A coccidiose é uma doença que atinge principalmente os bezerros e cordeiros. Ela é causada por um protozoário e pode causar grandes danos ao rebanho. O principal tratamento dessa doença é com a medicação pelo Baycox. Entenda mais sobe essa doença e saiba como tratar adequadamente seus animais.

O que é coccidiose

É uma doença causada por um protozoário chamado Eimeria sp. que se desenvolve em locais úmidos e ataca principalmente os filhotes, afetando bezerros de um a dois meses de idade e também se manifesta em cordeiros.

Existem vários “tipos” de Eimeria que causam a coccidiose, são eles Eimeira alabamensisE. bovis e E. zuernii. Dependendo do tipo do protozoário, muda também o período que demora para a doença se manifestar. podendo variar entre 7 e 22 dias.

Os principais danos causados pela doença afetam o intestino dos animais, causando lesões e sangramentos. Assim os bezerros e cordeiros doentes acabam perdendo muito peso, além de ficarem suscetíveis a outras infecções intestinais.

Sintomas e diagnóstico

Os principais sintomas da coccidiose é a diarreia que pode ter a presença de sangue nas fezes, mudanças de comportamento, apatia, dores abdominais, perada de apetite e de peso. Quando notar a presença desses sintomas procure um médico veterinário para realizar o diagnóstico através dos exames parasitológicos de fezes.

Como evitar a coccidiose

Os animais que mais apresentam o caso da doença são aqueles manejados em grandes grupos em locais úmidos, em contato com o barro e que sofrem muito estresse. A principal maneira de evitar a ocorrência da doença é ter cuidados básicos e respeito com o animal durante o manejo. Os reservatórios de água podem ser uma das principais fontes de contaminação por isso devem sempre ser bem limpos.  Além de realizar o tratamento preventivo com Toltazuril 5%

Tratamento

O tratamento mais indicado para a doença é o uso de Toltrazuril 5% encontrado no Baycox. Ele deve ser ministrado em uma dose oral única, ainda nas primeiras semanas de vida do animal ou assim que os sintomas forem observados.

Leia atentamente a bula para ministrar a dose correta em cada animal. Realize o tratamento em todos os animais do rebanho que apresentar um animal doente.

COCCIDIOSE

Em bezerros: dose única 3 ml do produtos para cada 10 kg. Em cordeiros: dose única 1 ml  do produto para cada 3,5 kg.

Encontre a linha completa no site da Agroline

coccidiose

É indicado também realizar o uso de antibióticos, para poder eliminar bactérias que possam causar infecções intestinais e anti-inflamatórios, para minimizar a dor abdominal dos animais.