Uma das mais graves doenças de animais é a doença do carrapato,  parasita que fica no corpo dos bichos se alimentando de seu sangue e causando grandes incômodos.

Confira neste post o que é a doença do carrapato, seus sintomas e tratamentos para seu animal.

O que é a doença do carrapato?

Mais comum durante o verão, a erlichiose – que é a doença do carrapato– é  altamente infecciosa, atinge mais cães do que gatos e raramente passa para os seres humanos.

A erlichiose ataca os glóbulos brancos do sangue destruindo-os e afetando o organismo do animal infectado.

De qualquer forma, para identificar qual é o tipo de doença que atinge seu animal é de extrema importância a devida avaliação de um médico veterinário.

Sintomas da doença do carrapato

Você pode prestar atenção no comportamento de seu animal, caso esteja triste ou apático, fique alerta.

Mesmo que você não tenha percebido mudança no comportamento, a avaliação periódica de um profissional da área é necessária.

Caso suspeite que seu animal esteja com doença do carrapato, avalie os seguintes sintomas:

Fase aguda

  • Febre ou falta de apetite;
  • Perda de peso e certa tristeza (podem surgir entre uma e três semanas após a infecção);
  • Sangramento nasal e urinário;
  • Vômitos;
  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Manchas esbranquiçadas nos olhos;
  • Dificuldades respiratórias

Geralmente o dono só percebe a doença na segunda fase e, assim como outras doenças, o diagnóstico precoce é fundamental para a recuperação.

Fase subclínica

  • O animal não mostra nenhum sintoma clínico.

Pode durar de 6 a 10 semanas (alguns animais podem permanecer por um período maior).

Em alguns casos ele pode apresentar: inchaço nas patas, perda de apetite, mucosas pálidas, sangramentos e cegueira.

Caso o sistema imune do animal não seja capaz de eliminar a bactéria, ele poderá desenvolver a fase crônica da doença.

Fase crônica

  • Perda de peso;
  • Abdômen sensível e dolorido;
  • Aumento do baço, do fígado e dos linfonodos;
  • Depressão;
  • Pequenas hemorragias;
  • Edemas nos membros;
  • Maior facilidade em adquirir outras infecções.

Por causa da doença do carrapato, o sistema imunológico do animal começa a ficar comprometido, podendo surgir outros problemas.

Geralmente o animal apresenta os mesmos sinais da fase aguda, mas com a presença de infecções secundárias, como pneumonias, diarreias e problemas de pele.

O animal pode também apresentar sangramentos crônicos devido ao baixo número de plaquetas ou cansaço e apatia devidos à anemia.

É claro que a maioria destes sintomas serão examinados e identificados pelo médico veterinário, mas os primeiros sinais são essenciais para que o dono perceba, suspeite e tome uma providência para levar o cão ou gato para um consulta.

Seu animal apresentou esses sintomas? Saiba como tratar.

Como tratar a doença do carrapato?

A doença do carrapato é diagnosticada por exame de sangue após uma avaliação do profissional de medicina veterinária.

Essa doença tem tratamento e pode ser curada por  meio de medicamentos. Mas vale lembrar que de nada adianta tratar seu animal com os remédios se o controle do ambiente não está sendo cuidado.

Manter seu animal livre de pulgas e carrapatos requer cuidar do local onde seu animal está, pois desta forma, a chance de cura é maior.

Devido à anemia que a doença causa, é preciso tratar com vitaminas (de acordo com a prescrição do médico veterinário) para eliminar a anemia.

Prevenção é o melhor remédio!

A melhor forma de manter a doença longe é a prevenção contra parasitas em casa,  evitando possíveis infestações e doenças.

Na Agroline, existem diversos tipos de produtos para manter seu animal livre de pulgas e carrapatos.

30 dias de proteção

NexGard mata pulgas adultas e é indicado para tratamento e prevenção de infestações por pulgas e tratamento e controle de infestações de carrapatos. Você encontra em
NexGard mata pulgas adultas e é indicado para tratamento e prevenção de infestações por pulgas e tratamento e controle de infestações de carrapatos. Você encontra em www.agroline.com.br

12 semanas de proteção

BRAVECTO™ é indicado para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas, em cães, proporcionando 12 semanas de proteção. Esse produto veterinário é um inseticida e acaricida sistêmico com longa duração de ação que promove eficácia imediata e persistente por 12 semanas contra carrapatos (formas adultas e jovens de Ixodes ricinus, Ixodeshexagonus, Ixodes scapularis, Ixodes holocyclus, Dermacentor reticulatus, Dermacentor variabilis e Rhipicephalus sanguineus) e pulgas (Ctenocephalides felis e Ctenocephalidescanis). Você encontra em
BRAVECTO™ é indicado para o tratamento de infestações por carrapatos e pulgas, em cães, proporcionando 12 semanas de proteção. Esse produto veterinário é um inseticida e acaricida sistêmico com longa duração de ação que promove eficácia imediata e persistente por 12 semanas contra carrapatos. Você encontra em www.agroline.com.br

Existe também a opção de coleiras

Leevre é indicado no controle de infestações causadas pelos ectoparasitas Ctenocephalides felis felis (pulga) e Rhipicephalus sanguineus (carrapato), e no controle dos vetores da Leishmaniose (Lutzomyia longipalpis). Você encontra em
Leevre é indicado no controle de infestações causadas pelos ectoparasitas Ctenocephalides felis felis (pulga) e Rhipicephalus sanguineus (carrapato), e no controle dos vetores da Leishmaniose (Lutzomyia longipalpis). Você encontra em www.agroline.com.br

 

Cuide bem do seu amiguinho de 4 patas!