A úlcera gástrica em suínos é uma das principais causa de morte nestes animais, principalmente nas fêmeas. Você sabia que os porcos possuem uma predisposição para desenvolverem doenças gástricas? Isso acontece pois eles possuem o “quadrilátero esofágico”, é uma porção aglandular que fica no estômago do animal, essa região é muito sensível e não produz muco, assim fica desprotegida.
Causas da úlcera gástrica em suínos e como prevenir
Além da predisposição dos animais, fatores como a alimentação e o estresse influenciam na formação de úlcera gástrica em suínos.
É muito importante se atentar ao manejo desses animais, evitar situações traumáticas e diminuir o estresse, principalmente para as fêmeas. Situações como baias superlotadas, transporte exaustivo, ambientes inadequados, jejuns e falta de acesso aos comedouros podem ser evitadas para que a doença não ataque os porcos.
O fornecimento e composição da ração também estão diretamente ligados à doença. Evite rações muito finas e dê preferência para as fareladas. Opte por compostos de aveia e cevada, esses grãos são melhores do que o milho ou o trigo, por exemplo. Não deixe os animais em jejum por muito tempo. Não faça mudanças na rotina de alimentação dos suínos.
Consequências
A úlcera gástrica em suínos pode causar desde a perda de peso até a morte súbita dos animais. A doença afeta diretamente a suinocultura e é a principal causa de mortalidade nas granjas. Os custos com medicação e o prejuízo causado pela perda de animais atinge diretamente os produtores, por isso é melhor investir na prevenção, com boas práticas de manejo.
Medicação
Caso a prevenção não seja suficiente, ou seus animais já apresentam as úlceras gástricas, você pode realizar um tratamento com anti-inflamatório. O Maxicam é um medicamento à base de meloxicam, indicado para o uso em casos de úlceras pois tem o efeito antiinflamatório e analgésico, minimizando as úlceras.
Este medicamento bloqueia processo inflamatório e não afeta a produção de protetores gástricos, mesmo quando utilizado em tratamentos a médio e longo prazo.
Você encontra o Maxicam no site da Agroline. Procure um veterinário de confiança para indicar o melhor uso do medicamento em seus animais.
8 comentários
Quis sintomas dessa doença
Ola Alexssandro,
Os sintomas da evolução da úlcera gástrica são variáveis. Ela pode se manifestar desde uma forma superaguda, em que os animais são encontrados mortos sem apresentarem sinais da doença, até a forma crônica, em que se pode observar sinais clínicos durante períodos variáveis (mucosa pálida, perda de peso, não querem se alimentar e tendem a permanecer deitados).
Estamos à disposição.
Tenho um porco e ele esta de mal a pior ja tem umas duas semanas que ele ta ruim… ele começou sem fazer xixi e coco.. quando saia xixi era uns pingos e vermelho .. ele parou de comer.. dei um remedio que um rapaz da casa agricula me informou.. achando que era infeccao urinaria. Ja tem uns dias que ele nao come nada e só vomita.. ontem ele tava com diarreia e soltando uns pedaços no meio da diarreia.. hoje ele esta com diarreia preta.. e todos esses dias sem comer e vomitando… ele ta fraco.. nao esta conseguindo levantar, nem comer, nem beber agua mais.. só com diarreia preta e vomitando .. alguem me ajuda por favor.
Olá, Fabiana, antes de realizar o tratamento, é muito importante examinar o animal para realizar um diagnóstico correto da causa dos sintomas. Pode ser algum tipo de infecção, por isso é indicado procurar um médico veterinário. Ficamos à disposição.
Se o animal já estiver caído , com sinais de cólica, tendo torção, o medicamento pode ajudar?
Olá Silcler,
O Maxicam é um medicamento à base de meloxicam, indicado para o uso em casos de úlceras pois tem o efeito anti-inflamatório e analgésico, minimizando as úlceras. O medicamento bloqueia processo inflamatório e não afeta a produção de protetores gástricos, mesmo quando utilizado em tratamentos a médio e longo prazo.
Sempre consulte um veterinário de confiança para indicar o melhor uso do medicamento em seus animais.
Estamos a disposição.
Olá Estou Com Minha Pet Doente A 9 Dias Já, Começou Com Um Vômito 2 Vezes Na Noite e Depois Passou, No Dia Seguinte Aconteceu A Mesma Coisa A Noite Mas Em Horário Diferente, Ela Não Se Alimenta Pois Acredito Não Sentir Fome, Pois Faço De Tudo Para Ela Comer E Nada, O Xixi Tava Um Amarelo Forte Quase Para O Laranja, E Hoje Faz 5 Dias Que Não Faz Cocô, Agora Parece Muito Cansada E Continua Sem Se Alimentar, Não Sei Mais O Que Faço, Ela Tem Apenas 5 Meses e Já Emagreceu Muito…
Olá Josy,
O ideal é que a senhora leve-a em um médico veterinário para examina-la, assim será dado o diagnóstico correto para que ele prescreva um tratamento adequado.
estamos a disposição.