanhando nosso blog.