Seria ótimo se as nossas cidades fossem totalmente limpas, com uma rede de esgoto funcional, coleta de lixo correta, pragas urbanas inexistentes… Mas a verdade é que isso está bem longe da realidade.

As grandes cidades oferecem tudo o que essas pragas precisam: água, comida, abrigo. Dessa maneira, o ambiente urbano é o lugar ideal para se multiplicarem e espalharem diversas enfermidades para a população humana.

Para te ajudar a evitar ou acabar com uma infestação de pragas urbanas, o blog da Agroline vai mostrar hoje uma série de informações importantes no combate delas. Continue a leitura e confira as dicas!

O que são as pragas urbanas?

As pragas urbanas são insetos ou animais que invadem a zona urbana e transmitem diversas doenças para nós, seres humanos. Eles podem fazer isso através de picadas, mordidas ou contato com nossos objetos e alimentos.

Normalmente, essas pragas utilizam o inverno para procriar e o verão para se espalharem, já que essa é a época do ano em que são mais encontrados. Elas gostam do espaço urbano por achar nele abrigo e alimento, proporcionados pelo próprio ser humano por meio do lixo.

Quais animais são considerados pragas urbanas?

Veja a seguir algumas das principais pragas urbanas que podem afetar diretamente o nosso dia a dia:

1. Moscas

As moscas são um problema recorrente no dia a dia, elas costumam depositar seus ovos em fezes ou materiais em decomposição.

Após crescerem elas voam entre comida e fezes expostas pelo ambiente, fazendo delas insetos bem sujos e causadores de problemas a nossa saúde.

Zoom em uma mosca HDComo evitar as moscas

Guarde os alimentos como carne e verduras em recipientes fechados ou na geladeira. Dessa forma, as moscas não vão poder pousar neles, diminuindo o risco de contaminação.

Como eliminar as moscas

O melhor a se fazer é cobrar por políticas de limpeza em áreas públicas, obras de saneamento básico e o tratamento do esgoto. Você pode até usar alguns mosquicidas para acabar com algumas delas na sua casa, mas não é isso que vai acabar com elas de vez.

Diazitop, Rotor e outros mosquicidas2. Formigas

As formigas não costumam nos incomodar muito no dia a dia, quando nos deparamos com algum grupo nem damos tanta importância para elas. Mas as formigas são um grande problema.

As formigas são responsáveis por ajudar a espalhar boa parte das infecções hospitalares no mundo inteiro, pois carregam consigo diferentes tipos de bactérias.

Elas conseguem entrar em qualquer ambiente e andam grandes distâncias em pouco tempo, levando junto as bactérias.

Formigas vermelhas em um cano PVCComo evitar as formigas

Assim como na dica de como evitar as moscas, guardar os alimentos da forma correta serve para prevenir-se das formigas também. Tente não deixar migalhas de comida, além de deixar as pias do banheiro e da cozinha sempre secas.

Como eliminar as formigas

Existem produtos próprios para acabar com as formigas, como alguns formicidas em gel. Evite jogar inseticidas genéricos nelas, pois isso só vai espalhar ainda mais o ninho e aumentar o problema.

Citromax, K-Othrine e outros formicidas.

3. Escorpião

O escorpião é um artrópode muito perigoso, o seu veneno em crianças e idosos mexe com o sistema nervoso e altera a pressão, podendo até mesmo levar à morte. Nessa situação, o indivíduo precisa receber o soro antiescorpiônico rapidamente.

Em outros casos a picada traz uma dor intensa, mas que pode ser aliviada com o uso de analgésicos. De qualquer maneira, o ideal é evitar o contato com esse tipo de praga urbana.

Uma das espécies mais comuns aqui no Brasil é o Tityus serrulatus ou escorpião-amarelo, que pode ser encontrado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Escorpião amarelo em HDComo evitar o escorpião

Não deixe juntar pilhas de materiais de construção, madeira, telhas, tijolos. Além disso, não deixe caixas encostadas nas paredes, os escorpiões adoram esses locais.

Como eliminar o escorpião

Caso encontre um escorpião, tente matar ele por esmagamento e não com inseticida. Se você encontrar vários escorpiões, entre imediatamente em contato com as autoridades da sua cidade para resolver o problema.

Scorpmax4. Pombo

Os pombos são tão comuns que até passam despercebidos por nós, são utilizados como símbolo de paz e parecem não trazer problemas. Mas, na verdade, essas aves carregam consigo diversas doenças.

Elas montam seus ninhos nos telhados das casas e deixam muitas fezes, onde existem muitos micróbios causadores de várias doenças em seres humanos.

Como evitar os pombos

Não deixe lixeiras expostas com restos de comida e não dê comida ou água para eles. Além disso, procure consertar os buracos no telhado e feche todas as frestas existentes, com isso você deve conseguir evitar os pombos na sua residência.

Como eliminar os pombos

Os pombos são protegidos por leis ambientais, ou seja, você não deve mexer com eles por conta própria. Procure uma empresa autorizada para fazer o controle deles e reduzir os seus problemas. Provavelmente, os profissionais recorrerão a um repelente de pássaros.

Pombo5. Ratos

Os ratos são talvez uma das pragas urbanas mais temíveis e detestadas de toda a história, eles foram um dos responsáveis de uma das maiores pandemias da história da humanidade e trazem consigo diversas doenças.

Algumas espécies, como a ratazana (Rattus norvegicus), podem atingir 25 cm de tamanho. Já os camundongos (Mus musculus) são bem menores e conseguem passar por diversos lugares.

Eles podem transmitir através das suas fezes, saliva, pelos, urina e sangue várias enfermidades. São atraídos sempre pelo acesso à água e alimentos.

Como evitar os ratos

Para evitar esses animais, a melhor coisa é deixar sua despensa de comida sempre limpa. Se você tem um pet, evite deixar a ração dele espalhada na casa.

Outra dica é instalar telas nas aberturas da residência, como os ralos do banheiro.

Como eliminar os ratos

Para eliminar essa praga, use iscas de raticida atrás de armários, eletrodomésticos e gavetas. Você pode usar também as tradicionais ratoeiras, apesar de não serem tão práticas como as iscas de raticida.

Ratos

6. Mosquitos

Os mosquitos se adaptam perfeitamente aos espaços urbanos, afinal de contas, as cidades oferecem tudo o que eles gostam: calor, água parada e sangue das pessoas para se alimentarem.

Além da coceira causada pelas picadas, alguns dos mosquitos, como o Aedes aegypti, transmitem doenças perigosas como a dengue.

Como evitar os mosquitos

Tente nunca deixar água parada em reservatórios como pneus e pratos de plantas, além disso, lavar com sabão as calhas da sua casa é uma boa dica.

Como eliminar os mosquitos

Repelentes e inseticidas são uma ótima opção para manter esses insetos afastados de você. Mas uma das melhores coisas a se fazer é incentivar a sua vizinhança a usar os procedimentos de prevenção, como não deixar água parada.

7. Baratas

As baratas são insetos que causam nojo e repulsa nas pessoas, mas além dessa sensação elas também causam doenças. Como vivem em lugares bem sujos como o esgoto, as baratas carregam várias bactérias e vírus.

Uma das espécies mais temidas é a Periplaneta americana, ou a famosa barata voadora. Outra bem fácil de encontrar em mercados e fábricas é a Blatella germanica, sendo de menor tamanho, mas causadora de grandes problemas.

Como evitar as baratas

Para evitá-las, a melhor dica é: mantenha sempre a higiene. Faça faxinas frequentemente e não deixe alimentos espalhados na sua casa, mantenha também os ralos do banheiro sempre fechados.

Como eliminar as baratas

Você pode usar baraticidas em aerossol ou o tradicional chinelo para acabar com elas. Mas se houver uma infestação, é melhor procurar uma empresa de dedetização para cuidar disso.

Barata

8. Percevejos

Os percevejos também são pragas que já fazem parte do folclore popular, encontrados muitas vezes debaixo dos colchões e saindo à noite para sugar o sangue do ser humano que estiver dormindo ali.

São muito comuns em hotéis e pousadas, podendo atrapalhar a sua noite de sono com uma enorme coceira.

Como evitar os percevejos

Antes de se deitar, verifique a cama, frestas e costuras do lençol. Se achar alguns pontos pretos, são eles. Então, tente manter esses itens sempre limpo.

Como eliminar os percevejos

Existem alguns produtos de uso profissional que podem acabar com os percevejos, mas trocar a roupa de cama semanalmente, fazer faxinas com o aspirador de pó e deixar o colchão no sol são dicas que vão te ajudar a eliminar os percevejos.

9. Aranhas

As aranhas não costumam fazer mal aos seres humanos, porém, aqui no Brasil existem 3 espécies que podem causar algum tipo de problema.

São as aranhas marrons, armadeiras e viúva-negras. A aranha marrom é muito comum no estado do Paraná, achada em frestas e armários.

A aranha armadeira está presente em todo o país, sendo uma espécie grande e bem agressiva. No caso da aranha viúva-negra, ela é mais presente em áreas de litoral e são menos agressivas do que as armadeiras.

Suas picadas podem causar dor e necrose na pele.

Como evitar as aranhas

Limpe o seu teto a cada 15 dias, pelo menos, com um pano úmido para impedir a formação de teias grandes. Faça poda de árvores e arbustos, cuide da limpeza do jardim e aspire os móveis da sua casa.

Como eliminar as aranhas

Se você tem alguma aranha incomodando na sua casa, tire uma foto dela e envie para os serviços de controle sanitário ou secretaria de saúde da sua cidade. Eles vão poder te orientar sobre o melhor procedimento para eliminar a espécie encontrada.

Quais são as doenças transmitidas por pragas urbanas?

Como vimos anteriormente aqui no post, existem vários tipos de pragas urbanas e cada uma delas transmite diversas doenças. Vamos ver aqui no texto algumas delas:

  • Peste bubônica
  • TIfo
  • Febre hemorrágica
  • Toxoplasmose
  • Criptococose
  • Dengue
  • Chikungunya
  • Zika
  • Elefantíase
  • Febre-amarela.

Existem muitos outros problemas causados por essas pragas que carregam bactérias, vírus e fungos consigo, espalhando muitas enfermidades pelo ambiente urbano.

Por conta disso, devemos estar atentos ao aparecimento de qualquer uma dessas pragas urbanas citadas no post. Aqui no blog da Agroline você encontra diversos outros posts com dicas para combater esses visitantes indesejados.

5/5 - (Total de avaliações: 1)