O cupim causa sérios problemas às estruturas de madeira, pois se alimenta de celulose. Apesar de agir lentamente, você deve solucionar logo o problema ou poderá não salvar nada.

Para eliminar os cupins é necessário identificar o local da infestação. Para localizar os esconderijos principais pegue uma lanterna e uma chave de fenda e examine tudo que seja feito de madeira: pilares, vigas de apoio, pisos e móveis. Se ouvir um som oco, significa que a madeira pode estar danificada. Tente forçá-la, se ela desmoronar facilmente é sinal de infestação.

Procure também pelos excrementos dos cupins que podem ser pelotas de cor marrom escura ou cor de madeira. Estes excrementos geralmente são encontrados perto de madeira enfraquecida indicando infestação.

Os principais tipos de cupins são os subterrâneos, os cupins de madeira seca e brocas. Todos eles são muito destrutivos.

Cupins de madeira seca

Não precisam de qualquer contato com o solo para viver e prosperar, apenas de madeira seca. Qualquer rachadura, fissura ou junta entre pedaços de madeira pode se tornar uma entrada onde se alojam e se reproduzem. Eles escavam e podem ocupar uma peça inteira discretamente. Desta forma, muitas vezes só são identificados quando o estrago está em estado avançado.

Os cupins de madeira seca têm asas. Você pode encontrá-las perto de janelas, portas ou pontos de acesso a sua casa. Quando os cupins encontram o lugar certo para cavar a madeira, eles jogam as asas fora, pois não precisarão mais delas. Dê uma olhada em cada canto de sua casa. Se encontrar asas, precisa tomar uma ação imediata.

Cupins subterrâneos

Podem ser encontrados tanto na madeira quanto no solo ao redor. A partir do ninho, podem invadir prédios por meio de pisos, paredes e lajes. Precisam de proteção e umidade para viver, constroem um sistema de tubos de espessura de lápis e túneis de terra e lama em áreas expostas perto de árvores ou galpões. Geralmente, costumam causar mais danos do que os cupins de madeira seca.

Brocas ou carunchos

Este tipo de cupim é conhecido pro produzir um pó bem fino, parecido com fubá. Eles gostam de madeira branca e vivem isolados uns dos outros.

Como eliminar cupins?

Há diversos produtos no mercado que se propõem a acabar com os cupins. Verifique a adequação de seu uso. A maioria dos cupicinicidas tem a função de tratar a madeira infestada e proteger contra novas infestações.

Confira alguns produtos:

1- Cupinicida Citromax

citromax

– Prepare o local, fazendo buracos no solo com 10mm de diâmetro por 20 cm de profundidade, com distâncias de 30 cm cada um.

– Aplique na concentração de 100 ml do produto para 10 litros de água.

– Aplique a solução usando um pulverizador manual ou costal, aplicando 2,5 litros da calda preparada em cada orifício ou na área a ser tratada através da pulverização.

– Conservar fora do alcance das crianças e animais domésticos.

– Não aplicar sobre os alimentos e utensílios de cozinha, plantas e aquários.

– Não fumar ou comer durante a aplicação.

– Em caso de intoxicação procurar o centro de saúde, levando a embalagem ou rótulo do produto.

– Agite bem antes de usar. Durante a aplicação não devem permanecer no local pessoas ou animais domésticos.

2- Cupinicida Dipil AC Madepil 100ml

dipil

Cupinicida líquido indicado para controle de cupins de madeira seca em ambiente domiciliar, institucional e industrial.

Dilua 20 ml do produto por litro de água ou querosene. Aplique 100 ml/m² dessa calda na madeira a ser tratada.