Muitos produtores têm optado pela Homeopatia Veterinária para controle de parasitas como vermes, carrapatos, moscas e bernes. Além da eficiência econômica, pode ser usado positivamente em animais ligados à produção e alimentos (leite, carne e ovos) sem que o produto final sofra contaminações químicas, como acontece com medicamente oleopáticos como, por exemplo, antibióticos.

A homeopatia atua no organismo de forma natural, respeitando e incentivando os mecanismos de cura, através da estimulação imunológica no combate a vírus, bactérias, fungos, câncer e outros tipos de doenças.

Segundo a médica veterinária Maria de Fátima Ávila Pires, há muitas vantagens em usar homeopatia. Confira algumas delas:

Vantagens da homeopatia

Ação rápida e eficiente: existe a falsa crença de que o medicamento homeopático tem ação lenta. No entanto, já está comprovado que o tempo de reação do organismo é proporcional ao tempo da afecção. Diante de um processo agudo a resposta acontece em poucas horas.

– Ação sobre as patologias graves: outro grande preconceito diz que se deve usar a homeopatia nas afecções benignas sem risco de vida. Ao contrário, a rapidez da resposta do organismo ante o medicamento homeopático em casos de patologias agudas pode retirar o animal do perigo iminente em curto espaço de tempo.

-Lucratividade na produção: como a medicação homeopática é exclusivamente energética, já que não há matéria no medicamento, não existe risco do animal medicado transmitir para o leite, ovo, carne etc. os remédios ingeridos. Viabilizando o uso destes produtos para o consumo, o produtor continua lucrando e garantindo alimentos saudáveis para o consumidor.

-Fácil administração e ingestão: os remédios são preparados de acordo com a palatabilidade individual. Há também a facilidade de se ministrar doses únicas. Com isto, é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada da medicação oral, uso de seringas e demais manobras dolorosas. Além disto, o risco de acidente ao se lidar com animais violentos é reduzido, beneficiando o animal, o veterinário e seus auxiliares.

Dicas de homeopáticos para o gado

No gado leiteiro, a homeopatia diminui a taxa de incidência da mastite. Caso ela ocorra, é possível tratar de forma eficiente, sem contaminação do leite. Ela também determina melhor conversão alimentar em processos de engorda, incrementando a produção de ovos e o aumento da produção de leite.

homeopatia contra mastite
Mastisigo: produto homeopático, de uso interno (via oral)

A homeopatia pode ser usada também no controle de parasitas como vermes, carrapatos, moscas e bernes.

homeopatia controle de parasitas
Endectosigo: controle de carrapatos, mosca do chifre, bernes e verminoses

A homeopatia promove um ciclo estral (cio) extremamente fértil, com aumento dos partos e diminuição dos abortos. Ela responde, ainda, pela reposição dos minerais necessários ao organismo e ao solo.

Os medicamentos homeopáticos são elaborados a partir de matérias- primas de origem animal, vegetal ou mineral. Eles são apresentados nas formas líquida (gotas, soluções) ou sólida (glóbulos, tabletes, pós, comprimidos) embalados em recipientes próprios, protegidos da luz do sol. Após a consulta, diagnóstico e prescrição, o medicamento homeopático pode ser administrado das seguintes formas:

  • Por via oral
  • Por uso local
  • Por contato com as mucosas oral, ocular ou vaginal

Veja também: Conheça nossa linha completa de Homeopáticos-Agroline