Conhecer os diferentes tipos de vermífugo para gado, a importância e quando aplicar é fundamental para o manejo correto do rebanho. Afinal, a verminose compete com o animal pelos nutrientes.

Os sintomas que indicam que existem parasitas no rebanho são: emagrecimento, anemia, falta de apetite, barriga estufada, diarreia, pelos arrepiados e sem brilho. Dependendo do animal, os sintomas podem ser menos ou mais intensos, podendo levar até à morte.

O ideal, em todas as situações, é prevenir e controlar os parasitas com vermífugos de qualidade. Além disso, estar informado é muito importante. Então, acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse medicamento!

Por que vermifugar o rebanho?

Vermifugar o rebanho é importante para evitar prejuízos financeiros para a propriedade. Dessa maneira, é fundamental ter um controle rígido sobre os parasitas, uma vez que eles levam a diversos problemas nos animais e, em certas situações, podem causar a morte.

Além disso, o controle eficiente das pragas é crucial para outras etapas do manejo. Por exemplo, a produção leiteira, de carne ou em um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Quando aplicar vermífugo em bovinos?

Depende dos objetivos do produtor. Apenas um médico veterinário pode falar quando será necessário aplicar outra dose de vermífugo. Em geral, as aplicações acontecem após um período de 60 a 90 dias da dose anterior, dependendo da propriedade, condição dos animais etc.

Pensando somente na verminose, algumas propriedades possuem animais infestados já aos quatro meses. De maneira geral, os animais na recria são os mais prejudicados pela verminose. Isso acontece em casos da pecuária intensiva ou extensiva.

Animais adultos, como vacas e touros, podem receber uma ou duas vermifugações ao ano. Falaremos melhor sobre a melhor época para vermifugar o rebanho daqui a pouco. Então, continue a leitura.

Qual é o melhor vermífugo para bovinos?

Os principais vermífugos para bovinos são: Abamectina, Doramectina, Ivermectina, Eprinomectina e Moxidectina. Eles têm um tempo de ação diferente de outros princípios como o Albendazol e o Levamisol, que também são usados com frequência nas fazendas.

Todos os vermífugos são indicados para o controle de parasitas gastrointestinais. Os quais geram prejuízos econômicos, impedindo que os animais expressem todo seu potencial de produção, seja de leite ou de carne.

Isso acontece porque grande parte da energia de um animal com parasitas é destinada para o sistema imune. Dessa forma acontece o combate dos vermes, reposição de sangue perdido, cicatrização de mucosa etc.

Daqui a pouco no texto falaremos sobre as indicações de cada tipo de vermífugo para bovino. Não saia daí!

Como aplicar vermífugo na vaca?

A melhor forma para aplicar um vermífugo no gado é seguir um protocolo de vermifugação. Ele deve começar nos primeiros dias de vida e deve seguir conforme a recomendação do veterinário. Isso ajuda a combater e evitar pragas como os carrapatos e outros parasitas.

Um tema que vem mostrando bons resultados e tem sido discutido por pesquisadores é o uso seletivo dos antiparasitários. Ele consiste em vermifugar somente um grupo específico dos animais. Assim, espera-se evitar que as pragas criem resistência às substâncias aplicadas.

Lembre-se de que é importante consultar um médico veterinário para prescrever corretamente os ativos a serem utilizados.

Além disso, é importante lembrar que cada vermífugo possui um método de administração. Por exemplo, em outro post explicamos como utilizar o Vermisal Champion. O qual pode ser usado na suplementação alimentar do rebanho.

Qual a melhor época para vermifugar o gado?

A melhor época do ano para vermifugar o rebanho leiteiro ou de corte vai da segunda quinzena de abril até o fim da segunda quinzena de maio — o período de seca. Isso acontece em função de baixa disponibilidade de nutrientes na pastagem.

Além disso, é fundamental que os produtores considerem fazer o uso do pastejo rotacionado, pois ele pode ajudar a eliminar possíveis parasitas presentes em partes específicas da propriedade.

Quais os tipos de vermífugo para gado?

Atualmente existem diversos princípios ativos de vermífugos. Eles têm várias vias de administração. A escolha é mais em virtude de decisões de manejo, disponibilidade de equipamentos e ferramentas, além da escolha pessoal do produtor.

Veja mais sobre os principais deles:

  • Ivermectina: é um dos vermífugos mais usados no gado brasileiro. Por esse motivo, é fundamental que o pecuarista fique atento a uma possível resistência ao princípio ativo.
  • Moxidectina: indicada para bovinos no período de terminação. Não interfere no desenvolvimento ou ganho de peso dos animais.
  • Abamectina: recomendada apenas para bovinos a partir dos quatro meses, com restrição alimentar ou que passaram fome. Bezerros muito novos podem morrer ao entrar em contato com esse vermífugo
  • Doramectina: protege o organismo bovino de ações internas e externas. Por esse motivo, é uma das mais recomendadas para o tratamento e prevenção de bicheiras.

Por falar nisso, aproveite para ver nosso conteúdo com tudo que você precisa saber sobre bicheiras e proteja sua propriedade!

Quais os principais sintomas da verminose?

Veja quais são os principais sintomas de que seu gado está com verme. Os dados foram adaptados de um artigo da Fundação Roge. Acompanhe:

  • Tristeza;
  • Pelos arrepiados;
  • Diarreia;
  • Anemia acentuada;
  • Aumento no abdômen;
  • Falta de apetite;
  • Mucosa esbranquiçada;
  • Emagrecimento incomum;
  • Ingestão de terra, madeira e afins.

Além dos sinais de verminose citados acima, o pecuarista também pode perceber uma queda na qualidade do leite. Isso indica que há algum problema no manejo dos animais da propriedade.

Conhecer bem quais são as propriedades de cada tipo de vermífugo reduz as perdas no rebanho, como mostra a Embrapa. Além disso, é fundamental ter a consultoria de um veterinário para compreender qual é a melhor técnica a ser utilizada no gado.

Por falar em redução de perdas, o pecuarista atento deve cuidar de seus animais em todas as esferas.

Dessa maneira, continue lendo sobre os cuidados com o rebanho e veja nosso guia completo sobre a febre aftosa, com calendário atualizado para este ano!