Lesmas e caramujos africanos têm sido um problema para agricultores de soja, feijão, amendoim, café e também para pessoas com um pequeno jardim ou horta em casa. Ao longo do tempo, alguns métodos foram desenvolvidos para controlar essa praga viscosa, mas existem alguns que funcionam melhor que outros.

Para acabar com essa praga, de antemão já avisamos que não será uma tarefa tão fácil, principalmente se o número desses bichinhos for elevado. Para isso, será necessário a utilização de moluscicidas potentes para diminuir e eliminar todas as lesmas e caramujos do seu terreno.

Para eliminá-los de maneira eficiente, existem práticas e algumas que podem te ajudar a conter a infestação. Por isso, preparamos o conteúdo de hoje com 5 dicas práticas que podem te ajudar a eliminar lesmas e caramujos da sua propriedade. Continue a leitura e confira!

1. Produtos à base de metaldeído

Uma forma de acabar com a infestação de lesmas e caramujos africanos é com produtos à base de metaldeído, como o Madelesma Dipil, especializado para o controle destas pragas. A aplicação pode ser feita da seguinte maneira: aplique 5g/m² (uma colher de chá) no solo, entre as plantas onde as lesmas e caramujos africanos procuram ficar durante a noite.

É necessário cuidado na aplicação, pois são tóxicos aos seres humanos e animais de estimação. O resultado é uma redução de mais de 80% da população infestante.

base de metaldeído

Além das lesmas e caramujos, existe outra infestação que pode estar te dando muita dor de cabeça. As formigas podem causar grande estrago no seu jardim. Confira esse conteúdo que preparamos com 7 venenos infalíveis contra formigas. Confira!

2. Borra de café pode dar bons resultados

O café pode ser uma alternativa eficiente no controle dessas pragas. Por ter uma textura parecida com a areia, que também pode ser usada, acabam grudando na superfície mucosa dos caramujos.

Além disso, o aroma da cafeína serve como um repelente natural contra esses animais, fazendo com que eles evitem o espaço. A indicação é colocar a borra principalmente perto de plantas, local onde a maioria dessas pragas gosta de ficar e principalmente, se reproduzir.

Borra de café

3. Serragem e casca de ovo é uma ótima opção

A serragem possui uma ação parecida com a areia e o café, ela gruda no animal impedindo-o de conseguir se movimentar. É uma alternativa custo-benefício que você pode encontrar principalmente em sites ou em lojas de produtos rurais.

A serragem de madeira não tratada quimicamente desidrata o corpo das lesmas, ainda não tão eficiente como o sal, pode ser uma ótima alternativa eficaz para evitar que esses bichos transitem por áreas que estão cobertas pela serragem.

Serragem

4. Mantenha o quintal ou terreno sempre limpo

Manter o seu quintal limpo é uma das melhores maneiras para conseguir prevenir a proliferação de lesmas e caramujos na sua casa. Eles adoram se reproduzir em locais protegidos do sol como telhas, pedras, folhas caídas, vasos, entre outros. Por esse motivo, faça um mutirão de limpeza retirando sujeiras, telhas e ripas de madeira que ficam jogadas pela sua área.

A limpeza inclui principalmente retirar os caramujos e lesmas que você encontra pelo caminho. Assim, as possibilidades deles se reproduzirem diminuirão significativamente.

Manter o quintal limpo pode ser benéfico até para o controle de outras pragas urbanas, como o escorpião, por exemplo, que podem ser extremamente perigosos e venenosos.

terreno sempre limpo

5. Use armadilhas

Outras formas orientadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são armadilhas feitas com sacos de estopa, panos embebidos de cerveja ou leite distribuídos ao redor das plantas.

Ao amanhecer, vire a estopa ou pano e enterre-os em valas longe de poços e cisternas e cubra com uma camada de cal virgem. A coleta deve ser repetida diariamente. Restos de hortaliças, como talos e folhas, também funcionam como atrativos.

É importante lembrar de não ter contato direto com o molusco. Use luvas ao coletá-los de seu jardim, horta ou plantação.

Use armadilhas

Qual é a diferença entre lesmas e caramujos?

A principal diferença entre as duas espécies é que a lesma não tem uma concha externa ou tem uma concha muito pequena. Já o caramujo africano tem uma concha cônica marrom ou mosqueada de tons claros.

O caramujo-africano é um molusco grande e escuro, com até 15 cm de comprimento e 200 gramas de peso. Sua concha é alongada e cônica, com manchas claras. Caramujos adultos colocam cerca de 400 ovos a cada 2 meses em solo úmido ou sob rochas, recipientes ou detritos do jardim. Os ovos eclodem de 2 a 4 semanas.

Já as lesmas também são moluscos, mas são dotadas de pé, manto e cabeça com a presença de tentáculos, sendo mais longas e dotadas com olhos nas extremidades.

O caramujo africano chegou ao Brasil para ser uma opção mais barata ao escargot. Logo descobriu-se que a espécie não era comestível e seus criadores o descartaram de forma errônea. Como não há muitos predadores naturais, ele se alastrou. Além disso, o caramujo africano é vetor de doenças como a meningite e a angiostrongilíase abdominal.

Lesmas

Outro animal que pode ser transmissor de inúmeras doenças é o rato. Se você tem dúvidas de como acabar com essa outra praga, saiba que temos um conteúdo perfeito para você. Confira: 10 passos práticos e seguros para acabar com ratos.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você eliminar a presença de lesmas e caramujos do seu quintal. Aqui na Agroline você encontra conteúdos completos com várias dicas que podem ser do seu interesse.

Como esse: Como afastar morcegos do seu rebanho.

Até a próxima!