Na Agroline você vai encontrar sementes de pastagem de duas espécies diferentes de forrageiras, as Brachiarias e as sementes Panicum.

Brachiarias: conhecidas pela rusticidade e longevidade, boa adaptabilidade a solos de baixa a média fertilidade.

Panicum: alta produtividade, adaptável a várias regiões do país. Tem origem do capim Colonião, que teve grande destaque na engorda de bovinos nas décadas de 60 a 80. Cultivares Mombaça, Tanzânia, Massai, Aruanã, Tamani e Zuri, que se adaptam em solos de média a alta fertilidade. As cultivares Mombaça e Tanzânia são utilizadas, também, para produção de silagem e caracterizam-se pelo alto fornecimento de matéria seca e com bom teor de proteína, entre 14% e 16%.

Conheça um pouco mais sobre cada uma das variedades disponíveis na Agroline e escolha a que melhor se adequa às condições da sua propriedade.

Álém disso, conheça três boas razões para investir em sementes de pastagem da Agroline! Confira nossa matéria.

1. Sementes Panicum Vg Mombaça revestida

Esta pastagem está entre os tipos de pastagem mais populares do Brasil. Uma das poucas opções de pastagem fora da família das Brachiarias, produz muita massa seca, por isso conseguiu conquistar essa posição privilegiada.

É indicado para uso em propriedades menores, especialmente para o consumo do gado leiteiro e como alternativa para integração de sistemas de produção pecuária e produção de grãos na lavoura.

Sua produtividade é alta, porém demanda certos cuidados, que acabam elevando um pouco o custo da pastagem. É necessário o uso de fertilizantes e corretivos, além de inseticidas, pois a planta possui baixa resistência à cigarrinha-das-pastagens, praga muito comum em gramíneas.

sementes de pastagens

2. Sementes Brachiaria Humidicola Llanero revestida

Esta é uma das mais procuradas e possui aplicações bem específicas. Por exemplo, é uma planta indicada para cultivo em áreas suscetíveis a inundações e para áreas de morro, pois tem raízes profundas e fortes capazes de fechar e proteger o solo.

Duas curiosidades interessantes sobre esta variedade: os bois não gostam muito, porém as vacas adoram; ela é recomendada para áreas de pastagem em que ficam bezerros, já que seu tamanho não ultrapassa a média dos 45 cm. Isso facilita a visualização dos animais tanto pelo cuidador quanto pela mãe.

Aproveite para tirar suas dúvidas sobre a vermifugação do rebanho!

3. Sementes Brachiaria Brizantha Xaraés revestida

Popularmente conhecida como Marandu ou Brachiarão é a planta mais utilizada para pastagens no Brasil há mais de três décadas.

Sua popularidade se dá principalmente pela fácil adaptação a condições adversas de clima e também à deficiência de nutrientes no solo. É uma planta de raízes profundas, aumentando sua tolerância ao frio, ótima para a região sul do país, além de ser muito resistente ao ataque de pragas.

Tem fácil manejo, não demanda muitos cuidados nem gastos com aditivos. Tem ótima palatabilidade, digestibilidade e valor nutricional.

4. Semente Brachiaria Decumbens Brasilisk revestida

Já foi uma das sementes mais utilizadas para pastagens, porém por ser suscetível ao ataque de pragas e fungos, deixou de ser cultivada em boa parte do solo brasileiro, mas vêm ganhando espaço novamente.

Suas características são forte resistência ao pisoteio, impedindo o surgimento de ervas daninhas, tem alta produtividade, chegando a até 12 toneladas de matéria seca por hectare.

Seu custo de plantio e cultivo é relativamente baixo, pois não necessita de preparo prévio do solo.

5. Sementes Panicum Max Tamani revestida

O Capim Tamani é uma planta de baixo porte, com alta produção de folhas com um valor elevado de proteína bruta e alta digestibilidade. Ela ajuda na nutritição animal e tem alta qualidade de adaptação.

Possui baixa tolerância à seca, porém alta tolerância ao frio e é muito resistente às cigarrinha-das-pastagens. É indicada para a engorda de gado bovino, principalmente nas regiões que possuem o bioma do cerrado. Em regiões alagadiças não é recomendada, pois apresenta baixa tolerância ao encharcamento do solo.

Por que investir em pastagens? Três bons motivos para adotar a prática

Investir em pastagem, seja na reforma ou na formação, representa a valorização da propriedade, maior oferta de forragem aos animais e, consequentemente, aumento na produção, seja na atividade de cria, recria ou engorda. O responsável pelo departamento de Sementes de Pastagem da Agroline, Edgar Maia, enumera alguns bons motivos para investir nas sementes Agroline. Confira:

Rígido controle de qualidade exigido pelo Ministério da Agricultura

O diferencial das sementes de pastagem Agroline está na qualidade. Após o corte e enleiramento, as sementes são colhidas diretamente do solo, mantendo, dessa forma, um alto vigor e alto percentual de germinação.

Todas as sementes disponíveis para venda na Agroline tem procedência verificada e seguem os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura.

Opções de três linhas específicas de sementes de pastagem

  • Sementes convencionais: com valor cultural de 50% para as espécies Brachiaria, com exceção da Brachiaria Humidícola, que oferta com valor cultural de 35%;
  • Sementes revestidas ou peletizadas: recebem tratamento químico fungicida e inseticida;
  • Sementes de alta pureza: com valor cultural de 80%, recebem uma camada de grafite para favorecer o fluxo das sementes na distribuição da semeadora.

Todas as sementes estão em acordo com as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura.

Transformar seu investimento em resultado

Os resultados esperados dependerão do manejo do solo, como aplicação de calcário ou gesso e fertilização com adubação na implantação da forrageira e adubação de cobertura quando a forrageira estiver estabelecida.

É importante observar o manejo da pastagem, a qual é a altura de pastejo da forrageira na entrada e na saída dos animais na área. Cada cultivar (variedade de forrageira) tem a altura ideal para manejo. Isto feito, provavelmente obterá uma otimização da produção como um todo.

Aproveite e continue lendo nosso blog. Veja quais são as principais vitaminas para gado e cuide do seu rebanho!

[carousel_slide id=”7931″]