Muitos produtores têm optado pela Homeopatia Veterinária para controle de parasitas como vermes, carrapatos, moscas e bernes. Além da eficiência econômica, a homeopatia para o gado  pode ser usada positivamente em animais ligados à produção e alimentos (leite, carne e ovos) sem que o produto final sofra contaminações químicas, como acontece com medicamente oleopáticos como, por exemplo, antibióticos.

A homeopatia atua no organismo de forma natural, respeitando e incentivando os mecanismos de cura, através da estimulação imunológica no combate a vírus, bactérias, fungos, câncer e outros tipos de doenças.

Segundo a médica veterinária Maria de Fátima Ávila Pires, há muitas vantagens em usar homeopatia. Confira algumas delas:

Vantagens da homeopatia

Ação rápida e eficiente: existe a falsa crença de que o medicamento homeopático tem ação lenta. No entanto, já está comprovado que o tempo de reação do organismo é proporcional ao tempo da afecção. Diante de um processo agudo a resposta acontece em poucas horas.

– Ação sobre as patologias graves: outro grande preconceito diz que se deve usar a homeopatia nas afecções benignas sem risco de vida. Ao contrário, a rapidez da resposta do organismo ante o medicamento homeopático em casos de patologias agudas pode retirar o animal do perigo iminente em curto espaço de tempo.

-Lucratividade na produção: como a medicação homeopática é exclusivamente energética, já que não há matéria no medicamento, não existe risco do animal medicado transmitir para o leite, ovo, carne etc. os remédios ingeridos. Viabilizando o uso destes produtos para o consumo, o produtor continua lucrando e garantindo alimentos saudáveis para o consumidor.

-Fácil administração e ingestão: os remédios são preparados de acordo com a palatabilidade individual. Há também a facilidade de se ministrar doses únicas. Com isto, é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada da medicação oral, uso de seringas e demais manobras dolorosas. Além disto, o risco de acidente ao se lidar com animais violentos é reduzido, beneficiando o animal, o veterinário e seus auxiliares.

Dicas de homeopáticos para o gado

Homeopatia para o gado leiteiro

No gado leiteiro, a homeopatia diminui a taxa de incidência da mastite. Caso ela ocorra, é possível tratar com o MastiSigo de forma eficiente, sem contaminação do leite. Ela também determina melhor conversão alimentar em processos de engorda, incrementando a produção de ovos e o aumento da produção de leite.

Mastisigo-sigohomeopatia-agroline-mastite

Ainda para melhorar a produção leiteira, uma ótima opção é o uso do LactoSigo. Para o uso preventivo e curativo, tem tripla ação, combatendo parasitas, mastites e afecções dos casco.

lactosigo-sigo-leite

Homeopatia para combater parasitas

A homeopatia pode ser usada também no controle de parasitas como vermes, carrapatos, moscas e bernes. O EndectoSigo garante maior produtividade devido ao controle de parasitas. Sem contar a redução de custos operacionais, sem estresse, sem injeções e sem trabalho de curral. É indicado para gado leiteiro e de corte, pois não deixa resíduos na carne e no leite.

endectosigo-controle-de-parasitas

Homeopatia para dermatites

A homeopatia também é muito indicada para o tratamento de doenças de pele. O DermaSigo é indicado para controlar a incidência de dermatofilose (mela), dermatomicose (tinhas, fungos) e de fotossensibilização (requeima) em bovinos e ovinos.  Sua ação começa a ser observada nos primeiros dias, com melhora ascendente até a cura

dermasigo-infeccao-de-pele

Já se o problema for a papilomatose, a melhor opção é o VerruSigo. Com o manejo correto, garante eficácia de 90% em animais jovens. Possui fácil visualização da cura (quando o papiloma embranquece, é sinal de que vai cair). Também pode ser usado preventivamente em animais de exposições e leilões.

verrusigo-prevencao-papilomatoses

 

Veja também: Conheça nossa linha completa de Homeopáticos-Agroline

 

Post criado em 16 de janeiro de 2017, atualizado em 20 de Dezembro de 2018 para acréscimo de informações.