A intoxicação por ureia é pode acontecer com diversos ruminantes. A síntese desse composto acontece durante a digestão, pois os animais conseguem converter o nitrogênio em proteína com alto valor nutricional.

Devido à importância da suplementação dos bovinos em período de seca, a ureia é um composto muito utilizado nessas épocas e pode ser um composto vantajoso para a dieta de bovinos.

Porém, se a dosagem for inadequada, pode trazer danos à saúde dos animais, devido a sua potencial toxicidade. Segundo publicação de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a intoxicação acontece não pela ureia, mas pela amônia gerada do primeiro composto por conta da fermentação ruminal.

Acompanhe o conteúdo e entenda os fatores que podem levar a uma intoxicação, as causas, os sintomas e como tratar a intoxicação por ureia em ruminantes e equinos.

Quais os fatores que podem levar a uma intoxicação por ureia?

A infecção por ureia se caracteriza por deficiências motoras, tremores musculares e colapsos, sendo um problema grave que pode levar à morte do animal.

Os fatores que podem contribuir para uma intoxicação são os seguintes:

  • Ingestão de abundante de alimento, resultando em doses excessivas de ureia;
  • Erros de dosagem durante a mistura da substância nas rações;
  • Debilidade orgânica do animal, decorrente de fraqueza ou jejum.

O quadro clínico da intoxicação é grave e devastador, podendo levar bovinos à morte em até 30 minutos após a sua ingestão. Por isso, fazer a correta suplementação e utilizar outros tipos de tratamento como a homeopatia veterinária, por exemplo, pode ser alternativas preventivas contra esse tipo de ocorrência.

Quais são os sintomas da intoxicação por ureia?

Entre os sintomas de intoxicação por ureia, evidenciam-se a salivação excessiva, respiração acelerada, mugidos altos, micção e defecção frequentes. Além disso, o enrijecimento dos membros anteriores, dor abdominal intensa e convulsões também são observadas. Quadros graves podem levar à morte.

imagem de vacas deitada em um chão de areia

Os primeiros sintomas da intoxicação por ureia, normalmente, começam a aparecer após 20 minutos da ingestão da substância. A princípio, eles deixam o animal apático e debilitado.

Como tratar a intoxicação por ureia em bovinos?

Ao observar esses sintomas, é necessário recorrer ao tratamento urgente, por meio de medicamentos terapêuticos especializados, como o Mercepton, responsáveis por liberar as toxinas através da metilação das diferentes substâncias químicas, facilitando a sua eliminação do organismo contaminado.

O indicado é o tratamento durante 3 dias seguidos na dosagem de um frasco por animal. Em conjunto com o sulfato de Atropina que ajuda a liberar as toxinas pela urina, dosagem de 7 a 10 ml para animais adultos e 3 a 7 ml para animais jovens. Caso seja uma intoxicação aguda é necessário aplicar 25% da dose na veia do animal, sendo assim 2,5ml.

imagem um cara medico olhando um frasco com um fundo cheio de gados

 

Como prevenir e controlar a intoxicação por ureia em bovinos?

Para evitar e prevenir a intoxicação por ureia, a principal medida a ser tomada no manejo dos animais são os cuidados com a dieta. Em animais completamente adaptados ao consumo da substância, a indicação é que o composto seja apenas 1% do total de matéria seca ingerida diariamente.

Para que o rúmen se desenvolva, é necessário incluir na dieta dos animais alimentos sólidos. Assim, o rúmen pode absorver a ureia, convertendo-a, como já dissemos em proteína de alto valor nutritivo para os bovinos.

imagem de um rebanho em torno de uma arvore no chão

Animais não adaptados, o ideal é que a ureia seja gradativamente inserida na alimentação, durante um período mínimo de 3 semanas para que se acostumem com a substância.

Também deve-se ter cuidado quando for usar a ureia como fertilizante, evitando que os animais consumam as pastagens contaminadas. Para entender mais sobre o assunto, veja nosso conteúdo sobre os principais tipos de pastagem para gado.

Todos os animais que forem consumir ureia, precisam passar pelo período de adaptação, se não arriscam sofrer uma intoxicação por ureia. Não adianta ter pressa!

Antes de alterar ou inserir qualquer componente na dieta do seu rebanho, sempre consulte um médico veterinário. A quantidade de ureia a ser ministrada pode variar conforme as condições dos animais, de ambiente entre outros fatores importantes a serem considerados.

Segundo o mesmo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recomenda-se limitar o fornecimento diário em 40 gramas de ureia para cada 100 kg de peso vivo do animal. Exceder essa quantidade pode significar ultrapassar a linha da nutrição, e assim, você estará intoxicando os seus animais, colocando em risco a produção e a saúde do rebanho.

Como você viu, é essencial ter atenção ao manejo do rebanho e sobre as quantidades de nutrientes da dieta. Por esse motivo, tenha sempre uma comunicação direta com o seu zootecnista e veterinário de confiança. Assim, é possível garantir o máximo rendimento da sua produção.

Por falar nisso, aqui em nosso blog nós temos diversos conteúdos que vão ajudar desde o pecuarista iniciante até o mais experiente. Por exemplo, aproveite e leia mais sobre quais são as principais vitaminas para o gado!