Os cupins são um tipo de praga urbana difícil de ser notado. Muitas vezes, quando você percebe, eles já tomaram conta dos móveis e das peças de madeira que compõem a estrutura do imóvel. Apesar de causarem mais prejuízos nos centros urbanos, eles também podem ser responsáveis por atacar plantações e cultivos agrícolas.

Pior do que descobrir a infestação, é achar que eliminou o problema, quando, na verdade, os insetos continuam atuando. Para acabar com os cupins de uma vez por todas, elaboramos um conteúdo com todas as informações que você precisa.

Saiba como eliminar o cupim da madeira, identificar uma infestação, se os insetos oferecem algum tipo de perigo e os melhores produtos para exterminar cupins. Descubra ainda qual é o tipo de cupim que está atacando a sua madeira e mais assuntos do blog!

Como eliminar cupins de maneira rápida?

Para eliminar os cupins de maneira rápida e eficiente, o melhor é não aderir aos produtos e às receitas caseiras, e sim optar por produtos desenvolvidos especialmente para combater de uma vez por todas os ninhos e as colônias de cupins.

Outro ponto importante é manter os ambientes propícios para a formação de colônias sempre organizados e em condições que não favoreçam a reprodução dos indivíduos. Assim, você estará adotando medidas e práticas para evitar outras pragas, como escorpiões, baratas, ratos e aranhas.

Eliminar cupim

Como identificar uma infestação de cupins?

Como os cupins vivem no interior da madeira, pode não ser tão simples identificar uma infestação. O primeiro sinal sempre são os farelos deixados pelos insetos ao encontrar o fim da peça de madeira. Para confirmar a existência de uma colônia no móvel, por exemplo, leves batidas pela peça podem ajudar a identificar pontos ocos que sugerem da infestação.

identificar cupim

Quais os perigos que os cupins oferecem?

Os cupins não são vetores de nenhum tipo de doença, mas o material deixado pelos insetos podem causar alergias e problemas respiratórios em animais e seres humanos. Por isso, é fundamental manter os ambientes e os móveis sempre limpos, a fim de evitar o acúmulo de poeira e de partículas de madeira que possam entrar pelas vias aéreas causando irritação.

Mantendo a casa e os ambientes de sua propriedade rural sempre limpos, você também estará evitando um problema que incomoda muito: as moscas. Se você já enfrenta isso, conheça alguns mosquicidas que são soluções definitivas.

perigos cupim

Quais os melhores venenos para matar cupim?

Existem bons cupinicidas disponíveis no mercado com eficiência comprovada e destruição definitiva dos ninhos e das colônias de cupins. Entre os produtos mais procurados, estão:

veneno cupim

  1. Cupinicida Dipil;
  2. Cupinicida Topmax Cipermetrina;
  3. Agimax Cupim — Inseticida aerosol.

Você encontra esses produtos no site da Agroline, para eliminar de vez os cupins dos seus móveis, peças de madeira e estruturas prediais. Nós trabalhamos com produtos de qualidade, que entregam resultados garantidos. Se ainda restarem dúvidas, entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre prontos e dispostos para atendê-lo.

Os principais tipos de cupim

Os cupins são também conhecidos como térmitas, siriris ou aleluias. Ao todo, são mais de 2.000 espécies identificadas ao redor do planeta, e com as minhocas, as formigas e os seres humanos, estão entre as espécies mais populosas do mundo.

Como você pôde perceber, existem muitas espécies de cupim, mas, para simplificar, podemos dividi-los em dois grupos:

  • Cupins de madeira seca;
  • Cupins subterrâneos.

Os cupins são sociais e, portanto, vivem em colônias. Dentro delas, existem o rei e a rainha, os principais responsáveis pela reprodução — as outras fêmeas são responsáveis por espalhar a colônia — e podem viver até 50 anos! Os indivíduos operários de cada local são responsáveis por quase todas as tarefas, exceto a segurança, feita pelos soldados.

De setembro a dezembro, os machos alados fazem uma revoada e, a partir desse processo, instituem-se novas colônias. Depois de algum tempo de voo, os insetos perdem as asas e, no encontro de um macho e uma fêmea, surge uma nova colônia.

Os cupins que criam a colônia são o rei e a rainha e após alguns ciclos reprodutivos para produção de operários, a rainha aumenta consideravelmente de tamanho e a colônia de cupins começa a se expandir, levando até quatro anos para estar completamente amadurecida e todo o ciclo se reiniciar.

Cupins de madeira seca

Os cupins de madeira seca, assim como outros insetos, se reproduzem e se propagam mais durante o verão, instalando-se facilmente em qualquer pedaço de madeira que esteja suficientemente seco para abrigar uma colônia. Com o passar do tempo, eles vão criando galerias dentro da madeira, e a colônia pode passar despercebida por muitos meses.

A detecção da colônia só é possível quando a praga começa a colocar as fezes para fora da madeira, formando os famosos morrinhos de “serragem”. Nesse ponto, a peça de madeira já pode estar bem comprometida.

cupim madeira seca

Cupins subterrâneos

Os cupins subterrâneos precisam de umidade para manter as colônias e sobreviver; por isso, preferem fazer seus ninhos no solo, mas também podem atacar móveis de madeira expostos ao tempo. Sua capacidade de destruição é enorme, pois sua principal fonte de alimento é a celulose. Mas eles não atacam somente a madeira: migrando do solo para construções, podem criar galerias que percorrem um imóvel inteiro.

Nas propriedades rurais, devido à umidade elevada em algumas regiões, esse tipo de cupim pode ser muito comum e causar prejuízos enormes em estruturas de madeira e alvenaria. Um dos principais sinais da infestação são os rastros de lama deixados pelos operários durante a expansão da colônia.

Outro problema muito comum em celeiros, cochos de sal e outras estruturas de madeira em propriedades rurais são os ratos, por isso, é importante saber como acabar com os roedores na sua propriedade também.

cupim subterraneo

Brocas e carunchos

As brocas e os carunchos são conhecidos como cupins coleópteros e representam quase metade de todas as espécies de cupim do mundo. As brocas, assim como a maioria das espécies, se alimentam da madeira durante toda a sua vida, desde a fase larval até a fase adulta.

Já os carunchos têm uma particularidade: se alimentam de grãos como soja, milho, cevada, arroz e feijão. Eles podem aparecer em pacotes de farináceos e grãos na despensa de casa ou em estoques de armazenamento de alimentos nos mercados e silos, por exemplo. Os prejuízos que eles causam são mínimos, mas, mesmo assim, deve-se combatê-los para evitar a proliferação desenfreada e infestação.

Além de todos os tipos de cupim e outros insetos, um dos maiores causadores de problemas para animais e humanos, inclusive na transmissão de doenças, são os carrapatos. Saiba mais sobre esse ectoparasita e tome as medidas necessárias para prevenir infestações.

Brocas e carunchos

Descubra também técnicas para espantar pombos, pardais e morcegos e prevenir muita sujeira e doenças que esses animais transmitem. No blog da Agroline, você encontra muitos conteúdos relevantes sobre o manejo e o controle de pragas. Boa leitura!

[carousel_slide id=”7693″]